A história do eRepublik: a versão beta

Day 1,686, 13:41 Published in Brazil Brazil by Biot Savart


Depois de alguns dias bem movimentados, decidi passar um tempo pesquisando imagens e artigos da mídia internacional para explicar um pouco sobre como algumas das versões do eRepublik funcionavam e quais eram as suas peculiaridades, mostrando fotos de como era o jogo antigamente.

O artigo ficaria muito grande se eu falasse de todas as versões do eRepublik de uma vez só, então preferi separá-las e fazer uma série: beta, v1, Rising e atualmente. Particularmente falando, achei que ficou bem legal. Espero que vocês também achem.



Assim como um projeto do Google, a versão beta foi inaugurada junto com o eRepublik, em 20 de novembro de 2007, também conhecido como Dia 0 do Novo Mundo. Durou até 12 de outubro de 2008, quando recebeu sua primeira grande modificação, a v1.

O visual do jogo era completamente diferente e, cá entre nós, bem mais bonito, uma pena que eu só comecei a jogá-lo no fim de 2009. A minha maior rejeição contra ele era o fato de não possuir uma versão em português, apenas em inglês e, futuramente, outras poucas linguas mais.


Tela de login da época.


Página inicial do eRepublik.

Dava pra saber quando um jogador havia lido ou não uma mensagem enviada por você e, caso ainda não tivesse, era possível para apagá-la! Além disso, tinha como enviar uma mensagem para todas as pessoas da sua lista de amigos de uma só vez. (Eu até entendo retirarem esse recurso por causa do spam, mas bem que podiam botar algo parecido para os presidentes dos partidos. Sinto muita falta.)


Um pouco mais abaixo, ainda na página inicial.


Algo que parece ser a home, só que um pouco diferente.


A mensagem de Plato quando o jogo entrava em manutenção. Sem querer ser saudosista, mas é muito mais bontia que a de hoje.

Na época do Beta, o inventário era infinito. Você tinha o espaço para cada um dos produtos e todas as suas qualidades (que na época, a maior era Q3, sendo a Q4 implantada no fim dessa fase).


Como você via seu próprio personagem.

Outra curiosidade era o Holiday Mode. Se você fosse viajar, se mudar, o computador ou por qualquer outro motivo, você poderia hibernar a sua conta. Ela não precisaria comer para estar viva, mas você também não poderia lutar, votar, gerenciar suas empresas e nada do gênero. Você poderia estar "de férias" sempre que quisesse, mas com um limite de um mês. Ultrapassou disso, seu personagem voltaria pro jogo e começaria a perder wellness, até chegar a zero e ele morrer.


Sua conta, de novo.


Outras informações do perfil.


Os pontos do seu jogador.



Por muito tempo, desde o fim da versão beta, os jornalistas não podiam mais ver quantos assinantes seus jornais tinham. Já faz um tempo que esse recurso voltou, mas é algo que faz a gente se perguntar por que diabos tiraram.

Nessa época, era possível publicar os vídeos no YouTube direto no artigo. Infelizmente, Plato deu um tiro no pé e tirou esse recurso.


O visual dos artigos na época. Bonito, não?


Como ficava.


Ranking de notícias na página inicial. Voltou a existir há pouco tempo.



Uma parada muito interessante da versão Beta eram os prefeitos das cidades! As eleições ocorriam sempre nos dias 20 de cada mês e, para ser um candidato, você deveria ser escolhido pelo presidente do seu partido para disputar as eleições. Além disso, você deveria residir naquela cidade. Ah, e se você fosse eleito, não poderia se mudar pra nenhuma outra cidade de nenhuma outra região também.

Os prefeitos podiam definir impostos da indústria e das casas, comprar hospitais para as suas cidades (os hospitais eram um recurso muitíssimo importante nas primeiras versões) e promover diferentes atividades, como loterias e campanhas para aumento da população.

Uma curiosidade é que, diferente de hoje, se, nas eleições, os candidatos tivessem o mesmo número de votos, o critério de desempate era a idade do jogador, e não sua experiência!

Os prefeitos foram removidos já na v1 (a versão subsequente), mas Plato (na época chamado vulgarmente de "Os Admins") sempre deixou claro a possibilidade da volta destes cargos executivos. Algo que, pelo menos pra mim, sempre me empolgou.


Lista de congressistas.

além dos prefeitos, outra "novidade" era que os partidos tinham que pagar um aluguel mensal. Com a vinda da v1, isso não era mais necessário, mas ainda existia o cofre, que era usado para a compra de publicidade de artigos. Há algum tempo já os cofres foram retirados do jogo.


Dados da região.


Dados políticos do país.


Administração do país.


Um pouquinho mais da aba dos dados do país.



No módulo econômico, os empresários enviavam uma mensagem aos jogadores para que eles trabalhasseme em suas empresas. Além disso, não era possível comprar moedas locais de outros países pelo mercado monetário. Precisava-se visitar aquele país.

Isso sem falar do fato que, como já disse anteriormente, a qualidade do produto ia até Q3. A Q4 surgiu já no fim do Beta.


A visão de sua empresa.


A empresa da qual você, pobre proletário, trabalha para o seu patrão opressor, dono dos meios de produção e blá, blá, blá.


Criando sua própria empresa.



O primeiro módulo militar foi criado apenas cinco meses após o lançamento do jogo, no dia 07 de abril de 2008.

Já que falamos sobre a área militar, vamos lembrar um pouco aqui como as coisas funcionavam. Diferentemente de como é hoje, no Beta e na v1, a escala de força possuia outra proporção. Nos primeiros dias, você ganhava 0,04 de força e, conforme ela ia crescendo, seu ganho com treino diário diminuia, até que chegava a 0,01 por dia. (Para saber os números melhor, veja na Wiki.)

Os ranks militares eram completamente diferentes dos atuais. Existiam apenas oito, sendo que o maior não era o God of War, mas sim o Field Marshal. Você subia gradativamente conforme o número de vitórias nas guerras.







Como vocês podem notar, eu apenas pesquisei as informações, recolhi as imagens e organizei o artigo, mas absolutamente nada que está aí eu saberia ou conseguiria trazer pra cá se não fosse a ajuda da Carol do Cerrado, Olorum, Arthur13, Sulejmani, Gulitiwi e Junecaz. Eles me ajudaram seja dando informações, imagens ou me mostrando lugares onde eu conseguiria essas coisas. (Nem todas as colaborações entraram nesse artigo, mas entrarão nos próximos.)

As minhas referências são diversas. Primeiramente, este tópico lá no fórum, sobre os módulos militares, herança do Junecaz com a ajuda de muitos outros membros. Em segundo lugar, as séries Você sabia? #1 e #2, do atual presidente, Gulitiwi. Outro artigo fundamental foi o de comemoração de 4 anos do PDB, liberado pela Carol do Cerrado.

Na mídia internacional, este artigo, de mais de dois anos atrás e este, que deu a ideia desta nova série me ajudaram bastante!

Obrigado a todos e até a v1!