Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy

O falhanço do NAP e o assumir de responsabilidades

Day 2,071, 16:47 Published in Portugal Portugal by Nuno Vieira
Carissimos,


Chega ao fim um NAP entre Portugal e Espanha que fica marcado por graves erros de parte a parte, seja de quem o fabricou naqueles termos como de ambas as comunidades que não se dedicaram ao máximo para que o sucesso fosse repartido. Tal como em tudo na vida a corda quando estica demais acaba por partir sempre do lado do mais fraco.

Não quero com isto branquear qualquer situação e o objectivo destas minhas palavras é assumir aqui perante vós as minhas culpas e responsabilidades no que é classificado por alguns como um fracasso. Estive na criação e negociação do primeiro NAP e se soubesse o que sei hoje as coisas talvez tivessem sido diferentes, no entanto muita coisa mudou desde esse dia até hoje e não vale a pena discutir aqui se era ou não possível fazer melhor na altura porque cada um tem a sua opinião e só quem teve de enfrentar diversas negociações em tempos completamente diferentes e argumentos dispares consegue ter alguma clarividência sobre o assunto.
O que conta, no final, é que Portugal foi prejudicado em cerca de 300k PTE e eu, a par de outros, fui um dos que negociou essa estratégia. Em anos de serviço a este meu país sempre assumi as minhas responsabilidades, sejam sucessos ou falhanços e volto a fazê-lo apresentando aqui o meu pedido de desculpas a todos os meus concidadãos.

Ao ler os comentários no artigo da Presidência sobre o final do NAP dá-me uma vontade enorme de responder a certas pessoas que a única coisa que fizeram e continuam a fazer é incendiar a comunidade portuguesa com slogans ocos e posições desprovidas de qualquer sentido, no entanto não o irei fazer, acima de tudo porque isso é entrar no caminho que esse tipo de gente quer, o famoso “dividir para reinar”. Só assim essa gente consegue impor-se numa comunidade que mesmo tendo sido atingida com força continua a ter o pensamento no sitio.
Nem tudo é mau e congratulo-me de que o erro que assumi ter pelo menos trazido mais actividade ao país e ter colocado uma fronteira invisível entre o pré-Março e o pós-Março. É indiscutível que os cidadãos estão empenhados em construir um futuro melhor e que consideraram o mau NAP como um murro forte no estomago que não vão querer sentir mais, adoptando agora uma outra posição no que refere aos modos de actuação do país. Há mais discernimento, mais cautela, mais pensamento ponderado e acima de tudo todos sabem a diferença entre actuar inteligentemente ou com uma pala nos olhos. Acabaram as “Cruzadas das 7 Regiões”, slogans de uma utopia que alguns teimam em utilizar em proveito próprio e acima de tudo acabou o assalto aos cofres para recuperar uma ou outra região perdida logo no mês seguinte. Isso beneficiava um punhado de “espertos” e prejudicava o conjunto de todos, pelo que a sua erradicação foi como que um murro na mesa por parte do grosso da comunidade. As regiões recuperam-se e defendem-se com uma politica externa decente e com uma participação activa junto dos aliados, não com gastos de 900k PTE por mês.

Apesar de estar directamente relacionado a algo que está longe de ser positivo os que me conhecem sabem que continuarei a dar o meu melhor sempre que for chamado a isso, tal como sempre o fiz e que continuarei a dar a minha opinião abertamente e sem reservas ou condicionantes.


Abraços a todos e desculpem lá qualquer coisinha.
 

Comments

Dr. Dog
Dr. Dog Day 2,071, 16:53

Estás desculpado

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,072, 03:20

És um grande lol "não vou acusar ninguém" e depois é o que se vê.
Mas já que queres conversa vais tê-la.
Terminei o mês de Novembro com quase 500k de prejuízo o mesmo que vocês terminaram em Março, houve união e toda agente gostou de dar porrada nos espanhois.
Convosco o que aconteceu foi uma divisão da comunidade, um mau acordo, uma humilhação e ainda a prova que não sabem governar.
Confiar em espanhois dá nisto.

