Guia do PS para Congressistas

Day 1,983, 08:09 Published in Brazil Cuba by Mr. Fodias


Este guia tem por objetivo dar alguns conselhos à congressista de primeira viagem. Embora ele tenha sido escrito com o PS como público alvo ele não tenciona orientar o congressista para qualquer tipo de linha de pensamento, pois isso dependerá das convicções de cada um, da realidade que o rodeia e do partido político filiado. Nele apenas se pretende alertar o novo congressista para alguns erros básicos que deverá evitar, e para alguns passos fundamentais que deverá ter em atenção.

Ao tornar-se congressista um cidadão vai passar a encontrar novas opções no seu menu de jogo. Este guia foi criado para explicar detalhadamente para que serve e como funciona cada uma.



Índice:

1. Definição
2. Funções
3. Plenário
4. Cargos Internos
5. Recomendações



1. Definição:

No erepublik, chamam-se Congressistas aos representantes do povo eleitos para o Congresso Nacional, eles representam o poder legislativo da nação. O Congresso erepublikano é unicameral, isto é: O parlamento ebrasileiro é formado por uma única câmara ou casa. Os congressistas erepublikanos tem funções equivalentes aos deputados ou senadores.
Um membro do congresso, tem poder legislativo, isto é, no Congresso os congressistas decidem se aprovam ou não decretos-lei ou mesmo leis propostos pelo presidente ou pelos próprio congressistas. É dever também dos congressistas fazer perguntas ao governo, de carácter geral ou não, de forma a averiguar o seu trabalho.
É necessário ter 100 pontos de experiência e estar em um partido de Top 5 para se candidatar ao congresso. Também é necessário ter sua pré-candidatura aprovada pelo Presidente do Partido. Em geral, os partidos abrem um tópico específico para a apresentação de candidaturas oficias em um fórum externo, recomenda-se sempre informar-se com o Presidente do Partido. As eleições ocorrem nos dias 25 de cada mês.
A quantidade de candidatos eleitos em uma eleição ao congresso depende do número de regiões pertencentes ao país, conforme abaixo:

1 região = 10 Congressistas
2 regiões = 20 congressistas
3 regiões = 30 congressistas
4-40 regiões = 40 congressistas
41-100 regiões = Quantidade de regiões

2. Funções:

Asssim que eleito, o congressista tem ao seu dispor o seguinte gabinete:



Como podem ver na imagem, cada congressista tem direito a propor dois projetos de lei. As duas bolinhas indicam quantos projetos foram propostos, e se foram aprovados ou não. Como podem ver, no meu caso, apresentei um projeto de lei que foi aprovado pelo congresso, portanto ainda me resta mais um.

Também é possível demitir-se ao clicar na opção “renunciar”. Porém, não recomendo clicar nesta opção. A renuncia não da direito a um suplente substituir, além disso em geral as renuncias causam muita revolta e mau estar entre os eleitores de um partido.
Agora apresento todos projetos que podem ser apresentados:



Doar: Transferência de dinheiro do Tesouro Nacional, para alguma organização, em geral o Controle Nacional.



Este projeto de lei em geral é proposto a pedido do Ministro da Fazenda, ou algum membro do ministério no mp-chat do congresso, qualquer congressita que estiver ativo no momento pode propor.

Emitir Dinheiro: As impressões de moedas podem ser feitas por congressistas, no qual é possível imprimir mais moeda local pelo preço de 0.005 Gold por cada nova moeda.

IVA e impostos de importação: Permite a alteração dos impostos sobre a importação dos produtos, e sobre o VAT (imposto de valor agregado).
Para a alteração dos impostos é extremamente recomendado a discussão no fórum do plenário antes.



Imposto de Renda: imposto sobre o salário dos cidadãos. Também é obrigatória a apresentação da proposta no fórum do plenário.



Salário Mínimo: aqui define-se qual deverá ser o salário mínimo. Em geral, é deixado o mais baixo possível para que as milícias possam manter seu norma funcionamento.



