[OdA] Evitando o "dedo nervoso" - 4 Dicas para Congressistas

Day 1,897, 20:20 Published in Brazil Brazil by SEP II


Olá a todos,

Direto ao ponto:



NE CHINA e NE BRASIL

O NE na China foi mais uma vez um alerta que nosso Congresso continua com problemas de preparo e organização.

Como todos sabem a China mandou NE no Brasil pouco tempo depois que tivemos fronteira com eles. Nisso o nosso CP mandou lançar o NE do Brasil contra a China, corretamente na minha opinião.

Não citarei o problema do NE chinês ter ficado zerado nas primeiras horas, contudo, o que me chamou a atenção foi o costumeiro despreparo dos congressistas do eBrasil.

Isso porque não houve uma manifestação oficial do governo (o NE foi lançado com base em um pedido do CP que sequer foi feito no fórum) e não houve maiores informações até a metade do dia seguinte.

Com isso, o normal de qualquer congressista seria segurar seu voto e averiguar o que estava acontecendo, mesmo assim, um quarto dos congressistas brasileiros (10 congressistas - 9 a favor e um contra) votaram nos primeiros minutos da proposta sem qualquer informação oficial do governo ou tópico em discussão sobre o caso no congresso.

Em que pese não ter havido consequencias muito grave, (vez que o NE Chinês passou e aqui também, bem como essa guerra parece que vai ser rápida caso não tenhámos muito auxílio e será fechada em alguns dias) fico pensando que mantemos nosso terrível erro dos congressistas terem o "dedo nervoso".


(foto do "dedo nervoso" praticando suas artimanhas)

Por isso, tinha preparado umas dicas básicas para o Congresso aqui nos meus arquivosfaz um tempo e decidi publicar para que os nossos congressistas possam avaliar cada proposta devidamente e com consiência, além de rever o que fez corretamente ou não na aprovação desse NE na China.

Antes de mais nada acho válido a sugestão para a leitura das regras básicas sobre o Congresso neste artigo.





1ª DICA: SEMPRE ACESSE O FÓRUM PARA SE INFORMAR SOBRE AS DISCUSSÕES


Motivo: Todas as propostas ingame devem ser discutidas previamente no fórum.

Explicação: Assim como na RL, as propostas antes de serem votadas são discutidas no Fórum do Congresso Nacional. Ora, não adianta nada votar as propostas sem saber os motivos que elas foram propostas, por mais óbvias que possam parecer.

Como proceder: Quando ver uma votação em aberto no jogo, entre no fórum do Congresso e procure o tópico sobre a discussão daquela Lei.



2ª DICA: VOTE "NÃO" EM PROPOSTAS SEM DISCUSSÃO NO FÓRUM

Motivo: Todas as propostas ingame devem ser discutidas previamente no fórum.

Explicação: Se a proposta não tiver tópico de discussão no Fórum não deve ser aprovada, haja vista que a ausência de discussão é como se houvesse a votação de algo que sequer foi "cogitado" anteriormente.

Como proceder: a maioria das Leis do eRepublik que forem negadas podem ser propostas imediatamente a negativa da anterior (salvo impeachment), mas as Leis aprovadas não podem na sua maioria serem "desfeitas" do dia para a noite.
Assim, se não houver explicação sobre o motivo para aprovação daquela lei, a negativa deve ser óbvia.



3ª DICA: NA DÚVIDA, NÃO VOTE ou, na pior das hipóteses, VOTE "NÃO".

Motivo: Todas as propostas ingame devem ser discutidas previamente no fórum.

Explicação e Como Proceder: Se a proposta tiver tópico de discussão no Fórum, contudo, você congressista não tem tempo de analisar, ou mesmo após analisar não ficou com convicção da proposta, se abstenha, não vote.

Votar não dá mais Experiência. Votar não dá mais Golds. Votar não dá qualquer vantagem individual ingame.


Mesmo assim, se você tem o "dedo nervoso" e não consegue se controlar e tem que votar em algo que não tem convicção e viu que tem o tópico no fórum, vote "NÃO". Por que? Porque tem muito congressista "zumbi" que votará "SIM" sem ler nada ou buscar informações, assim, se você votar "NÃO" irá equilibrar a possibilidade de rejeição de uma Lei que não deverá passar e, se tiver que passar, os congressistas mais ativos irão fazer passar.

Lembre-se: é mais fácil aprovar uma Lei no eBrasil do que negar, bem como é possível propor novamente uma Lei que foi negada, em contrapartida, uma lei aprovada terá validade de um mês ou mais.



4ª DICA: GOVERNO É DIFERENTE DO EBRASIL

Motivo: Governos no eBrasil "vem e vão". O eBrasil continua. As decisões políticas do eBrasil, em geral, é do governo junto com o Congresso, e não do Governo passando por uma mera formalidade pelo Congresso.

Explicação: Muitos tópicos de explicação das Leis é costumeiro ter as mensagens de que é para ser aprovada porque o "governo quer". O Congresso deve analisar as exposições do eBrasil e decidir se aquilo que é o exposto é ou não o melhor para o eBrasil.

Como proceder: Se tiver um tópico para discussão de uma Lei dizendo que é em resumo "porque o governo quer assim" procure questionar o pessoal do governo dos motivos dessa proposição mais claros, o que a fundamentou. Se não houver explicação maiores, a tendência é a votação de "NÃO" fingindo que não houve debate sobre a matéria. Caso tragam os "verdadeiros" motivos, cabe ao congressista analisar o conteúdo e votar "SIM" ou "NÃO" ou mesmo se abster.

*PS.: atualmente no eBrasil muitos acreditam que o governo "é" o eBrasil e não que ele "representa" o eBrasil. Assim, o governo pode e deve ser questionado sobre as suas propostas, sempre. Essa é a função do Congresso e do Congressista"



COMO FICARIA O NE DA CHINA ENTÃO?

Bem, a situação de NE sempre é uma lei especial, junto com a de impeachment, e pelo que vi nos fatos que ocorreu uma sucessão de falhas: do governo que pediu para um congressista abrir um NE e não criou um tópico imediatamente no fórum ou mesmo um artigo orientando a segurarem os votos; do congressista que mandou a lei e não criou um tópico imediatamente; dos 10 congressistas apressados que votaram sem ter um posicionamento oficial tanto do governo como informações mais detalhadas no fórum do Congresso.

Ainda bem que o Ayato criou um artigo quando viu a situação para que os congressistas segurassem o voto e minimizou o problema.


(UFA! Não foi dessa vez que o "dedo nervoso" trouxe consequências mais graves, mas marcou presença)

Ainda bem que o NE da China foi "real". Imaginou se fosse um congressista que teve problemas com o teclado ao melhor estilo do BigGil e mandou o NE errado?

É óbvio que a conjuntura toda dava à entender a aprovação, mas continua a me assustar o maldito "dedo nervoso" que nossos congressistas insistem em ter...

Será que um dia isso muda???



Gostou do artigo??? Incentive um jornalista a continuar!!! Vote e assine!!!



OLHOS DO ÁGUIA: enxergando o que os outros não veem!!!