RESPOSTA AO EMBATE POLÍTICO DA LEI DA TRANSPARÊNCIA

Day 2,615, 15:16 Published in Brazil South Korea by Isseei


Uma das soluções para o impasse entre governistas e oposicionistas quanto a Lei da Transparência: Simples, que o governo atual faça tudo isso que foi proposto (na medida do possível), para provar a viabilidade do projeto.
A principal reclamação quanto a Lei da transparência, pelo que entendi, foi quanto a criação de uma burocracia para o pessoal que já se encontra atribulado. E não porque são contra a transparência em si. Na discussão sobre a Lei, o pessoal está fazendo uma tempestade em copo d'água (de ambos os lados, fazendo dessa Lei uma cruzada pessoal), por favor galera.

Ainda mais que, ultimamente, quase todos os últimos governos mal conseguem dar uma prestação de contas adequada no fim do mês (inclusive governos de muitos ex-CPs. e ex-MFs que aprovam a Lei, mas que se embananaram nisso e/ou deixaram um belo de um rombo), e querem que o pessoal pule de algo básico/simples como a Prestação de Contas, para algo mais complicado e mais complexo, sinceramente não me parece muito lógico. (Sim, eu sei que a PC e a LT são diferentes, mas usei apenas como comparação)

Uma Lei tal como essa não deve ser empurrada de qualquer jeito goela abaixo crua e "pesada" desse jeito (ainda por cima insistindo por 3x no plenário), simplesmente não dá.
Tentem implementar parte por parte dessa Lei, pois pode chegar numa hora que o pessoal vai travar na hora de implementá-la, e isso com certeza acontecerá. Nessa hora tentem simplificar essa Lei para torná-la mais palatável e mais fluída.
Não são os congressistas que tem de se adaptar a Lei, e sim a Lei que deve se adaptar aos congressistas, afinal a tarefa dos congressistas é exatamente criar/adaptar as leis de acordo com a sua realidade e a realidade da população.



As vezes acho que criaram essa Lei (e é a impressão que fica para muitos que acompanham a discussão), mais pela questão de fazer mimimi e usar de forma política, acusando os outros partidos e congressistas de serem contra a transparência (pela forma como se digladiavam no fórum, não me parece uma boa forma de convencer alguém), do que pelo interesse mesmo em ajudar o país. Até estavam trilhando um bom caminho, pois estavam adaptando a Lei para ficar mais palatável aos opositores da Lei, mas a partir do ponto que criaram a divisão maniqueísta entre os políticos "bonzinhos" a favor da Lei e os "corruptos" contra a Lei, já perderam qualquer chance de aprovar a mesma, mesmo que a Lei em si seja maravilhosa e revolucionária. Afinal, qual o propósito real da Lei? Se desejam a sua aprovação não devem usar a mesma como uma arma política justamente contra quem vocês estão tentando convencer.

Por enquanto, seria prudente que essa Lei fosse engavetada, pois já não há clima para isso, e conforme pude notar em alguns comentários dos opositores à Lei é que justamente quem está propondo a Lei, não tem um histórico sem atribulações devido a problemas anteriores na parte econômica, ou seja (sem eufemismos), não tem a moral para exigir a criação de uma Lei tal como essa, devido a algumas polêmicas no passado. E isso tem emperrado qualquer negociação, uma vez que, cada parte tem se focado mais em atacar um ao outro, do que discutir a Lei em si.
Na próxima vez que ressuscitarem a discussão dessa Lei, que outra pessoa mais conciliadora, mais flexível e talvez sem polêmicas no passado (😛) venha a propor e direcionar a discussão. Visto que o problema as vezes não é da mensagem em si, mas do mensageiro.

Pessoalmente sou a favor da criação da Lei, talvez isso tivesse ajudado em alguns governos recentes e não tão recentes. Como já falei antes, alguns dos membros destes governos anteriores cujos governos enfrentaram algumas polêmicas econômicas (de PCs), são ironicamente, a favor da Lei, talvez tenham aprendido com seus erros e a necessidade de alguma Lei nesse sentido seria interessante. Mas a questão que fica é: Porque não conseguiram lidar com esses problemas mais simples (PCs) e o que garante que vão conseguir lidar com novos problemas com essa Lei muito mais trabalhosa, que tende a complicar a vida de quem as vezes mal consegue fazer uma 'simples' prestação de contas?



E talvez a questão mais sensível em que todas as Leis (de caráter punitivo) esbarram no eRepublik, não há forma de punição contra aqueles que desviam dinheiro no governo. Alguns dos casos até podem contar com a ajuda do Plato, mas somente em condições muito restritas poderá haver a restituição do dinheiro. Eventualmente podemos contar com o arrependimento do infeliz que rouba, mas geralmente não temos como puní-lo.



Como já foi dito no fórum (acho que foi o Mr. Indigo), a mais simples solução para combater a falta de transparência/corrupção/desvios não é a criação de leis para combater a corrupção e/ou para fiscalizar os políticos, e sim combater a fonte do problema, que reside na hora de eleger os congressistas certos.



Enfim, era isso que tinha a dizer. Não acredito que os opositores não pensem no bem do Brasil e que travam essa Lei por serem contra a nação, como muitos tem veiculado por aí de boca cheia, com intenção de difamar partidos e congressistas. Mas também não creio que a situação está de todo errada, a Lei em si seria interessante, a intenção é boa e o esforço (as vezes em demasia, ao quase tentar impor algo) deveria ser considerado. Mas o pessoal sai mais do foco por birra um contra o outro, do que trabalhando em outras coisas mais importantes. A Lei não foi aprovada? Paciência!!! Vai querer tentar dividir mais o país, porque a sua idéia não foi aprovada? Sinceramente? Tem tantos outros temas a espera e vai ficar insistindo numa Lei que já foi barrada 3 vezes? Tente numa próxima, mas dê um tempo! O Pessoal ainda está de cabeça quente com as discussões anteriores e lança a mesma proposta logo em seguida, só para provocar?
Bom senso galera, né!




Aff não sei porque me dei ao trabalho de entrar no meio dessa briga de galos.