Ambient on/off
Join eRepublik

PeNICO: O impulsionador de uma teoria?

20 Day 398, 10:56 Portugal
Boa tarde.

O assunto do antigo modelo económico português foi mais do que debatido nestes ultimos meses. Temos visto quem apoia, quem protesta e quem se conforma. O que há mais a debater?

Existem sinais importantes e ilações a tirar do acontecimento.

<b>================
Vida Real: Intro, blablablablabla e o camandro.
================</b>

Em 1929 houve a chamada grande recessão, basicamente houve o que se está a tentar evitar: a maior recessão da história. Não nos enganemos, estamos mal, mas apenas no prelúdio de uma crise.

Estes acontecimentos e o caos proveniente foi o despoletar de acontecimentos terríveis, tais como a ascenção de várias ditaduras pelo globo, alimentadas pela promessa de pão nesses tempos negros.

Podemos também afirmar quando essa recessão chegou ao fim: na segunda guerra mundial, um grande e definitivo arranque da economia através da guerra e a paz que perdurou até aos dias de hoje, salvo excepções causadas não pelas dificuldades mas pelo capricho.

Tábem, e o que queres que te faça?

Podemos sem dúvida afirmar que há duas forças presentes no universo: o caos e a ordem, relacionadas directamente. A própria definição de cada só se justifica havendo a outra.

Uma dessas forças, o caos, é o grande impulsionador da mudança. Com ele, um sistema redefine-se, encontra falhas, cresce para algo maior: a manutenção da ordem.

Com o fim da grande guerra fundou-se a Organização das Nações Unidas (ONU), uma organização que promove a paz e a segurança: a evolu&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o proveniente do caos: a ordem.

<b>================
Vida Virtual: PeNICO, Empresas Portugal, blablablablabla e o camandro.
================</b>

Assistimos há tempos, impávidos, à passagem da PeNICO, uma organiza&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o criada com o intuito de nos fortalecer econ&Atilde;&sup3;micamente enquanto na&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o, usando capital estatal para se auto-sustentar, devolvendo assim o pre&Atilde;&sect;o justo da produ&Atilde;&sect;&Atilde;&pound;o do trabalhador.

Considerando o limite de impressão de moeda e a nova fórmula de produção como o grande golpe deste sistema económico (comunista/socialista), depressa o mesmo se tornou obsoleto.

Não podendo a PeNICO sobreviver dando o real valor da produção ao trabalhador, depressa se constatou que o limite de impressão se transformou na guilhotina da PeNICO, tendo a mesma passado por um dilema:

Se a PeNICO devolvia ao trabalhador o que era seu, como se ia sustentar? E se a PeNICO se sustentar, como se devolve ao trabalhador o que &Atilde;&copy; seu?

Tornou-se óbvio qual seria o último passo da PeNICO: a privatização.

Tábem, e o que queres que te faça?

A PeNICO, enquanto organização que promovia a valorização máxima da qualidade de vida do ePortuguês, estava acabada. Por isso também a mudança de nome para Empresas Portugal, marcando uma era em que a mesma passa para a mão de privados, com o Judazs como sendo a cara desta mudança repentina.

A minha teoria

Não houve aqui nenhum acto de ganância. Aliás, pessoalmente penso que alguém que deu muito ao país tem consciência para saber que tirar a PeNICO para proveito pessoal é moralmente errado.
E se fosse moralmente errado, escolher um quadro de pessoal para a gestão seria uma tarefa árdua, visto que teria de ser também alguém sem escrúpulos, logo, sem qualquer tipo de confiança para o cargo.

Porque iria Judazs retirar a PeNICO sem a decisão do congresso? Sabe-se perfeitamente que, como gajos(as) de cabeça que são (ou que devem ser), os congressistas iriam, de uma maneira ou de outra, votar a favor da privatização.

A meu ver, <b>a retirada da PeNICO abruptamente foi com o intuito de provocar o caos<b>, fazendo com que, após o tempo de crise, acordássemos com a plena consciência de que algo falhou, apontarmos a falha, corrigi-la, reerguermo-nos e caminhar uma vez mais para uma sociedade perfeita, construída com sucessivas tentativas e erros.
________________________________________ _________________________


Esta experiência fez-nos ver que nada é perfeito. Assim sendo, resta-nos a nossa experiência e o nosso contributo intelectual para o fim da crise ePortuguesa e o começo de uma nova era dourada.

Obrigado e feliz natal

AngelOfSorrows não me despeças por inactividade. volto na segunda.

 
Report comments
 
Rafael Borges
24
Rafael Borges Day 398, 11:06

Bom artigo

 
Equilibrium
34
Equilibrium Day 398, 11:19


Óptimo artigo!

Passaste a escrito o que me também me vai na cabeça há bastante tempo.

Votado e subscrito.

Continua o bom trabalho

 
Chiolas
23
Chiolas Day 398, 12:17

Magnífico! Adorei a forma como fizeste o relacionamento ordem/caos, merecias um plémio!

 
zepovinho
24
zepovinho Day 398, 12:42

O caos é eEspanhol?
Se for leva com o meu possibilitório

 
PHuSiOn9
27
PHuSiOn9 Day 398, 12:55

>Não podendo a PeNICO sobreviver dando o real valor da produção ao trabalhador, depressa se constatou que o limite de impressão se transformou na guilhotina da PeNICO, tendo a mesma passado por um dilema:

Isto é no mínimo discutivel... Mas vá é a tua opinião.

