Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy
Resend email   |  Can't find the email? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Resend email Can't find the email? confirmation@erepublik.com

A (ir)responsabilidade do Congresso

Day 2,046, 22:03 by Citizen 99

De vez enquando, como se tratasse de um ritual surgem artigos ou comentário trágicos sobre a condição da comunidade, uma comunidade dividida, desorientada e sem propósito. Em que o propósito foi trocado por um congresso através de um pacto humilhante. Trocámos a alma pelo congresso, tal como uma prostituta de rua troca o seu corpo pelo seu sustento.


Ai Rita não troques, não troques de vestido que esse decote enche-me a alma.

E que sustento nos dá este congresso? Quem são estes os congressistas que por quem trocamos a nossa dignidade? Perante tal responsabilidade perante a comunidade, que tem o congresso feito por isso? Será que valeu a pena?

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa

Mas para que consigamos passar além do Bojador é preciso que naveguemos na direcção certa, de pouco nos vale navegar contra correntes na direcção errada, por muita que seja a dor, não significa que haverá algo grandioso à nossa espera.

O congresso nestes últimos meses tem se caracterizado como apático, incompetente e irresponsável. Repleto de regras obscuras e burocráticas, de comissões inactivas e de uma lista negra que não tem qualquer função.

Há que responsabilizar os congressistas, presidentes de partidos e do país por esta situação. São estes que têm neles depositada a confiança dos portugueses, são estes que se tem candidatado para preencher estes cargos e responsabilidades. Mais do que lutarem pela recompensa directa de 5 Gold, espera-se que estes lutem pelos interesses do país, que sejam os principais agentes de mudança positiva do país. Contudo esta confiança tem sido constantemente traída.


Será que ela era capaz de o trair? Se ela for congressista é quase certo que sim.

Vamos dar uma olhadela aos resultados dos últimos 4 meses desde que temos congresso.



À primeira vista, até daria a entender que o congresso está bastante dividido entre os 5 Partidos, contudo há que ter em conta as coligações que são formadas entre os Partidos, em especial para as presidências, mas essas coligações também se vão reflectir no congresso como seria de se esperar. É flagrante estas ligações nas listas apresentadas em que muitas vezes são preenchidas por membros de outros partidos, como é o caso do PORRADA e do MR recentemente. Já desde Abril que se formou uma união entre os partidos PORRADA, PRD, PCeP e mais tarde MR, representada a azul. A vermelho corresponde a uma coligação entre MM e o PRD que durou pouco tempo. O PR caracteriza-se por manter-se isolado destas coligações.

Tendo em conta isto, pode-se afirmar que desde Abril que existe maioria no congresso por parte da união para fazer frente aos desafios do congresso. Contudo o que reinou foi a apatia no congresso. Divididos não estão, porque será então?

Será que é porque os congressistas estão sempre a mudar?



Devido às trocas de congressistas entre partidos (principalmete vindos do PR para o MR e alguns listados como do partido PORRADA) o número de lugares preenchidos pelos partidos nestes meses, esses foram indexados ao último partido do congressista, para depois se preceber quais dos partidos tem mais repetentes ou não. Pode-se verificar que o PRD é o partido que mais repetentes tem, seguido do PORRADA e do MM. Aqui a pontuação do PCeP/MR foi bastante afectada devido à queda do top5 e a criação do MR com então congressistas vindo do PR e PReC. O PR é o partido que mais novos congressistas apresenta.

A azul têm os valores correspondentes para a coligação da união, mencionada anteriormente. De reparar que 38,75% do Congresso corresponde a repetentes, e 28,75% destes são da coligação.

Se são repetentes não será certamente porque se portaram mal, pelo menos segundo os Presidentes dos Partidos que os escolheram novamente.


Ó Congressista, se te portares mal levas chicotada.

A responsabilidade sobre o estado do congresso recaí sobre quem? Será que é sobre os malandros dos congressistas? Dos Presidentes dos Partidos ou mesmo dos Presidentes do país?

Em política o que conta é influência e poder, ou mesmo popularidade, cabe a quem tem maior influência sobre o congresso que tome as medidas necessárias para o melhorar. “With great power comes great responsability”, são os indivíduos que tem esta posição de liderança que devem mobilizar a população e o congresso de produzir a mudança no congresso, e na comunidade.

