O Jacobino: Dados, índices e análises do mês de Janeiro

Day 810, 15:56 Published in Brazil Brazil by Mahdi Cleitus
Companheiros,
Dia desses recebi um convite que me causou indisfarçável lisonja. O Artiga, um dos mais antigos e conceituados ecidadãos do eBrasil e editor do jornal Sambas em Brasa, me propôs que fizesse uma série de análises e comentários curtos sobre os dados que o mesmo recolhe diariamente, desde que se entende por cidadão do eBrasil... Aceitei a empreita e a parceria, entusiasmado com as possibilidades advindas desse encontro. Afinal, na combalida mídia ebrasileira, o contato e a parceria entre os articulistas é coisa de se tirar foto e pregar no muro, como se diz em Minas.

No primeiro mês, "fail" total: viajei com minha família para o interior e, durante mais de 20 dias, dois cliques e um artigo meia-bomba numa lan que cobrava os olhos da cara e os cabelos de certas partes... Nesse mês, cheguei um pouco atrasado, mas a coisa saiu... No entanto, entre editar o artigo do Artiga (sem trocadilho) e lançar um novo, optamos por fazer uma mistureba das duas coisas...

Crescimento Populacional

Os dados apresentados pelo companheiro Artiga apontam para um crescimento considerável da população brasileira nesse último mês, notadamente entre 10 e 12 de janeiro, quando a atual escalada demográfica se iniciou e mais, se iniciou de forma marcante, com o aporte de mais de 500 novos ecidadãos. A partir dessa data, o crescimento continuou, ainda que de forma menos “espetacular”. No dia 04 desse mês foi atingido o pico mensal da população. Analisando o presente gráfico é possível perceber que o crescimento populacional é uma realidade, ainda que de forma cadenciada.

PIB

O PIB ebrasileiro apresentou um crescimento considerável nos primeiros 12 dias do governo anterior (período 6 a 17/01). A partir dessa data, essa tendência sofreu um revés, voltando a apresentar ligeira alta entre os dias 23 e 27/01. A partir daí, novamente foi possível observar nova queda no índice, com ligeira recuperação entre os dias 04 e 05/01. Ainda que esse índice tenha oscilado significativamente no último mês, houve, se analisarmos o período avaliado, um crescimento significativo do mesmo. A tendência, com o recrudescimento dos combates é que esse índice continue apresentando taxas de crescimento positivas;

Exportação/Importação Mensal



Como é possível perceber, de acordo com os dados oferecidos pelo eRepublik para o período, ostentamos nesse mês uma balança comercial “zerada”... teoricamente os ganhos com importação foram gastos na mesma ordem com importações. Ou seja, nem déficit nem superávit, a crer nesses índices. Quero crer que esses dados não estejam corretos, uma vez que as Exportações diárias se equivalem, centavo a centavo, com as importações. Coincidências dessa monta são, se não impossíveis, improváveis.

Inflação

Os índices inflacionários oscilaram de sobremaneira durante o período avaliado, sendo possível observar, no período que vai de 06/01 a 15/01 uma pequena deflação. A partir dessa data os índices apontam para uma verdadeira escalada inflacionária, que atingiu seu pico por volta do dia 22/01, quando a inflação atingiu perigosos três dígitos, passando de 100%. A partir daí tivemos uma queda constante e diária nesse índice, no mesmo ritmo da escalada anterior, culminando com a instalação de um cenário de deflação mais agressivo, a partir do dia 30 último. No dia 05 esse índice atingiu o patamar de -40%. Uma deflação acentuada e duradoura afeta de sobremaneira a economia de um país, sendo um desestímulo à produção e, consequentemente, reduzindo drasticamente salários e lucros. A última crise econômica que tivemos se deu exatamente em virtude de uma acentuada e longa deflação. Hora de abrirmos os olhos.

Media Salarial

A média salarial ebrasileira, no período, sofreu significativo aumento, ainda que esses valores estejam ainda muito aquém de médias anteriores. O gráfico permite perceber que, excetuado o período que vai de 11 a 15/01, onde houve um recuo sensível nesse índice, a tendência de alta foi uma constante. O processo deflacionário analisado anteriormente ainda não repercutiu significativamente nos salários, como é possível visualizar.

Força Média

A força média da população brasileira sofreu uma ligeira queda entre os dias 11 e 15/01, muito em virtude da entrada de um número significativo de cidadãos no jogo. A partir daí houve um crescimento acentuado entre 15 e 17/01 e, em seguida uma nova queda, agora menos significativa, com uma retomada de crescimento a partir do dia 31. As novas opções de treinamento e a utilização mais freqüente desse novo recurso apontam, quero crer, para um aumento constante e diário dessa média, como indicam os dados a partir do dia 31. O aumento dessa média é importante para o país, pois significa maior capacidade de infligir danos aos possíveis adversários.

Numero de Cias

Os dados auferidos no período avaliado mostram um intenso e contínuo crescimento “industrial”, com a criação significativa de novas empresas. Esse aumento torna o mercado mais competitivo e eleva nosso PIB, uma vez que esses investimentos entram no cálculo do mesmo. O aumento populacional foi, sem dúvidas, o carro-chefe desse crescimento, uma vez que gera uma demanda maior de produção. Com certeza muitas dessas novas empresas terão duração efêmera, ainda mais num cenário de deflação onde há uma redução significativa dos lucros, característica maior desses processos. Muitas empresas, criadas no “oba oba” e, muitas das vezes geridas de forma temerária, não conseguem sobreviver por muito tempo em situações adversas.

Numero de jornais

A mídia brasileira deu um salto quantitativo no período analisado, com mais de cem novas publicações vindas a publico. Entendo que esse aumento significativo seja também um dos reflexos do aumento populacional do período. Ainda que esse aumento quantitativo não redunde mecanicamente num aumento qualitativo, é importante perceber, entre os ecidadãos, a disposição de informar e formar opinião através da mídia do eRepublik, o que é extremamente salutar. Afinal, quanto mais gente informada e quanto mais gente buscando informar, mais gente no jogo.

Cotação Gold-Brl

A cotação do Gold em relação ao Brl, que apresentou ligeira queda entre 06 e 11/01, se estabilizou a partir daí, variando entre 44 e 45 Brls o Gold, aproximadamente. As oscilações observadas não foram significativas ao longo do período, com variações residuais ou quase residuais. Acredito, particularmente, que esses índices não sofram mudanças significativas a médio prazo, devendo oscilar entre 43.5 e 45.00 Brls o gold.

Cotação Brl-Gold

A cotação do Brl sofreu uma ligeira queda em relação ao ouro entre o dia 11 e 12/01, permanecendo, a partir daí, estabilizada em torno de 0.023 golds. A tendência é que esses valores permaneçam estáveis, sem mudanças significativas a médio prazo. Nos últimos meses foi possível observar uma desvalorização acentuada do Brl. Isso, é necessário ressaltar, não é bom nem ruim, à priori. Uma moeda muito forte é um empecilho "pesado" para as exportações, por exemplo... Como já sabiam os mais velhos, o melhor caminho é o do meio.

Um abraço a todos, ex cordis,
Mahdi Cleitus