E a verdade é que o pessoal (principalmente) do PCP, que parte deles nem se assumem comunistas (Que é o mais engraçado) fez asneira atrás de asneira, se o resultado de este mês deu num roubo de 300k a vocês se deve.
Era bonito devolverem esse montante ao estado.

Dr. Dog
Dr. Dog Day 2,072, 03:26

O que é que eu fiz?

Bitorino
Bitorino Day 2,072, 04:04

"Mau mesmo é acabar com a moral do pessoal!!!!"

patacofalso
patacofalso Day 2,072, 06:23

A mesma conversa de sempre, o maior pseudo comunista do jogo num partido socialista, depois de ter saído do PCeP por não ter recebido apoio para a sua candidatura a CP, decisão tomada pelos militantes, mas mesmo assim amuaste e tornaste um vira casacas.
Jogadores como tu que se identificam com o Helder Medeiros, não precisam de muitas palavras para te descrever, enfim, o teu governo foi o primeiro a dividir ePortugal colocando as FAP de costas voltadas para Governo!
Tem vergonha na cara e vai brincar aos votos nos artigos!

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,072, 06:34

Isso que dizes é totalmente falso.
Mas o que tem de verdade é que vocês venderam o país e num mau negócio como vimos hoje e iremos ver principalmente até daqui a 1 ou 2 meses.

PTugaAndre
PTugaAndre Day 2,072, 22:08

Acho que vocês metem o nome do Juve Leo em todos os artigos xD

Julio de Matos
Julio de Matos Day 2,072, 03:44

o vizinho tá a responder ao nuno

Dr. Dog
Dr. Dog Day 2,072, 03:55

Sei.

Mas sinto-me prejudicado,Está a manchar a minha imagem por associação de proximidade.

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 04:36

O Álvaro Cunhal ainda não percebeu para que serve a palavra "Reply" ou "Responder" nesta zona dos comentários. Tem dificuldade em atingir regras elementares de discussão em fóruns.

Ms0c0
Ms0c0 Day 2,072, 11:51

Ainda não perceberam que ele só sabe ter visibilidade usando artimanhas? Ora é comprar votos e spammar os media nacionais com artigos sem assunto nenhum ou é responder no primeiro comentário de qualquer artigo.

patacofalso
patacofalso Day 2,071, 17:09

É caso para dizer que nem tudo correu mal... continuo com a mesma opinião apesar da grande perda financeira (que poderia ter sido ou não de melhor foram numa luta contra eEspanha), este NAP veio dar um folgo à comunidade e à política em ePortugal, o Congresso foi fundamental para esse dinamismo, o ciclo de um wipe permanente foi quebrado, há necessidade de procurarmos uma solução que agrade literalmente a gregos (eES) e a troianos (ePT).

teXou
teXou Day 2,071, 17:35

Patético na defesa do indefensível... patético nas desculpas.

Q desta seja um "Adeus" e de vez o/

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,071, 18:00

Patético é haver cerebros como o teu... invisiveis a olho nú

Cidadao
Cidadao Day 2,072, 07:09

Gosto mais do "indefensível"

Le Coisa
Le Coisa Day 2,071, 23:03

Por mais que possa achar patéticas as desculpas, é muito mais patético desejar que outra pessoa deixe de jogar.

teXou
teXou Day 2,072, 03:41

Sair de uma eMorte para vir fazer destas coisas ... vale mais não ter voltado.

Mas como és muito eJovem no jogo não podes saber tudo ... eu desculpo-te. o/

Jack Pirate
Jack Pirate Day 2,072, 01:23

Vocês sempre vão lançar o AS a Portugal?

Cidadao
Cidadao Day 2,072, 05:43

Vão. Vai ser em Olivença

IDEIAS
IDEIAS Day 2,071, 21:05

Votado

N0rdiK
N0rdiK Day 2,071, 23:08

"... desculpem lá qualquer coisinha" ????????

