Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy

ePortugal e a podridão que nos acompanha...

Day 1,879, 11:00 Published in Portugal USA by Senhor Coisinho

Enquadramento do artigo neste link:
(O artigo original foi eliminado pelos admins)
Podem ler a versão em inglês da história aqui:
http://www.erepublik.com/en/article/-help-game-and-rl-en--2192200/1/20
Infelizmente o que levou à criação deste artigo não se encontra mais visível

Nunca fui um defensor de todas as atitudes de uma pessoa que para além de companheiro de armas e mentor veio a pouco e pouco tornar-se numa pessoa com quem já tive o prazer de conversar fora deste jogo.
Infelizmente, seriam poucos os com a coragem para dar a oportunidade ao "vilão" de se dar a conhecer para além da personagem que criou no eRepublik.

O que aconteceu ontem está envolvido em meses de trapalhada, demasiado ódio criado por causa de algo que deveria ser um hobby para todos nós.
Em Portugal joga-se eRepublik para arranjar inimigos em vez de companheiros de equipa; esta seria uma das principais razões pelas quais estamos mensalmente em wipe.

É por esta situação que me recuso perenemente a jogar na vossa companhia.
Este artigo marca o final de dois anos de esforço crescente no sentido de dinamizar a forma de jogo e de trabalhar para uma comunidade mais sólida.
Para trás ficam alguns artigos, umas ideias com mais ou menos utilidade e acima de tudo um sentimento de tristeza.
Estou realmente triste que um grupo de pessoas possa desejar mal a outra apenas porque discordam ou porque o "vilão" tem atitudes menos sociáveis online.

Independentemente de TUDO, a violência jamais será a resposta de um adulto funcional. A maturidade que vocês tanto apregoam morre com as vossas palavras no artigo do Zé.

Antecipando-me a qualquer comentário mais simpático:

- Sim, faço cá pouca falta.
- Sim, sou de pouca relevância.

Sou só alguém que não perde mais tempo a correr atrás de uma utopia; ePortugal jamais será um país relevante enquanto permitirmos que alguém veja a sua integridade física posta em causa e eu não vou mais esforçar-me no sentido de o corrigir.

A todos vós os votos de muita saudinha.
Foram as últimas palavras minhas que leram...
 

Comments

Bitorino
Bitorino Day 1,879, 11:06

Por que achas que tantos estão a deixar ePortugal?

Embora não concordando com tudo o que dizes - e escreveste noutros artigos - percebo e entendo o que escreves.

Andrezinho.14
Andrezinho.14 Day 1,879, 11:30

Espero que não seja mesmo isso SenhorCoisinho

: (

Ze Alface
Ze Alface Day 1,879, 11:50

Votado

Profs
Profs Day 1,879, 11:50

Eu creio que vou seguir o mesmo caminho e deixar este jogo que tanta confusao causa.

N0rdiK
N0rdiK Day 1,879, 11:51

Eu creio que vou seguir o mesmo caminho e deixar este jogo que tanta confusão causa. x2

Portvcalem
Portvcalem Day 1,879, 11:58

Tenho pena que decidas isso. Mas a violência verbal e os insultos relacionados com a vida real também fazem parte da podridão que nos acompanha.

Sem os primeiros não teriam existido os segundos. A pergunta é... cara a cara o Zé teria feito o que andou a fazer durante meses ao Caio?

Aí tens a tua resposta. Aí vês os homens e os ratos.

Senhor Coisinho
Senhor Coisinho Day 1,879, 12:19

Meus caros, não faz parte dos meus planos abandonar o jogo. Vou simplesmente desistir de jogar no módulo político e com a vertente social. Estou cansado destas novelas. A partir de amanhã procurarei um país com 100% de bónus seja ele qual for. Esta posição manter-se-á por tempo indefinido.

Portvcalem, as minhas palavras são claras, se continuas a achar que defendo qualquer das partes lesadas volta a ler com atenção.

Profs
Profs Day 1,879, 12:27

Eu ja deixei de jogar social e politicamente a muito tempo, mas ja tou cansado dos 2 clicks e da constante agressividade neste jogo... ir para outro pais é envergar outra cultura que nao a minha, nao sei... mas creio que isto chegou ao fim para mim ...

