[TB] Eleições Presidenciais com candidato único?

Day 1,107, 19:46 Published in Brazil USA by Cavalcanti



Editorial
Eleições Presidenciais com candidato único
Oposição sem força para lançar próprio candidato




Editorial

Olá a todos mais uma vez. : 3 Nos últimos dias várias discussões foram realizadas no fórum, inclusive de temas importantes sobre regiões brasileiras, novos recursos e mudanças nos impostos. Ninguém jamais terá sucesso no eRepublik sem participar do jogo em si. Cadastre-se no fórum eRepublikBR e fique atento às discussões realizadas. ^_~



Eleições Presidenciais com candidato único

Ao menos é o que tudo indica. Já estamos a 3 dias das eleiçõese até agora apenas um candidato se pronunciou e oficializou a sua candidatura. Sulejmani, do PDB, está concorrendo a sua segunda eleição para Presidente do Brasil, já tendo exercido o cargo de Presidente no mês de fevereiro deste ano.

Curiosamente, nas eleições de fevereiro não houve nenhum outro concorrente de nenhum partido do top10, sendo o PIL um dos partidos que apoiaram Sulejmani.


Sulejmani, candidato único?

A ANP tem Joao Unger, um cidadão com menos de 2 meses de jogo mas já eleito congressista, como seu candidato a presidência, mas nenhum artigo foi publicado, o que nos impossibilita de saber se é uma decisão oficial ou só para ganhar visilibade mesmo.

O PM tem como seu candidato a presidência Harpia Brasil, mas assim como a ANP, ainda não saiu nenhum artigo oficializando a tal candidatura, portanto é impossível saber se é um real candidato ou alguém apenas para ganhar visibilidade. Algo curioso digno de nota: Harpia é o presidente do Partido Militar, mas descreve-se como um "pacifista (...) opositor da violência". Paradoxo?

Edit: Como comentaram, a candidatura de Harpia não é séria.

O PIL não se pronunciou, mas a Maria Alice Vergueiro falou no fórum eRepublikBR que o PIL jamais apoiará o PDB e ODIN novamente. Mesmo assim não sabemos se foi só um surto de superioridade da MAV (que vai contra o princípio de igualdade do próprio partido) ou se todos do PIL realmente compactuam com esse pensamento.

O ODIN ainda não definiu candidato, mas é provável que apoie o candidato do PDB à presidência dada a aliança informal entre os dois partidos de longa data.


Quatro dos cinco partidos top5 ainda não oficializaram candidatura/apoio



Oposição sem força para lançar próprio candidato

Os chamados "partidos de oposição" - PIL, URB e ANP, todos em declínio à exceção do ANP que cresce a taxas razoáveis - sofreram uma dura derrota nas últimas eleições congressionais, nas quais a ANP elegeu seis congressistas, o PIL elegeu apenas um único congressista e a URB, fora do top5 desde a sua criação, não elegeu nenhum congressista sequer.



Com a derrota nas urnas do dia 25 de outubro, fortalecida por dois governos que não chegaram ao fim por falta de tempo e comprometimento de seus presidentes, a oposição se encontra sem forças o suficiente para lançar seu próprio candidato, fato ocorrido pela última vez a duas eleições atrás.

Devo adicionar agora, uma parte estritamente contendo a minha opinião: É lamentável que os candidatos oficializem suas candidaturas tão próximo das eleições. Debates ao vivo no IRC onde cada candidato pudesse discutir suas ideias e questionar as políticas dos outros são inviáveis dado o curto intervalo entre a oficialização de suas candidaturas e as eleições em si.


Debates fazem falta, mas sem esses dois tervergisando

Caso algum candidato de um grande partido oficialize sua candidatura, algo que eu duvido, é muito improvável que aconteça um debate simplesmente pelo pouco tempo restante. Tendo morado em diversos países, com tamanhos semelhantes ao do Brasil e tendo cidadanias destes - EUA e Canadá principalmente -, pude ver que lá todos os partidos oficializam seus candidatos ainda no mês anterior à eleição. Com isso eles tem tempo para publicar diversos artigos com suas políticas para a economia, militar, relações exteriores, social, congresso e afins.

Com diversos artigos publicados sobre temas distintos, as propostas políticas podem ser melhor explicadas e os cidadãos podem perguntar com maior especificidade sobre um determinado tema. Sem falar que, com os candidatos "certos" para as eleições, é bem mais fácil arranjar um debate ao vivo no IRC disponível para todos.

Por isso eu gostaria de deixar uma sugestão: partidos, oficializem seus candidatos para as eleições de janeiro ainda no mês de dezembro! Ninguém tem nada a perder, a menos que algum partido não tenha convicção em seu candidato e queira tornar seu contato com o público o menor possível. Alguém discorda? : D



Participe do Fórum eRepublikBR!
Chat #EBR
Prestações de Contas do Congresso