Deposição do Presidente: aqui é possível abrir o processo de impeachment. Recomenda-se também a abertura da proposta no plenário


Conceder cidadania: Esta opção nunca deve ser utilizada! A concessão de cidadanias é uma incubência exclusiva da Comissão de Cidadanias
Inimigo Natural: declaração de guerra à um país de fronteira, onde ganha-se 10% de bônus durante o embate.

3. Plenário



Como podem ver existem 4 subfórum no Congresso Nacional:

Plenário Fechado: aqui são discutidas propostas de caráter sigiloso. Em geral, que dizem respeito as relações exteriores como: alianças ou declarações de guerra.

Apenas congressistas podem postar, porém membros com acesso ao Cantinho Brasileiro podem assistir as reuniões.

Auditoria Governamental: aqui é onde são abertos os tópicos da Comissão de Fiscalização, onde postam-se informações em geral sobre o governo.

Fórum aberto para todos

Comissão de Cidadanias: subfórum aberto utilizado pela Comissão de Cidadanias e Congresso para registrar pedidos de cidadanias pedentes, aceitos ou rejeitados.

Todos podem postar

Sala de Sessões: aqui registra-se todos os pedidos de cidadania por países. Todos podem ver, porém apenas congressistas podem postar

Plenário [Aberto]: discute-se aqui propostas de interesse nacional sem caráter sigiloso como: alteração de impostos, impuganação presidencial, alteração de regras internas etc.

Todos podem ver, porém apenas congressistas podem postar.

4. Cargos Internos

Comissão de Cidadanias:

Cabe a comissão de cidadanias aprovar ou negar todo pedido de cidadanias. A comissão em geral é formada por 4 membros eleitos internamente pelo Congresso.

Todo congressista deve encaminhar os pedidos recebidos para a comissão.

Presidente do Congresso:

O presidente do Congresso é eleito internamente pelo Congresso para um mandato de 30 dias.

Cabe à ele moderar todasas discussões nos dois plenários, representar o congresso no governo e criar os dois mp-chats com membros representantes do governo e 20 congressistas colocados aleatoriamente em um dos dois mp-chats.

5. Recomendações

- NÃO atribua cidadanias em hipótese alguma. Isso é dever apenas da Comissão de Cidadanias
- Discuta as propostas no Congresso antes de votar, não tenha medo de perguntar. E na dúvida vote NÃO
- Para que se tenha um registro de sua atuação no congresso faça uma planilha com todos os seus votos nas propostas do congresso.

Segue abaixo algumas das siglas comumente usadas pelos jogadores e congresso do Erepublik:

AS - Assistencia Social
CN - Controle Nacional
CP - Presidente do País (Country President)
EL - Licença de Exportação (Export Licence)
IT - Imposto de Importação (Import Tax)
MoFA - Ministro das Relações Exteriores (Minister of Foreign Affairs)
MD ou MoD - Ministério/Ministro da Defesa
MdC - Ministério/Ministro das Comunicações
MdE - Ministério/Ministro da Educação
MdT - Ministério/Ministro do Trabalho
MF - Ministério/Ministro da Fazenda
MPP - Mutual Protection Pact
MT - Moving Ticket (Bilhetes)
PP - Presidente do Partido
Raw - Recursos naturais (OIL, Stone (Pedra), Iron (Ferro) e Grains)
RW - Guerra de Resistência (Resitance War)
VAT - Imposto de Valor Agregado (Value Added to Tax)
CS – Cidadania (Citizenship)
CN – Congresso Nacional ou Controle Nacional
CB – Cantinho Brasileiro



Recomenda-se a leitura dos artigos:

http://www.erepublik.com/br/article/-mde-guia-avan-ccedil-ado-sobre-o-congresso-2198954/1/20

http://www.erepublikbr.com/showthread.php/12843-SUG-Guia-Artigo-Dicas-para-os-Congressistas-do-Partido-Socialista

http://www.erepublik.com/en/article/projeto-jovem-congressista-2053638/1/20



Autoria:

Iray Martins
Congressista – PS
21 de março de 2013