 
Hotchkiss
20
Hotchkiss Day 398, 15:01

PeNICO é alguma sigla? sou muita n00b

 
Hotchkiss
20
Hotchkiss Day 398, 15:02

melhor é o acrónimo de quê?

 
HenriqueCoelhoPT
20
HenriqueCoelhoPT Day 398, 15:09

Excelente artigo.

Por cima das ruínas do actual capitalismo selvagem, irá surgir a nova ordem económica mundial. Mas, até que isso aconteça, muita coisa tem de mudar.
Mentalidades.
O Ser Humano tem de deixar de ser egoísta se quer progredir como um todo e não como uma parte.

"Estes acontecimentos e o caos proveniente foi o despoletar de acontecimentos terríveis, tais como a ascenção de várias ditaduras pelo globo, alimentadas pela promessa de pão nesses tempos negros."

Surgiram, implementaram-se e salvaram as suas nações. Essa promessa não permaneceu nas palavras dos seus líderes, passou para a prática, sendo um bom exemplo a Alemanha, que num período de 4/5 anos (salvo erro entre 1939 e 1944), diminuiu os números de desempregados, de milhões, para pouquíssimos milhares. Mas nem tudo é bonito e o resto já é história mais do que sabida.

Excelente relação entre a ordem e o caos. Concordo plenamente com a existência desses dois períodos, cíclicos, que são as rodas dentadas da evolução deste nosso mundo.

Voted, of course.

 
AngelofSorrows
24
AngelofSorrows Day 398, 16:26

LOL

podes ficar descansado Frank... mas so se na segunda cantares para o its not unsual....

artigo muito interessante,btw!

 
Ataulfo
32
Ataulfo Day 398, 17:25

Peço desculpa, mas achei melhor não deixar passar esta pérola:


FrankCastle disse: A meu ver, a retirada da PeNICO abruptamente foi com o intuito de provocar o caos, fazendo com que, após o tempo de crise, acordássemos com a plena consciência de que algo falhou,

- - - -
Meu caro, o golpe do Judazs nada teve de intuito revolucinário, ele limitou-se a ser uma evolução na continuidade.

Não existe nenhuma diferença entre o golpe do tal do Judazs e o golpe dos oligarcas russos, que eram na sua esmagadora maioria membros do comité central ou do congresso do Partido Comunista da União Soviética e membros dos directórios do PCUS nas várias repúblicas.

Os oligarcas, quando o modelo económico mudou, limitaram-se a transferir para a sua propriedade a economia, mantendo os mesmos privilégios e continuando a roubar o povo, como faziam quando eram honrados camaradas comunistas, que toda a gente sabia que eram corruptos e ladrões, mas que ninguém criticava com medo da Lubianka.

O que o Judazs não fez, porque não pode faze-lo no eRepublik, foi assassinar a oposição, para evitar as críticas.

Não sendo capaz de o fazer, despediu-se com uma desculpa de mau pagador, que não tem nem pés nem cabeça e foi-se embora com o dinheiro do Estado.

As coisas não estavam mal por causa do PENICO ou por causa da mudança do modelo do jogo na versão 1.

As coisas estavam mal, porque o modelo colectivista acaba sempre como sempre acabou, Seja na realidade, seja na realidade virtual: CORRUPÇÃO.

Ao declarar a criação de um Estado colectivista de raiz Marxista, a História de ePortugal estava já traçada. A corrupção e o compadrio, eram absolutamente inevitáveis.

E essa corrupção, e o golpe do tal do Judazs não se destinaram a mostrar que algo estava errado, mas apenas a permitir (como na ex-URSS) que os donos do país, o continuassem a governar, através do poder do dinheiro.

 
Frank Castle
20
Frank Castle Day 399, 12:38

dizes o que dizes baseado em quê? jogaste no beta?

...

ah! pois! chibaste-te na parte que diz "imbecil"

coitado de quem diz que o gelado de baunilha é mau sem ter provado. o problema é que escrever é facil mas pensar, por sua vez...

 
Frank Castle
20
Frank Castle Day 399, 12:38

ah, e chibaste-te nas comparações com a vida real tb

 
Andre
23
Andre Day 399, 18:34

E tu Frank Castle jogaste na beta tbm?

Erepublik Age
3 months

Hummm não me parece... ou há trafulha... ou bug... ou...

 
braposo
24
braposo Day 399, 20:11

Ataulfo és um ignorante.

Bom Natal pessoal!

 
Ligtez
23
Ligtez Day 400, 04:50

Ataulfo pá!!!!!!

Teu penultimo comentário torna claro que não sabes do que falas, mas não deixa de ser interessante a tua tentativa de compreender o mundo BETA.

Teu ultimo comentário... a mesma coisa... e ainda misturado com preconceito...

Se me permites, um conselho:
Quando comentaste há tempos num artigo meu, esperava melhor... pá, tem atenção que a tua teoria sobre o que foi o BETA está simplesmente errada. Ao partires vários dos teus raciocinios dai, minas as conclusões que queres tirar em mundo V1... ou pelo menos, perdes a consideração de quem te lê e realmente percebe o que era o BETA.

 
Ligtez
23
Ligtez Day 400, 11:45

Ataulfo, por favor!!!

É oficial. Não vales nada ao pais. Só dizes bujardas!!!

Ignorância! e muita!

Acho que perco o meu tempo a ler os teus comments.

 
Frank Castle
20
Frank Castle Day 401, 09:57

Andre, a V1 tem menos de 3 meses
___

"As respostas espavoridas, violentas, sem sentido, sem lógica ou chegando ao insulto pessoal, apenas mostram algo muito muito simples."

tens toda a razão. adialética