[Portugal e Brasil] - A conspiração posta em prática

Day 1,820, 08:29 Published in Portugal Portugal by Lucifel


Saudações a todos,

É com alguma tristeza que me deparo com links como este: Artigo do Vigoncalves86

Aquilo que de mais negativo existe em artigos como este, é que o objectivo último é tentar confundir duas populações de Países que falam a mesma língua, e do qual até muito recentemente não havia qualquer tipo de razão para desdém ou de "ódios" infundados.

Quando jogadores como o Vigoncalves86, que têm acumulada alguma experiência, são capazes de fazer uma análise tão leviana e de baixa qualidade, acabo por pensar que não só a idade não é um posto, como alguém que pode aparentar conhecer o jogo, no fim de contas afinal não conhece.

[Um pouco de História]

Fora do conceito do jogo, o vigoncalves86 pareceu-me não se ter expressado correctamente em termos históricos, senão vejamos:

- Tratado de Tordesillas foi assinado em 1494;

- Descoberta do Brasil por Pedro Alvares Cabral em 1500;

- O Tratado estabelecia a divisão das áreas de influência dos países ibéricos, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e à Espanha as terras que ficassem além dessa linha.


Eu não sei o que está estabelecido nos manuais escolares brasileiros, mas acrescento desde já a informação que o Tratado de Tordesillas não foi de todo inocente pautado nas 370 léguas, pois Portugal alegadamente já tinha conhecimento da existência de um continente por explorar (actual América do Sul) e quis assegurar que teria direito a extender o seu Império nesse local.


De acordo com o Vigoncalves86 resta-me apenas "(...) conseguiram, apesar de sua inferioridade numérica, expandir seu território colonial na América do Sul por longos milhares de quilômetros mais à oeste do Tratado de Tordesilhas original (...)", já é qualquer coisa tendo em conta o que é escrito a seguir é bem mais desolador.


[As Relações entre Portugal e Brasil na eHistória]


Portugal e Brasil asseguravam uma das alianças mais antigas e dada a proximidade cultural e linguística, foram desde tenra idade comunidades colaborantes em diversos cenários e campanhas estratégicas. Dessa colaboração há que reconhecer que embora a menor população, Portugal se bateu nas batalhas em que era chamado, bem como sempre pautou uma posição internacional de defesa dos seus aliados sem ter receio das possíveis consequências que daí adviessem (o Brasil foi um dos Países que Portugal defendeu).


O Brasil não foi excepção, e também durante um longo período apoiaram e respeitaram Portugal como um País irmão e semelhante em respeito.


As coisas começaram a mudar, quando o Brasil apresentou uma natural exaustão nos conflitos dos Balcãs, que de tão longo e eternos como a vida e a morte sem solução à vista. Dentro deste evoluir de situações, estavam o Brasil e os USA na TERRA a lutar contra a Espanha, quando a situação mudou e a paz foi assinada entre os 3. De entre os termos que foram acordados, nenhuma referência foi feita pelo Brasil em proteger Portugal, o que surpreende tendo em conta que a Espanha não só tinha todo o interesse em nos invadir, como também ao assinar um N.A.P., estaria o Brasil de mãos atadas para intervir ao nosso lado.


Portugal que contava com um Império de 15 Regiões estando no top10 do eRepublik no ranking de Impérios Coloniais, contando com Bónus de Comida e Armas de 60%, viu-se numa mudança geoestratégica sem ter sido tido nem achado a respeito do futuro de uma região tão problemática como a Península Ibérica.


O Brasil acabou por deixar a TERRA, Portugal permaneceu na EDEN.


A população brasileira demonstrou em algum número considerável um certo agrado pelo declínio de Portugal, a população portuguesa atónita pelo evoluir dos acontecimentos não puderam deixar de se sentir deixados para trás e traídos numa relação que em anos de construção, estava a ruir em poucas semanas.


Seja feita justiça no mundo, existem boas e más pessoas, brasileiras ou portuguesas, existem sempre coisas de que não gostamos ou que não apreciamos, e sei bem que várias queixas foram manifestadas pelos brasileiros nos seus media, de mensagens e comentários que exaltavam a população ou provocavam em vários sentidos.


Posto isto, e obviamente não concordando com a abordagem, se há algo a condenar é a demonstração de falta de respeito, em classificar os portugueses de ratos. Relembro num passado recente, a proposta de lei americana na qual a área de debate era uma imagem no qual retratavam o Brasil como um gorila, facto que foi oficialmente repudiado pelo Governo Português.


De entre estas atitudes, o que penso que deveria servir de conclusão, é a de que o Governo Brasileiro foi pressionado e influenciado junto dos seus próprios media a agir e reagir contra Portugal, sem contudo procurar junto do Governo Português a posição deste e do seu País, que não tinha (e não se revia) em nada do que cidadãos isoladamente faziam em jeito de provocação ou "trollanço".


Por fim, deixando de parte toda a seriedade do texto, fica um cartoon que retrata a minha visão da situação:



Cumprimentos,

Lucifel