Por muito que queiram despachar responsabilidade sobre alguns dos congressistas isolados, os da Lista Negra ou semelhante, a verdade é que muitas vezes são culpabilizados os que pouca influência têm para mudar o quer que seja. Aqui vou optar por responsabilizar quem dos congressistas e partidos que tem maior influência e poder concedido através de concessivas eleições e mandatos.

E quem são estes congressistas malandros? Por ordem de influência e consequentemente responsabilidade pelo estado actual do congresso:



É da cultura portuguesa, não se responsabilizar ninguém, a culpa é da crise, ou dos espanhois ou da comunidade. A verdade é que os que detêm o poder e influência são os que são responsáveis pelo estado actual do congresso e do país.



Deviam era encarrar o facto de terem mais congressistas como os principais responsáveis pelo estado actual do congresso, e do país. Mas concordo que as vitórias fazem-se propondo, discutindo, sugerindo e cooperando. A questão fica, será que o têm feito ou têm deixado ao abandono o congresso e a comunidade?

(Dados usados para as tabelas)

 

Comments

jotapelx
jotapelx Day 2,047, 01:04

Já ponderaste fazer um guião de um filme indiano? Dá a sensação de que tu jogas um jogo completamente diferente do eRepublik (comunidade Portuguesa) que eu jogo.

As coligações para as eleições presidenciais não representam em nada uma "união" de partidos. Podem apenas representar o evitar de um mal menor. Os partidos muitas vezes reagem e unem-se naquele momento para evitar que trolls como Juve Leo (aka, HM) ou AMS Matias destruam o que muitos fazem.

O nível de influencia de congressista como o PretenderHT para uma discussão saudável não consegue anular discussões de imbecis, que tu apanhas sempre no Congresso.

Eu ainda não percebi se este artigo é de troll ou se tu acreditas mesmo nas barbaridades que aqui descreves.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 04:09

Se não representam, deviam representar, mobilizam-se para as presidenciais, mas estão se a cagar para o congresso. É essa responsabilidade que ninguém quer assumir.

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,047, 14:23

A culpa é sempre do Medeiros ... é tramado! Medeiros porque não foste po congresso?

donnisinnod
donnisinnod Day 2,047, 01:38

Tens de analizar individualmente quais sao os congressistas responsaveis pelo mau funcionamento do congresso e a partir pode-se responsabilizar os PP dos partidos se esses ¨maus congressistas ¨ voltam a repetir mandato .

Falaste do caso do P.O.R.R.A.D.A e do PretenderHT . Nao posso estar de acordo com a tua opiniao , pois se o P.O.R.R.A.D.A , mes apos mes( embora nao seja dos partidos com mais militantes) é o Partido que consegur eleger mais congressistas é porque já tem um historial de bons congressistas e de bom trabalho no congresso e por isso os cidadaos confiam nesse partido para fazer boa figura no congresso ..

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 04:08

A ultima questão não é dirigida apenas ao PORRADA, o que tu consideras de historial de bons congressistas, eu considero um peso significativo de responsabilidade pelo estado actual do congresso. E que se o congresso está como está, em é em grande parte devido a estes congressistas para o bem ou para o mal. Só porque identificas nalguns deles bom trabalho, o facto de não se mobilizarem para produzir mudança torna esse trabalho irrelevante face aos problemas do congresso.

jotapelx
jotapelx Day 2,047, 11:46

Deves ser mesmo muito novo se acreditas nisto que estás a dizer... Para além de muito incoerente com os teus ideais políticos.

Tu advogas por um lado por uma política libertária. Por uma liberdade de pensamento individual em vez de uma política de grupo. E depois responsabilizas cada um dos "lideres" políticos por não serem capazes de disciplinar ou "orientar" oponentes (muitos deles Trolls, ou simplesmente demagogos populistas).

O falhanço do Congresso está mais relacionado com a dificuldade em "impor" um conjunto de regras de debate político, em que o bom senso tem de imperar, isto é, pode haver e é salutar que haja discordancias entre congressistas/partidos o que não é saudável é que as regras de debate sejam sabotadas seja por ataques pessoais, por "leaks" em matérias privadas, por propor leis avulsas sem discussão prévia.