Spidro
Spidro Day 1,879, 12:36

eu também tou capaz de ir pa outro país juntamente com o Senhor Coisinho e outros
talvez treinar pa vender dano e tal
já ando em modo 2 clicks há um tempo e já... Só luto quando é mesmo necessário e pedido pela MU

e nem sei que diga sobre estas cenas... se tenho vergonha de ser português ou se tenho vergonha de ter gente como esses todos (que só dizem merda da boca pa fora) sendo portugueses.

teXou
teXou Day 1,879, 12:41

Deixo-te para reflexão as palavras sábias do mafonso23:

" ... somos aqui o que somos realmente. O nosso comportamento na comunidade do Erepublik é um espelho da nossa personalidade. ..."

olygator
olygator Day 1,879, 13:01

de um certo ponto de vista ate entendo a tua indignaçao

MadDealer
MadDealer Day 1,879, 13:23

Apoiado caro amigo!

Mrs. Hazelnut
Mrs. Hazelnut Day 1,879, 13:24

O q o Portvcalem e o Bitorino disseram...

Eu saí de PT pq fiquei farta das injurias, da difamação constante, q têm em mto contribuido para o mau ambiente q se vive no jogo. E sabes q o Ze Alface é um dos q têm fomentado esse ambiente, entre outros.

O q me parece é q têm 2 pesos e duas medidas para analisar a situação. Se o q alegadamente aconteceu ao rapaz é assunto sério? É, mas e o q ele fez n é tb sério?

E não é tb triste q eu e outros tenhamos deixado o país pq nos fartamos do mau ambiente q certas pessoas criaram?

Senhor Coisinho
Senhor Coisinho Day 1,879, 13:31

Marta; se, tal como Portvcalem, acreditas que estou a tomar um partido nesta questão peço-te que voltes a ler o texto atentamente.

amscf
amscf Day 1,879, 13:34

"Meus caros, não faz parte dos meus planos abandonar o jogo. Vou simplesmente desistir de jogar no módulo político e com a vertente social. Estou cansado destas novelas. A partir de amanhã procurarei um país com 100% de bónus seja ele qual for. Esta posição manter-se-á por tempo indefinido."

x2

portvcalem, como já disse num comentário meu "o #pt é um canal onde se vê constantemente discussões sobre quem tem a mãe + feia e gorda!"

A única vez que fiz algo em relação a picardias online foi quando por estar a picar 1 miudo de 16 anos que não parava de me chamar cheater num jogo FPS, ele me ameaçou de porrada, encontramo-nos vários jogadores do clan, incluindo ele, e só lhe disse "estou a espera que me venhas dar porrada "

Já vi várias discussões no #pt em que se usa a expressão "é a mentalidade SPA..." e coisas do género, no entanto nunca me viste desrespeitar ninguém nem querer aldrabar ninguém para merecer este rótulo. Mas lá está, eu tal como o senhor coisinho demos a oportunidade de conhecer o vilão sem o "enforcar" primeiro ou o considerar uma besta. Tanto se apregoa que isto começou porque o ze alface iniciou o ciclo da violência, quem nos diz a nós que não é quem fala com ele pela 1ª vez que já vai de 7 pedras nas mãos e cheio de ódio por ele por causa das histórias que ouve de terceiros acerca do mesmo???

Peço desculpa ao Senhor Coisinho pelo comentário tão grande no seu artigo, não pretendo começar aqui qualquer tipo de discussão. Se me quiseres responder por pm estás a vontade, mas é para falarmos ou debater o assunto, não tenciono entrar em qualquer tipo de discussão de taberna

Seguindo as sábias palavras de um amigo... "Que Deus vos guie...!"

amscf
amscf Day 1,879, 13:38

ah, o final da história com o rapaz foi que eu disse-o a rir, toda a gente se riu. O próprio admitiu que tinha errado, pediu-me desculpa e posso dizer que neste momento até tenho o nº de telemóvel do mesmo e dá-mo-nos bem e de vez em quando ainda combinamos voltar a jogar esse jogo de FPS já antigo

Nuno Correia
Nuno Correia Day 1,879, 14:20

"dar a oportunidade ao "vilão" de se dar a conhecer para além da personagem que criou no eRepublik"
Desculpa lá mas é uma personagem demasiado merdosa que ninguém devia ter de aturar quer seja online ou na vida real. Se ele criou essa personagem e não é mesmo assim, principalmente depois do que sucedeu, já era tempo de mudar de atitude.

Toda esta história é degradante desde o inicio dos insultos e calunias até à agressão (ou tentativa).