Estiveste bem no NAP e aqui... Sempre de bom humor!
Vejo-te num futuro próximo a negociar swap's para o estado.

John Bokinski
John Bokinski Day 2,071, 00:14

O NAP com Espanha era uma fase pela qual tinhamos de passar. Um caminho que se não tivesse sido trilhado nos impediria de tomar outros. Se as escolhas efectuadas no NAP foram as melhores, hoje sabemos que não, mas prognósticos no fim do jogo são fáceis.

Apesar de tudo, acho que estamos hoje numa posição melhor do que estavamos na data em que assinamos o NAP. Mas em grande parte porque o mundo mudou, e mudaria sempre tivesse Portugal assinado o NAP ou não.

Mas se existem coisas que melhoraram, existem coisas que pioraram, desistimos de renovar a comunidade nos ultimos 3 meses. E isso começa a fazer-se sentir... é um apelo aos governos.

donnisinnod
donnisinnod Day 2,072, 01:11

300 k por ter congresso e 4 regioes e por pelo menos 4 meses ..... pode-se dizer que é um falhanço quando num certo mes ja foram gastos 1 M cc por ter congresso uns dias ... ?

A verdade é que as pessoas esquecem-se facilmente do passado :
Eu lembro-me que a populaçao Portuguesa estava desmotivada , já ninguem lutava nas RW , eu via as RWs serem perdidas por derrotas esmagadoras , muitas delas a 0 e já ninguem acreditava .
Sei tambem que era urgente termos congresso para podermos fazer transferencias entre orgs ..
Esse e outros factores faziam om que o NAP tivessse de ser uma realidade .
As condiçoes foram más ?
Foram , mas era o que havia e quanto a isso nao há nada a fazer ..
Lembro tambem que segundo os Espanhois o NAP que foi assinado era apenas o primeiro NAP e seria revisado todos os meses sempre com beneficios para Portugal .
Isso nao aconteceu segundo os Espanhois por nossa culpa , ou pelo MEK DAY , ou pelo MPP com o Canadá ..
Tem razao ?
Por um lado sim , mas a vontade deles em ternos do seu lado tambem nao era muita , pois precisam de ter algumas das nossas regioes por isso sempre vetaram a nossa entrada na TWO ...

Eu fui um defensor do NAP e continuo a dizer que era necessario na altura , o futuro nao se pode prever , as decisoes tem que se tomar na altura certa , e é tudo , nao se pode agradar a todos ...

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,072, 03:22

Era bom ao menos enquadrarmos as situações.
Gostais de enquadrar as vossas e não as dos outros.
A verdade é que tivestes 500k de prejuízo em Novembro e em Março.
Com a diferença do preço dos produtos que como podes ver se quiseres, em Novembro eram muito mais caros.
Poderemos estar a falar numa diferença de 3 ou 4x.

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 05:29

um bom argumento Alvaro, aliás acho que deves também pôr o preço do gold.

A questão é que os valores eram muito semelhantes no mandato do HM e nesse mandato sairam ainda mais dos cofres do estado sem justificação nenhuma.

Jack Pirate
Jack Pirate Day 2,072, 01:25

Votado!

Julio de Matos
Julio de Matos Day 2,072, 02:02

mesmo que tenha sido considerado um passo atrás sei perfeitamente que a intenção por detrás do NAP não era a de prejudicar mas sim a de acabar com um problema. este, feliz ou infelizmente, está enraizado.

umas experiências resultam e outras não. o NAP é passado e agora podemos de uma vez por todas seguir em frente, com ou sem os taçardos

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,072, 03:23

Vamos ver os proximos dias para ver se na tua optica valeu a pena.

Julio de Matos
Julio de Matos Day 2,072, 03:43

se só esperas pelo final para tirar as devidas ilações é porque não és muito brilhante.

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 02:53

O grande problema de todo o NAP foi nunca nos termos posto na perspectiva de Espanha e perguntado:

"O Que é que Espanha ganha com o NAP e a aproximação a Portugal?", Esta pergunta foi feita várias vezes por várias pessoas (lembro-me do Passos Coelho a ter feito repetidas vezes) e a resposta dos apoiantes do NAP e aproximação a Espanha foi sempre muito vaga e fora da realidade.