Se não existem normas sancionatórias no jogo, o Congresso necessita de pessoas suficientemente crescidas para saberem debater de forma saudável, enquanto isso não acontecer é quase impossível de ter um Congresso funcional.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 13:53

Não, eu não responsabilizei grupos, mas antes os indivíduos e principalmente os indivíduos que mais influência têm pois o facto de deterem esse poder tem essa responsabilidade. Aqui não se trata de impor nada a ninguém mas de mobilizar pessoas e definir prioridades. Achas mesmo que para a maioria dos congressistas que indiquei que o congresso é uma das suas prioridades quando jogam erepublik? Ou será que a maioria deles está se pouco lixado para o que se passa no congresso, e optam antes por se dedicarem a outras tarefas.

"com a dificuldade em "impor" um conjunto de regras de debate político,"

É precisamente isto que estou completamente contra, não é a impor coisas sobre indivíduos que vais produzir resultados positivos. E acho piada a colocares "impor" porque o que queres dizer mesmo é que se pudesses metias os cidadãos em "e-cadeias" ou se por exemplo o congresso pudesse serias o primeira na fila para banir cidadãos do jogo e puni-los.

Julio de Matos
Julio de Matos Day 2,047, 02:03

concordo em parte. o actual problema do congresso e do país é discutir sintomas como listas e congressistas em vez de discutir doenças que são a burocracia e lentidão dos processos legislativos.

este artigo não é excepção nem traz consigo nada de novo.

- quanto à coligação entre o porrada, o prd e o pcep/mr, como carece de fontes considero-a uma opinião.
e como já expliquei várias vezes, acreditar que o céu é vermelho não o torna vermelho.

- quanto à utilidade da lista negra e a relação directa entre a constituição, darei a minha opinião e apresentarei os dados para a sustentar no relatório semanal da proxima terça

Julio de Matos
Julio de Matos Day 2,047, 02:50

há que deixar também aqui uma reflexão interessante e o porquê das regras não serem fortemente contestadas no congresso: porque é só a minoria que as põe em causa.

sendo assim diz bastante sobre o risco de tomar a parte pelo todo.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 04:16

Bem eu referi essas doenças, penso que a esta altura do campeonato qualquer um é capaz de as identificar, o problema passa pela apatia dos que detêm posições de liderança, como os que indiquei. E se há responsáveis por essa apatia, são a maioria destes coingressistas que optam por garantir apenas os 5 Gold em vez de fazerem muito mais do que isso. Votar uma ou outra vez, responder a um ou outro tópico não basta, é preciso que façam frente aos problemas do congresso.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,047, 02:40

Concordo que o Congresso tem sido irresponsável em vários momentos e que é culpado de alguns maus momentos deste país, no entanto é facil de ver que isso é o espelho da comunidade que no geral também tem agido dessa forma. O Congresso não pode ser considerado a "besta negra" quando o Governo e o comum cidadão agem da mesma forma.

Também não concordo com a extrema burocracia mas acho piada que o autor deste artigo venha criticar essa mesma burocracia qundo ele próprio apresenta propostas, como a das FAP, enterradas numa burocracia extrema. Haja coerência.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 04:13

Lá vem os apelos à desresponsabilização. E deixares de mentires só porque não tens como me atacar? As minhas propostas tem sido sempre no sentido de desburocratização, só não percebe isso quem anda apanhar sapos do ar.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,047, 04:30

Atacar? Tem estado à vista de todos que está em pleno ataque desde que chegou ao jogo. Já atacaste tudo e todos por aqui, as FAP, os Governos, os Partidos, o Congresso, enfim... uma panóplia de ataques, muitas vezes com argumentos válidos mas outras desprovidas de qualquer senso.

É impossível teres um Congresso viável quando os membros que a isso estão dedicados se apresentam em minoria. Por mais que tentes é e será sempre condenado ao fracasso. Em Portugal tudo gira à volta de um problema que não é de agora, é de sempre: a falta de elementos válidos em quantidade suficiente para que as boas práticas passem de mão em mão. Tens durante 1 ou 2 meses vários elementos que trabalham bem e com afinco mas depois quando querem passar a bola e afastar-me um pouco não existe elementos do mesmo calibre que os substituam.
Esta problemática é transversal à nossa sociedade e tem-nos acompanhado ao longo dos tempos. Foram já varios os bons projectos que caíram após os seus pensadores terem seguido outros caminhos.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 04:48

"um Congresso viável quando os membros que a isso estão dedicados se apresentam em minoria. "