Também estou muito menos activo no erepublik desde que começaram todas estas picardias estúpidas entre MUs e as personagens que querem o "poder".
A comunidade podia aproveitar esta altura, em que bateu bem no fundo, para mudar de mentalidade e reinventar-se mas parece que está difícil.

Quanto ao teu abandono: não és o primeiro nem serás o ultimo. Caso mudes de cidadania ou deixes de jogar só te desejo boa sorte.

PS: Usem o #pt para marcarem jogos e falarem de gajas boas em vez de andarem às cabeçadas online.
"Anger leads to hate. Hate leads to suffering."

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 1,879, 16:11

Acho extremamente engraçado que um anormal que andou por aí a "espicaçar meio mundo" venha agora vestir a pele de cordeirinho depois de ter apanhado um maluco que não gostou que lhe chamassem nomes e tivesse levado longe demais o conceito de confronto online.

Sinceramente não concordo com a atitude de tentar tirar de esforço fisicamente por desavenças online, no entanto também admito que muitos desses "jovens" só aprendem quando levam umas bem dadas que por sinal até seriam uma boa forma de lhe transmitir alguma educação.
Vir para um jogo online com atitudes agressivas e de gozo pode não ser a melhor escolha porque do outro lado estão pessoas que podem não achar graça e podem ver as coisas de maneira diferente e não se importar nada em andar tipo "stalker" até aplicarem a sua receita.

Por trás de um monitor todos somos o maior do mundo mas na RL secalhar só somos o maior da nossa rua.

Rubicon8
Rubicon8 Day 1,879, 17:57

um conselho: não leves isto tão a sério.

a propósito de arranjar inimigos: não é verdade.

olha, eu por exemplo farto-me de dar "porrada" no hélder medeiros e na verdade acho-lhe piada (até dá mais gozo ao jogo) e ainda hei-de beber um copo com ele e rir-me destas cenas

o que se passa é que há gente que leva isto demasiado a sério

Rubicon8
Rubicon8 Day 1,879, 18:35

DEPOIS DE LER O ARTIGO DE ENQUADRAMENTO PERCEBI MELHOR ESTE TEU ARTIGO.

REALMENTE LAMENTÁVEL...

Rubicon8
Rubicon8 Day 1,879, 18:42

AGORA A COSTUMEIRA PIADA:

HÁ SEMPRE UM LADO POSITIVO: SE ALGUÉM PUBLICAR A HISTÓRIA NO CORREIO DA MANHÃ É CAPAZ DE HAVER UM BABYBOOM!

E EU DESDE JÁ ME OFEREÇO PARA UMA LUTA NA LAMA COM A MARTA LI SE ISSO TROUXER AINDA MAIS PUBLICIDADE

P.S.: SE ALGUÉM NÃO GOSTOU DAS PIADAS E QUISER TIRAR DESFORÇO PODE ENCONTRAR-ME EM Estabelecimento Prisional de Monsanto. Avenida 24 de Janeiro. É SEMPRE UM PRAZER FAZER NOVOS CONHECIMENTOS

P.S.2: ESTOU INOCENTE - A ARMA DISPAROU-SE SOZINHA CINCO VEZES, QUE CULPA TENHO EU QUE TIVESSE ACERTADO EM 4 PESSOAS DIFERENTES?

nuno258
nuno258 Day 1,879, 18:49

senhor coisinho. tu disseste
"Estou realmente triste que um grupo de pessoas possa desejar mal a outra apenas porque discordam ou porque o "vilão" tem atitudes menos sociáveis online."

eu nao tenho nada contra o Ze alface e NAO acredito que mais de metade dos que comentaram algo que nao te agradou tambem nao, tenho a certeza que tu tambem nao gostavas de ser assediado, o que tu vais fazer depois de algo assim acontecer é outra historia.
eu sinceramente tambem ia ficar muito revoltado se involvessem a minha mae que nao joga isto(graças a deus se nao proibia-me ja de jogar )
os crimes online sao tao graves como os crimes da RL ma frend...

como ja mencionei o melhor era os 2 apresentarem 1 queixa crime particular e resolvia-se o assunto.

Guevara1917
Guevara1917 Day 1,879, 18:54

Apoiadissimo. Esta novela é deplorável

Wigga
Wigga Day 1,879, 19:43

Meh.

patacofalso
patacofalso Day 1,879, 22:34

coisinho, a mim fzs falta, ao menos falas por mim!

