Paraíso Brasileiro com os dias contados? [+Bônus] [+Atualizado]

Day 824, 14:11 Published in Brazil USA by Cavalcanti

Caso vocês ainda não tenham visto, uma nova versão do jogo, com novos produtos, habilidades, recursos, blá blá blá, está perto de ser implementada, é a chamada V2. Pois bem. Os admins estão escrevendo uma série de artigos explicando como será a V2, e o último artigo tratou dos Produtos.

Artiga, como sempre, fez seu trabalho excepcional de traduzir o artigo dos admins: O Novo SIstema Econômico - Produtos:

(...) Junto com esses novos produtos, haverá mudanças nas matérias-primas usadas para produzi-los.
- Ceerais é usado para comida;
- Petróleo é usado para os tickets;
- Pedra é usada para casas, hospitais e sistemas de defesa;
- Titânio é usado para rifles, tanques, artilharia e helicópteros.

Sim, algumas indústrias acabarão.(...)


Pelo visto, os recursos de Madeira e Ferro serão substituídos por Pedra e Titânio, respectivamente.


Titânio: o futuro queridinho da economia mundial

No que isso afeta o Brasil

O Brasil é um paraíso das matérias-primas atuais no eRepublik. Dentre as 5 matérias-primas que existem, temos quatro em nossos territórios originais, e a restante temos no território sulafricano sob nosso poder: Gauteng.

Atual distribuição de matérias primas no Brasil

http://i45.tinypic.com/29wpz84.png" width="500" height="119">

Ferro é o motor da nossa economia. O ferro é o mais raro e mais procurado recurso natural no eRepublik, e justamente por isso é o motor da nossa economia. Com a presença do ferro em nosso território, muitas empresas estrangeiras são abertas aqui, oferecendo altos salários, resultados da guerra por salários: alta demanda de trabalhadores. Sem falar no grande influxo de Gold que entra na nossa economia com isso, afinal as empresas precisam comprar BRL em troca de Gold para pagar seus empregados.

Países que possuem ferro e uma alta população tem um potencial enorme para lucrar bem. É por isso que a Polônia nos atacou no Norte. Com seu recente babyboom, os polacos possuem mais ou menos 15 mil cidadãos ativos, e estavam cientes de que possuindo um território com ferro sua economia iria disparar.

Ferro sendo substituído por Titânio

Titânio terá as mesmas qualidades do ferro de hoje em dia: produzirá os tanques, helicópteros, artilharia e rifles - os novos recursos da V2 que substituirão as armas da V1.

E pelo que eu pesquisei, o Brasil possui reservas um tanto quanto desprezíveis de Titânio, diferentemente das de ferro.

http://www.indexmundi.com/en/commodities/minerals/iron_ore/iron_ore_table16.html

http://www.indexmundi.com/en/commodities/minerals/titanium/titanium_t14.html

The New World Encyclopedia: Titanium

Produção de Titânio no Mundo: (Brasil em vermelho, top5 em azul)
http://i45.tinypic.com/2zdwyug.png" width="500" height="407">

Mostrando com números pode-se ver a participação pífia brasileira. Se muito tivermos, teremos uma região com Média produtividade.

Seria esse o fim do paraíso econômico Brasileiro?

Sem alta produtividade de um recurso tão raro e procurado como o ferro, o Brasil deixaria de trazer tanto Gold para o mercado nacional, o que acarretaria numa facilidade de desvalorização da moeda. Obviamente, teríamos mais consequências, mas esse é o trabalho do Ministro da Fazenda nos explicar. 🙂


Atualização




Me falaram que o Brasil possui grandes reservas de Titânio. Como só tinha usado buscas em inglês, resolvi também procurar em português. Resultados:

O Brasil possui 6% das reservas mundiais de titânio e produziu, no ano de 2007 aproximadamente 2,3% da produção mundial. Os maiores produtores mundiais de Titânio são: Austrália (24😵, África do Sul (19😵 e Canadá(15😵. A China, que detém as maiores reservas mundiais de Titânio (25😵 produziu aproximadamente 9% do total mundial em 2007.

Fonte: Titanio

De acordo com o Anuário Mineral Brasileiro (DNPM, 2001), o Brasil possui reservas medidas de 23,7 milhões de toneladas de ilmenita e 78,7 mil toneladas de rutilo, além de possuir a maior reserva mundial de anatásio com 438,2 milhões de toneladas (Tabela 1).

http://i46.tinypic.com/3151jwk.png" border="0" />

Em 2003, a produção mundial de ilmenita foi cerca de dez vezes maior do que a produção de rutilo. Os maiores produtores de ilmenita são a Austrália, África do Sul e Canadá, enquanto Austrália, África do Sul e Ucrânia são os maiores produtores de rutilo. A Austrália é o maior produtor mundial de concentrados de minerais de titânio, suprindo 40% do mercado mundial da ilmenita e 25% do mercado mundial do rutilo.

Os sete maiores produtores controlam 93% da produção mundial. O Brasil, em 2003, produziu aproximadamente 82 mil toneladas de ilmenita e 2,3 mil toneladas de rutilo (Maia, 2004).

Fonte: Minerais de Titânio - Capítulo 31

“Outras duas `chaminés’, localizadas no Baixo-Amazonas setentrional (PA), guardam mais de 2 bilhões de toneladas de anatásio, minério de titânio. Somadas essas reservas com as localizadas em Tapira (MG) e Catalão (GO), que totalizam 1 bilhão de toneladas, o Brasil desponta na liderança dos detentores de reservas de titânio”.

Fonte: Amazônia Cobiçada e Ameaçada

Os demais minérios identificados já estão com seus depósitos registrados para as mais diversas companhias, como é o caso do titânio, registrado pela Companhia Vale do Rio Doce. De toda forma, as jazidas são abundantes, conforme pode-se ver baixo (os dados estão em toneladas métricas), para os minérios mais importantes:
- Titânio - 4.889.981 toneladas medidas 5.483.860 toneladas indicadas

Fonte: Wikipédia - Catalão (Goiás)







Bônus
Como pensa o eBrasileiro


Após uma pesquisa feita num dos últimos artigos, obtive 43 respostas, dentre as quais fiz uma média para sabermos, na teoria, do que os brasileiros mais gostam do eRepublik:

Diplomacia: média 8
Economia: média 7
Jornais: média 6
Militar: média 10
Política: média 6
Social: média 9

Planilha completa



http://i48.tinypic.com/f0ug4l.jpg" width="98" height="151" hspace="3" vspace="13" align="left">

Vote no artigo para que chegue ao topo
http://i45.tinypic.com/9hi2dj.gif" width="125" height="53" hspace="3" vspace="13" align="right">
E assine o jornal se gostar



Cavalcanti