Nisso concordamos, e é exactamente essa apatia a que me refiro. Mas há que responsabilizar os congressistas que mais influência e poder têm no congresso, estes é que deveriam garantir a manutenção das boas práticas, e em conjunto com Presidentes de Partidos garantir que a tendência fosse para melhorar o calibre e o número de membros dedicados ao congresso, em vez disso as prioridades têm sido outras para estes. Não tem havido qualquer preocupação por parte destes congressistas e Presidentes de Partidos por gerar a mudança necessária no congresso. Afinal de contas para as presidenciais foram coligações e uniões, existem equipas extensas de inúmeros membros empenhados e que produzem trabalho bem mais moroso e complexo do que o que se exigi do congresso. Contudo para este onde existem membros vindos de 5 Partidos do Top5, continua-se a não se fazer nada ou quase nada.

Eunito
Eunito Day 2,047, 07:32

Não estou na lista negra!
xenoCONGfobia

Carlos alex36
Carlos alex36 Day 2,048, 13:13

olha eu tou
e o CP queria me meter novamente na lista negra

Jack Pirate
Jack Pirate Day 2,047, 08:32

Acho que há uma confusão entre as responsabilidades do congresso e as do CP. Fui congressista pelo PORRADA e com orgulho pois trata-se de um grande partido. No entanto o que denoto é que há falta de organização entre os que são nomeados congressistas e o partido que os elegeu. No congresso também deveria haver grupos de trabalho diferentes, tais como finanças e economia, Diplomacia e cidadania, justiça e «policiamento». Andarem todos ao mesmo não tem cabimento. Acho também uma vez mais que os erros dos congressistas devem ser passados aos seus partidos. Estes, os partidos, devem ser castigados sempre que um dos seus congressistas cometer um erro daqueles que todos sabem quais são.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 14:08

Não basta identificar erros, há que se exigir que haja mobilização, e que se combata a apatia que afoga o congresso. No fundo o congresso tem que ser encarado de outra forma por todos estes congressistas.

Magnus Yankee
Magnus Yankee Day 2,047, 08:37

Não posso deixar de reparar que metes o antigo MM e o novo MND como se fosse tudo a mesma coisa, lamento mas perdes crédito no teu estudo por forçares estas análises.

Mais do que uma troca de PP existiu uma troca de linha e de equipa. Prova disso é a aposta do MND em recuperar elementos que saíram do antigo MM por divergências, procurarmos fusões com partidos mais pequenos, incentivarmos o regresso dos nossos emigrantes para Portugal. Fica evidente que o MND pouco tem de MM.

Quanto ao congresso, temos sido activos e se pensares que poucos são os lugares de congressistas que temos, algo encarado como normal já que estamos no primeiro mês do projecto e somos jogadores relativamente pouco conhecidos, fica difícil conseguir fazer rotação, mas mesmo assim o nosso PP cedeu o seu lugar de congressista e incluímos um membro que consideramos de valor o Sucateir0 militante do Partido Portugal, sem nunca termos falado de votos.

Análises fazes as que entenderes, mas não posso deixar de discordar da insinuação que fazes sobre o MND, até porque proporcionalmente somos de longe o partido mais activo em congresso.

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 14:06

Acho que o MND ainda não produziu essa diferença que afirmas haver, eu apenas por simplicidade meti tudo no mesmo pacote, mas não quer dizer que sejam, e a ser verdade que de facto são uma força activa no congresso contrastando isso com o facto de deterem pouco influência e serem poucos, tem assim uma responsabilidade (e influência) menor face a outros congressistas e presidentes de partidos, nomeadamente o PRD, PORRADA, PR. Eu aqui não estive a ver quem fez mais ou menos, mas a identificar quem são os congressistas que mais responsabilidade têm pelo estado actual do congresso, e repara que nenhum do MND se apresentou no topo da lista dos responsáveis, com a excepção do Carlos.

Magnus Yankee
Magnus Yankee Day 2,047, 14:40

A diferença que reclamas e difícil de se conseguir quantificar em menos de um mês, mas temos aberto tópicos no congresso, participado nos debates.

Na sociedade civil temos lançado inúmeros artigos de opinião, comentamos bastante os artigos de outros jogadores e procuramos ter uma posição definida.