O Fim do acordo é uma consequência natural de um processo em que não existiram benefícios para os dois lados. Vamos a ver como fica a nossa política externa, se o IMPERIUM realmente acontecer ficamos aqui entalados entre Brasil, EUA e Espanha, e das duas uma: ou saímos daqui e vamos para a Asia ou levamos com wipe durante mais 6 meses.

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,072, 03:24

Nesse caso o que valeu a pena?

teXou
teXou Day 2,072, 03:44

O q ? ... os vossos "grandes" aliados Sérvia, Argentina, Roménia, ... Grécia convidam uns e não ePT ? ... não me digas tal !

Julio de Matos
Julio de Matos Day 2,072, 04:01

é perigoso falar na segunda pessoa do plural

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 04:33

teXou, não estou a perceber o teu comentário.

A ideia que estou a entender do teu comentário é que consideras bom fazer parte de uma aliança com Espanha, por contraponto a estar numa aliança com a Argentina, Sérvia, Roménia, Grécia, etc...

O que me parece que vai contra tudo o que tens defendido desde que te conheço, que é: O nosso inimigo é apenas e somente: Espanha.

Estar com o Brasil, neste momento é estar alinhado com a Espanha. Foi e é uma decisão dos Brasileiros. Quem está com o Brasil neste momento, está obrigatoriamente alinhado com esta posição (sejam da panela ou da frigideira)

teXou
teXou Day 2,072, 06:22

Não foste um dos defensores deste NAP e da "aproximação" com os taçardos (como única solução) ? ...

Devo ter lido/compreendido muito mal ... tudo q escreveste.

Tema "taçardos":
O problema mais importante nestas horas/dias onde tudo mudo de dia/dia é de garantir a viabilidade de ePT.
Se aliar à Servia, Argentina, Roménia, Grécia, etc ... será obviamente uma "muito" má escolha. ePT terá só "inimigos" na suas fronteiras.

Não quero ter mais uma vez razão ( xD ).

Passos Coelho
Passos Coelho Day 2,072, 06:42

Mais uma vez o teXou não explica a sua grande solução para o pais.

Cidadao
Cidadao Day 2,072, 07:11

Passos, eu digo-te. Temos de nos aliar ao Brasil, esse grande inimigo de Espanha....oh wait

teXou
teXou Day 2,072, 07:22

Cidadao ... ainda há mais dinheiro para oferecer aos taçardos ? ...
Tens outras ideias ? ...

Hmmm ... agora és seguidor do Haahahahahanibal e dos sérvios.
Uuups ... foi banido ? ... pobre Cidadao escolhes mesmo muito bem os teus trunfos.

Tenho confiança no teu poder de encontrar como fazer mais dano contra a soberania de ePT. Nisso não tens limite ... força !

teXou
teXou Day 2,072, 07:27

@Passos: Desde quando se combina "estratégias/soluções" de maneira publica ? ...

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,072, 08:28

Antes o problema era Portugal não ter fronteiras e não poder fazer nada, agora o problema já é ter fronteiras a mais... enfim... esta gentinha não tem qualquer ideia para o país, a única coisa que fazem é dizer mal de tudo e todos, soluções = zero.

teXou
teXou Day 2,072, 08:37

Caro NV, desculpa mas os teus conselhos ou analises tiveram a melhor das respostas: O fracasso.

Deverias ter a humildade de o reconhecer ....

