[CC] Reflexões + Missão dos 25 Comentários

Day 5,617, 17:47 Published in Brazil Switzerland by Mirai Trunks
Capsule CORP.
eBrasil: dia 07 de Abril de 2023 - dia 5.617 do Novo Mundo


Olá à todos amigos eBrasileiros,

antes de mais nada gostaria de me apresentar e expor alguns pensamentos meus sobre o estado atual do módulo midiático do jogo. Bem, não sou o Ichi Nii que alguns conheciam (mesmo porque o Ichi é um personagem do anime Bleach, ora bolas), mas também sou um jogador antigo que já foi bastante ativo em alguns momentos e que também já desanimou do jogo algumas vezes, o que me fez dar algumas pausas e minha eVida acabou tendo diversos picos de atividade ou inatividade. Aqui fiz diversos amigos que sem dúvida tiveram papel chave em eu ter durado tanto tempo num joguinho de browser que à primeira vista para alguns pode ser bem tosco e sem graça, e definitivamente não tiro a razão dos que pensam assim, pois a real graça de um jogo como este não está em gráficos, mecânicas ou em competitividade como em outros jogos, nem mesmo nas atualizações com novas features ou eventos (que por sinal faz tempo que o Plato não lança um legal), a real graça estava na forma como as interações sociais entre os jogadores aconteciam, pois a maneira como era levado à sério o roleplay, sempre tentando simular nos mais ricos detalhes possíveis (isso dentro do que o Plato nos fornecia), os comportamentos de uma sociedade, sempre foi algo que me encantou e me prendeu no jogo nos meus picos de atividade.


Mas o que fazia esse roleplay ser levado tão à sério? Bom, seria muita desonestidade não citar o fato de que é muito mais fácil manter o RP quando a quantidade de jogadores é mais numerosa, pois sempre teremos os papéis nas discussões sendo ocupados e com as ligações entre aliados de grupos políticos sendo mais comum, é muito melhor conseguir ser ativo, pois sempre senti que quando um novo grupo político ou militar se iniciava, as interações entre os amigos daquele grupo influenciava-os e existia quase que um efeito de bola de neve no crescimento do nível de engajamento daqueles jogadores com o jogo, independente se no módulo político ou militar. Posso citar alguns episódios capazes de exemplificar o que estou dizendo, tais como a fusão das MUs C.A.T Brasil e HUE HUE BR, formando assim a CAT HUE que mais tarde viria a se tornar a atual Flying CATs, ou até mesmo a época de atividade do partido NERD, partido esse que nunca fiz parte, mas era admirável o engajamento dos seus membros com o jogo, com a cúpula do partido sempre criando eventos de interação para toda a comunidade eBrasileira, o que refletia numa taxa de participação grandiosa do partido em eleições do congresso por exemplo, como víamos sempre nos finados relatórios de eleições do também quase finado MdC.


Mas onde quero chegar com isso é na seguinte pergunta: Onde acontecia essas discussões? Bem, para se falar a verdade em diversos lugares, por exemplo no arcaico IRC mas sempre lembrado pelos mais saudosistas, ou nos grupos de WhatsApp ou Telegram, ou até mesmo no saudoso fórum do eRepublik Brasil. Mas ao meu ver as maiores e mais importantes delas aconteciam no módulo midiático do jogo, mesmo que determinado player não tivesse jornal ou não fosse um escritor assíduo, provavelmente não seria raro o ver participando de alguma discussão sobre os mais derivados assuntos da nossa sociedade. Como não lembrar das imensas conversas e trocas de farpas entre players como DARTH CLAUDIO, Bonna, Paul Warfield, Dio Vigon e diversos outros em comentários de artigos de nossa comunidade? DARTH CLAUDIO desses o único que ainda persiste no nosso jogo, que embora eu já tivesse discordado bastante dele no passado, é algo admirável em um jogador tão antigo, por isso nunca consegui entender quem desejava que o mesmo parasse de jogar, pois era e ainda é um dos únicos que ainda dá uma pouca graça no eBrasil.

Dito isto, tive essas reflexões ao ver as missões da minha barra lateral e me deparar com a de Jornalista Júnior que consiste em receber 25 comentários de players diferentes em um artigo de jornal, comecei a lembrar o quanto que era fácil conseguir completá-la em tempos de outrora, basicamente só o que era necessário era uma frase pedindo ajuda e quem sabe um colírio pra convencer os mais resistentes rsrs, pois não era preciso se aprofundar muito quando a mídia já estava tomada de bons jornais e bons jornalista, posso citar alguns como o polêmico Manuscritos do Lado Negro do próprio DARTH CLAUDIO, o The Black Sheep do Dio Vigon, o Gazeta da Tarde do Rick Adams ou o The Lab do Stor Vali, certamente fui injusto esquecendo de diversos jornais que movimentavam nossa mídia, mas impossível não ser quando tínhamos tantos exemplos. Como não lembrar de eventos importantes da imprensa como as edições do Jornalista de Ouro do jornal do MdC, ou o curioso fenômeno do jornal O Bushido do player Mattsumoto? Para quem não se recorda, O Bushido era um jornal que fazia artigos sobre os bastidores da política brasileira, o mesmo tinha informações da cúpula de todos os partidos do top 5 na época e era muito legal quando saía um artigo novo e as teorias da comunidade para saber quem era o tal player Mattsumoto.



Onde estão esses bons jornalistas e esses marcantes episódios? É notório a diminuição no número de players, mas parece que a quantidade de jogadores cai em queda linear enquanto que a participação no módulo jornalístico cai de maneira exponencial. Lembro o quanto era difícil atingir o top 5 de artigos da mídia brasileira e quando atingia, quando muito, ficava lá por 3 ou 4 dias, enquanto que atualmente temos um artigo com a ótima letra da música Never Gonna Give You Up do Rick Astley que ficou lá por meses e meses rsrsrs, com isso não queria fazer apenas um simples artigo com uma frase pedindo 25 comentários, e decidi além disso começar um jornal na mídia falida desse jogo já quase tão falido quanto, aqui não pretendo falar muito de acontecimentos atuais visto que praticamente nada acontece de legal atualmente, pretendo lembrar de alguns momentos saudosos do jogo tenha eu participado ou não e, quem sabe, falar de acontecimentos off-game de assuntos da RL.


Dito isto, peço a ajuda de vocês com um simples e único comentário e quem sabe até mais que isso com um voto, endorse ou assinatura. 🙂





Atenciosamente, Gustavo.