Quanto ao Carlos, tu próprio admites que apenas ele repete, coisa que nem acontece este mês. Procuramos rodar, mas sejamos honestos se pretendemos ser activos e garantir um determinado de grau de qualidade e experiência com 5 lugares é complicado e mesmo assim temos arranjado uma formula com algum custo.

Nem 1 mês temos e este é a nossa primeira eleição, fazemos o nosso melhor, mas não fazemos milagres e é normal que sejamos menos votados, sendo menos conhecidos

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,047, 14:47

"tu próprio admites que apenas ele repete" eu não disse nada disso. Aquela lista meti como critério mínimo ter repetido 3x como congressista pelo menos (ou PP uma vez ou CP), existem outros repetentes no MND que estavam no MM antes, como Jonas73 PT, Joao Mirra, e tu por exemplo. Mas não sei porquê esta tua fixação por terem ou não repetentes, isso não quer dizer que seja algo positivo ou negativo, pois se são repetentes e têm de facto mantido uma contribuição positiva, vejo de bons olhos que sejam repetentes. Grave são os casos em que há repetentes que nem devia ter sido escolhidos da primeira vez quanto mais da segunda.

nuno258
nuno258 Day 2,047, 08:45

v

joao97
joao97 Day 2,047, 13:44

Não li tudo mas votei pelas imagens

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,047, 14:23

"Há que responsabilizar os congressistas, presidentes de partidos e do país por esta situação. São estes que têm neles depositada a confiança dos portugueses, são estes que se tem candidatado para preencher estes cargos e responsabilidades."

Mais nada!

Não desculpem a vossa incompetência.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,047, 15:53

A vossa incompetencia? Então não foste também CP, Congressita e PP? Devias dizer " Não desculpem a nossa incompetencia".

Apoias responsabilizar todos os que tiveram cargos de decisão menos tu que estás acima de qualquer suspeita ou responsabilidade.

É isto o caracter de um candidato a CP?

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,047, 16:08

Muito gostas tu de mudar o cenário rapidamente.
Mas eu este ano fui Congressista ou CP?

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,047, 17:24

Foste CP numa altura em que Portugal vivia o mesmo momento que vive agora de grandes dificuldades. Tu e tantos outros não se podem limpar e apontar dedos.

Quem te ler por aqui até pensa que governaste Portugal numa odisseia gloriosa.

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,048, 13:24

Sim, foi com muita mas muita glória, não andamos a prostituir-nos para espanha.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,048, 15:52

Pois não. Andaste "só" a encher a barriga a MUs privadas com tanto dano que compraste para tudo ficar na mesma quando era certo e sabido que assim iria ser.

Peço então desculpa por te ter incluído sem razão, não tens responsabilidade nenhuma nas más Governações ao longo já de um ano ou mais. Todos os outros foram horriveis mas tu foste o maior.

pr3t3nd3rPT
pr3t3nd3rPT Day 2,047, 14:36

Já tou como o Alvaro a uns tempos atrás... 30s de atenção... xD

Voltini
Voltini Day 2,047, 15:32

bom artigo, votado

HK416
HK416 Day 2,047, 17:13

OH Mar salgado! quanto do teu sal saõ lágrimas de Portugal? ... \o/

Carlos alex36
Carlos alex36 Day 2,048, 09:45

este artigo e mesmo de uma pessoa que nao tem acesso ao privado
de que vale ter 10 ou 9 congressistas a representar um partido se apenas 3 ou4 vao ao forum?
se tivesses acesso ao privado ias ver que muito do que tu dizes nao faz sentido

ps: MM é uma coisa MND é outra la porque tu achares que podes meter os dois no mesmo saco isso faz que seja verdade

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,048, 09:54

Só porque não tenho acesso ao fórum privado não quer dizer que os congressistas mencionados não tem uma responsabilidade maior pelo estado actual do congresso. Pelos motivos já indicados. A questão é, qual destes congressistas tem cumprido o seu dever ou não. E se o congresso está como está certamente é porque vários destes não o fazem.

Carlos alex36
Carlos alex36 Day 2,048, 09:56

dou te um exemplo pratico
40 congressistas no forum respondem 25

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,048, 10:01

É precisamente disso que falo, e sabes me dizer quais desses estão também nessa lista?

Carlos alex36
Carlos alex36 Day 2,048, 11:12

da lista que meteste ai 3 ou 4 jogadores que se vi 1 post deles ja acho que é muito

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.