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,072, 10:28

teXou, eu assumo a minha responsabilidade quanto ao falhanço na parte monetária do NAP. Assumo que há uma perda de cerca de 300k PTE mas quanto ao resto não vejo sequer um argumento teu que invalide que o país está melhor agora do que estava antes de Março, aliá, da tua boca não sai sequer uma só alternativa que se considere viável à partida.
As tuas intervenções são unica e exclusivamente o dizer mal por dizer e sem qualquer sentido. Podes ser muito bom militar, cheio de força e com um dano espectacular mas de estratégias governamentais tens apresentado muito pouco ou mesmo zero.

teXou
teXou Day 2,072, 10:36

A minha única má analise foi com a recusa do Tratado do Porto. Já o disse e voltarei a dizer sem problemas nenhuns.
Não podia imaginar mudanças tão importante ao nível da estratégia militar e o abandono da EDEN.

A partir daí .. .e desde fins de Setembro 2012 em muito pouco me enganei.

Et oui, c'est la vie !

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 12:14

Ver resposta abaixo...

jotapelx
jotapelx Day 2,072, 12:06

teXou, o facto de não ter concordado com a tua visão e opinião nunca significou que tivesse apoiado este NAP. Aliás disse-o várias vezes em vários comentários sobre as cláusulas do NAP (e não tanto com um hipotético NAP em si).

Também não apoiei a saída da EDEN, porque a EDEN iria implodir a qualquer momento e nós se tivéssemos ficado até ao fim teríamos mantido um conjunto importante de aliados.

Depois da porcaria feita com a saída da EDEN (numa acção completamente apoiada por ti, incluindo a forma) tivemos o azar de ter um governo que apesar de "mandatado" pela votação para fazer um NAP com espanha, tenha feito um NAP com condições irrealistas e idealistas.

Quando o PretenderHT tomou conta do governo e reformulou o NAP, eu apoiei a medida, por apenas uma e uma só razão: A dignidade da palavra de Portugal, isto é, terminar um acordo até ao fim. E foi essa reformulação do NAP que permitiu criar esta saída de forma correcta do NAP caso as duas partes não estivessem de acordo 2 vezes consecutivas. E a esse NAP eu dei o meu acordo porque vislumbrei um equilíbrio entre um cumprir de acordo e termos realistas para a sua execução.

Do ponto de vista das minhas opiniões desde o inicio deste acordo são muito coincidentes com as do John Bokinski e de muitos outros. i.e., ver como param as alianças e esperar por alguma estabilização do xadrez politico internacional, porque a COT era visível que não iria aguentar quando a EDEN acabasse. E a TWO não sei se aguenta os desaguisados que vão aparecendo...

teXou
teXou Day 2,072, 14:12

Pequena correcção ... estou a ficar farto de ouvir sempre a mesma m***a por isso se tiveres provas do meu apoio à acção descabida do HM. Convido-te a escrever um artigo com essas tais provas. Caso contrario peço-te o mínimo de respeito e de não repetir as meias verdades contadas pela corja do "grupinho".

Queria aproveitar para confirmar certas cenas:
- Era a favor da saída da EDEN, e isso desde fins de Setembro 2012 ... NUNCA o escondi e sempre o disse de maneira publica.
- Se apoiei a intenção do HM de sair da EDEN ? ... Obviamente que SIM. O HM tinha a possibilidade de ser de rotura visto ele não ser consensual e sobretudo de não procura essa consensualidade. Por outro lado, ele tinha a legitimidade para isso por ter ganho as eleições com essa intenção CLARAMENTE anunciada e definida no seu programa eleitoral.
- NUNCA CONCORDEI COM A FORMA COMO o HM fez essa saída. Mas como ele teve pouco apoio, foi boicotado pelo "grupinho" e empurrado a errar.
Assim ele fez o esperado ... o "grupinho" obviamente ficou contente e recebeu a luz verde para o q veio depois.

Tinha q ser dito !

Janad0
Janad0 Day 2,072, 18:44

yo dread, ja vi que na' papas grupos...

Janad0
Janad0 Day 2,072, 18:46

explica-me so a ver se nao percebi mal...

se o grupinho faz merda, é a corja que isto ou aquilo;
se o HM faz merda, foi o grupinho que o empurrou a errar...

???

teXou
teXou Day 2,072, 18:48

Deves ter sono ... estas a confundir 2 situações com o mesmo actor ... o "grupinho"

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.