Caderno de Saúde BO - O Protótipo do Imbecil

Day 704, 17:29 Published in Brazil Brazil by Phil McNamara

O espaço vitual oferecido aos players no erepublik é cheio de oportunidades: políticas, militares, empreendedoras, financeiras... e, evidentemente, a criação de um grupo de amigos nos relacionamentos que se estabelece na rotina diária do jogo.

Mas o protótipo do imbecil é aquele jogador que não conseguiu atender nenhum dos seus objetivos no erepublik. Não conseguiu crescer financeiramente sem roubar ou criar fakes, não conseguiu popularidade sem pagar por ela, não conseguiu destaque político por ser impopular (um imbecil tende a ser impopular), não conseguiu nada que não seja usando estratégias à margem da legalidade pois é incompetente para crescer em condições de igualdade com os demais players. Frustrado com sua evidente incompetência, busca formas alternativas de crescimento e volta-se contra o seu grupo por invejar a união da qual é incapaz de participar... por ser um imbecil.

O protótipo do imbecil não tem senso de lealdade, não cria vínculos pessoais duradouros, não tem nome fixo, não tem sexo (complicado, hein?), não reconhece a sua nacionalidade, não sabe se aproximar de pessoas sem tentar comprar e não se sente completo ainda que tenha dinheiro e o poder de mudar detalhes irrelevantes do jogo -pois afinal não conseguiu nada de fato, só teve sucesso fazendo o que qualquer imbecil conseguiria fazer se não tivesse que seguir a lei.

Visão científica

É difícil buscar um diagnóstico psicológico claro do protótipo do imbecil, mas em entrevista com Dr. Freud Wiki os protótipos de imbecis podem se enquadrar no seguinte caso:

“Transtorno de personalidade antissocial”
Sinônimos: Personalidade psicopática, Personalidade sociopática

O Transtorno de Personalidade Anti-Social, vulgarmente chamado Sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. A psicopatia, bastante próxima do transtorno de personalidade anti-social, em geral, é mais severa que este. Na Classificação Internacional de Doenças, este transtorno é chamado de Transtorno de Personalidade Dissocial (Código: F60.2). Indivíduos com este diagnóstico são usualmente chamados de sociopatas. É uma psicopatia generalizada: aversão de tudo e a todos.

Critérios Diagnósticos pelo DSM-IV-TR (Código: 301.7)

A. Um padrão pervasivo de desrespeito e violação aos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos, como indicado por pelo menos três dos seguintes critérios:

- Fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção;

- Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro;

- Irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas;

- Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia;

- Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras;

- Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa.

B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade.

C. Existem evidências de Transtorno de Conduta com início antes dos 15 anos de idade.

D. A ocorrência do comportamento antissocial não se dá exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou Episódio Maníaco.

Importante notar que o termo antissocial, na psiquiatria, não significa (como rotineiramente costuma ser entendido) um tipo de inibição social, timidez ou o facto de ser introvertido/reservado, mas sim, atitudes contrárias às regras da sociedade. Nesse caso de timidez ou ser introvertido ou reservado na psiquiatria contemporânea o termo usado é conduta defensiva.


==

Conheça o Press Ring. Artigo Indicado.

==