ZeEstebes
ZeEstebes Day 1,880, 00:37

Votado, mais uma chamada de atenção

mellostar
mellostar Day 1,880, 03:38

Mesmo. Muito bem dito. Não te conhecendo, tenho pena que deixes de jogar.

EyeCAT
EyeCAT Day 1,880, 04:04

A situação que deu origem a este artigo, a ser provada, é deplorável. Os intervenientes sao adultos e devem resolver isto na RL.

Mas a situação foi puxada para o jogo, envolvendo a comunidade, e como jogadores devemos ter uma palavra a dizer. Eu ja tinha escrito sobre a conivência com actos impróprios, já actuei de acordo e até fiz um artigo sobre isso.

http://www.erepublik.com/en/article/como-retirar-for-a-a-um-pais-ou-a-qualquer-coisa-que-care-a-de-uni-o--2189169/1/20

E se vier a saber que o jogador CaioMario fez o que o jogador ZeAlface o acusa, então, no jogo, tomarei as devidas providencias relativamente a ele.
Posso dizer que o que o Zé afirma é mentira, mas nao tenho bases para isso. Posso afirmar que o Caio agiu mal, mas não tenho provas disso, nem foram apresentadas!
O que acho espantoso é virem jogadores afirmar que ambos agiram mal, mas continuarem a defender um! No dia em que descobrir que o jogador Caio foi responsável por um acto deplorável, tomo a posição de não lhe dar qualquer forma de apoio, ou seja, não participar seja numa MU ou PP onde ele esteja, como fiz com o jogador ZeAlface. E se não chegar a descobrir, mas através do tempo verificar que o jogador CaioMario é um mau elemento, então tomo as mesmas medidas (até hoje so ouvi dois jogadores falarem mal do Caio, sendo um deles o ZeAlface, e isso não me da bases para formar uma opinião isenta)

Sair do jogo, entrar em submarino ou o que for, resolve NADA. Os "ZeAlfaces" vão continuar a insultar sem entender que nao o deve fazer, os "Caios" irão continuar a pensar em dar uns tabefes na RL, e os que nada tem a ver com um ou outro, mas não têm coragem de dar o passo em frente, continuam CONIVENTES com ambos.

Entendem porque estamos em wipe? Por vezes penso que não!

IMIGRAlb0z
IMIGRAlb0z Day 1,880, 04:07

que isto seja mote para criarmos um ePortugal mais saudável. sem insultos, sem desrespeitos, sem inimigos (apenas adversários).
votado

EyeCAT
EyeCAT Day 1,880, 04:13

@SenhorCoisinho

"Marta; se, tal como Portvcalem, acreditas que estou a tomar um partido nesta questão peço-te que voltes a ler o texto atentamente"

Estas a tomar um partido, mesmo escrevendo que não estas. Assim como eu estou ao dizer que reprovo as atitudes dos dois MAS QUE NAO ACUSO SEM TER CERTEZAS.
O declarares que reprovas a atitude mas permaneces nos SPA é em sim uma tomada de posição, ou não?

Alias... A provar-se que o Caio agiu de acordo com o que o Zé diz, só espero que os MEK ajam de acordo e o retirem da MU. Todos devíamos fazer o mesmo, ai enviávamos uma mensagem de que esta comunidade não pactua nem com brutos ou trolls.
Pena que haja meia dúzia de trolls, e mais de metade desta comunidade ande a lambada porque nao consegue dizer BASTA!

Equilibrium
Equilibrium Day 1,880, 05:34

NV x2

mafonso23
mafonso23 Day 1,880, 05:38

"Infelizmente, seriam poucos os com a coragem para dar a oportunidade ao "vilão" de se dar a conhecer para além da personagem que criou no eRepublik."

"Em Portugal joga-se eRepublik para arranjar inimigos em vez de companheiros de equipa; esta seria uma das principais razões pelas quais estamos mensalmente em wipe."

1º Criou uma "personagem de vilão" e depois queria fazer amigos... Tanta incoerência...

D.AMBRIZZI
D.AMBRIZZI Day 1,880, 07:19

malta take it easy... em ePortugal agente só encontra malta fixe *.* tudo porreiro pá

manuel312001
manuel312001 Day 1,880, 08:47

Bom artigo se fosse a ti criava um partido

Maali Akalka Aki
Maali Akalka Aki Day 1,880, 09:00

pois é.. temos que fazer qualquer coisa pelo zé...


~~~~~~~~~~ MAZ - MOVIMENTO DE APOIO AO ZÉ ~~~~~~~

anuncio aqui a abertura de um movimente para acabar com todos os tipos de violência, mas em especial à violência que é praticada contra o zé. Assim e face ao recentes acontecimentos, começamos os naturais trabalhos de investigação e apuramento da verdade dos factos, para que os mesmos possam servir para a erradicação da violência. Para isso contratamos uma série de advogados RL [jogadores da nossa comunidade] que já se encontram a trabalhar no caso referido e ao qual foi atribuido o nome "partiroscornosaocaio". Os honorário de tão preciosa ajuda é efectuado com erep CC ou Gold e estão a cargo do MAZ.
--~-~-~-~~-~-~-~- VAMOS AJUDAR O ZÉ -~-~-~-~-~-~-~-
-~-~-~-~-~~-MOVIMENTO DE APOIO AO ZÉ-~-~-~-~-~~-
Todos os donativos devem ser dirigidos para o cidadão : http://www.erepublik.com/pt/citizen/profile/2181442.
-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-

e para que depois não digam coisas:
DISCLAIMER :Este anuncio tem o expresso consentimento e o apoio pessoal do visado.

JenghisKhan
JenghisKhan Day 1,880, 09:37

NVx3

Sassa .Mutema
Sassa .Mutema Day 1,880, 10:05

RESPEITO E' PARA TODOS, NAO SO PARA UM MEMBRO OU GRUPO.
http://www.erepublik.com/en/article/a-arvore-dos-pantafurdios-ii-reload-2192483/1/20

Senhor Coisinho
Senhor Coisinho Day 1,880, 10:57

Penso que há em Portugal também muita gente com dificuldades em entender a língua em si. Para facilitar a compreensão do texto vou publicar agora um pequeno resumo por tópicos (talvez assim, da mesma maneira que aprenderam o pouco que sabem acerca da literatura portuguesa para o secundário, possam aprender sobre a minha decisão).

1. Este artigo é acerca de MIM. Foi escrito após a situação entre o Zé Alface e o CaioMario mas NÃO É acerca do Zé Alface e do CaioMario!

2. A suposta "comunidade" com que jogamos apoia, independentemente da veracidade ou da identidade dos atos descritos no artigo do Zé, violência contra um jogador português nascida no jogo. Isto minha gente é PODRIDÃO da mais pura.

3. Já dei demasiado tempo e paciência às tentativas de resolução de problemas como este. Sempre trabalhei no sentido de enterrar velhos machados de guerra e evitar que algo como o que estamos a viver agora sucedesse.

4. É por isso que não vão contar mais comigo para jogar "em comunidade".

Entenderam agora?

cacamole47
cacamole47 Day 1,880, 14:52

ia, eu vou memo ler o artigo todo...

V, pq gosto d teu nome, SenhorCoisinho

AlexandrePessoa
AlexandrePessoa Day 1,880, 18:10

O bom senso é o bem mais escasso que existe no mundo.

Se te sentes mal a jogar isto fazes muito bem em ir embora.

Há centenas de pessoas que jogam isto e portanto acho que já chega deste assunto e de um mediatismo digno da TVI, é assunto de polícia, terá o seu tratamento dentro do Estado de Direito que é a Republica Portuguesa.

O eRupublik nao é um estado de direito, é um pequeno jogo onde as pessoas devem vir para se divertir, se não conseguem, aposto que o farmville também é giro.

SirLarux
SirLarux Day 1,881, 07:34

Votado Camarada!
Está na altura de mudar como queremos nós ser os melhores se nem nos conseguimos relacionar como deve ser?
Algo anda perdido, falta algo na cabeça e corações dos eportuguesese e esse algo chama se Patriotismo.
Patriotismo não é apenas provocar dano nos inimigos...

Thomas Vasconcelos
Thomas Vasconcelos Day 1,881, 08:53

Não és tu que devias deixar de jogar, não te devias privar de algo que gostas simplesmente porque por cá aparecem pessoas sem valores éticos, e que claramente necessitam de apoio psicológico.

pinhas7
pinhas7 Day 1,881, 09:33

Coisinho.. time to go to Amigolandia!!!

Senhor Coisinho
Senhor Coisinho Day 1,881, 09:56

pinhas7, já estou de malas feitas amigo

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.