[MPB] MPB pro Congresso + Loteria da Babilônia!

Day 2,987, 14:14 Published in Brazil Argentina by Elis Regina Maria

eBrasil, 14 de Janeiro de 2015


Caros Artistas do MPB, Amigos e Cidadãos eBrasileiros,


A partir de hoje o MPB apresenta os seus candidatos com um novo conceito, o conceito “Bancada Do Mês” cada mês um grande ícone da nossa musica popular Brasileira sera homenageado com a sua história e musicas no decorrer dos artigos de apresentação de congressistas, hoje nossa primeira bancada homenageia aquele que para a revista Rolling Stone Brasil é a maior voz de todos os tempos do Brasil:




Sebastião Rodrigues Maia, Carioca da gema, o ícone Tim Maia nasceu e cresceu na Tijuca, onde fez parte de um grupo de amigos que iria mudar para sempre a cara da MPB. Dessa turma faziam parte: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Jorge Ben Jor. Durante décadas, Tim colecionou sucessos, conquistou seu lugar no coração do povo brasileiro e se consolidou como um ídolo eterno.

A voz potente, o senso rítmico aguçado e o carisma inigualável foram os elementos que marcaram o estilo inconfundível do Síndico do Brasil, que influenciou artistas como Roberto Carlos, Jorge Ben Jor, Marisa Monte, Jota Quest, Ivete Sangalo, Racionais MC's e mais uma legião de craques da MPB. Pai da Soul Music brasileira morou por cinco anos nos EUA, bebendo na fonte sendo influenciado pelo Funk e Soul. Uma overdose à la Motown.

Indomável, foi o primeiro artista brasileiro completamente independente das grandes gravadoras. Para conseguir total liberdade artística e controle financeiro do seu trabalho, fundou a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos.

Após se consolidar como um empresário de sucesso na indústria fonográfica, continou emplacando grandes hits até a sua morte em 1998.

Tim Maia deixou um gigantesco legado que marcou profundamente a história da música brasileira e mundial.


Em seu primeiro trabalho solo Tim lança um compacto pela CBS com duas musicas: “Meu País” e “Sentimento” ambas de sua autoria, escute ai Meu País e saiba que para representar essa musica vem ele Ollecram





O primeiro álbum completo do mestre Tim Maia. Lançado em 1970, o homônimo Tim Maia é um baita álbum! Mistura rock, soul com elementos da MPB da época. Até hoje serve de referência pelos belos arranjos e melodia, o grande sucesso dessa albúm foi Azul da Cor do Mar, Para representar essa bela canção uma bela dama : Gislaine.






Tim Maia entrou em contato com a doutrina Cultura Racional, liderada por Manuel Jacinto Coelho, quando lançou, em 1975, os álbuns Tim Maia Racional, volumes 1 e 2, São considerados por muitos os melhores de Tim Maia, com grandes influências do funk e do soul e pelo fato de que, nesta época, Tim Maia manteve-se afastado dos vícios, o que refletiu na qualidade de sua voz. Desiludido com a doutrina, percebeu que o mestre Manuel não correspondeu ao ideal de um mestre. O cantor, revoltado, tirou de circulação os álbuns, tendo virado item de colecionadores, devido à raridade. Deste disco, existem várias pérolas, uma das quais é Imunização Racional. Para representar essa grande fase de Tim vem ai Punch Firee.





Chegar ao topo é uma coisa, permanecer é outra. Nos anos 80 Tim manteve a pegada e bombardeou as paradas de sucesso com uma coleção de hits inesquecíveis. A década começou quente com o grande sucesso “Você e Eu, Eu e Você (Juntinhos)”, e se manteve fervendo por todos os anos posteriores, não teve pra ninguém, durante a década de oitenta Tim Maia reinou absoluto como o cantor mais popular do Brasil. Nenhum outro artista conseguiu emplacar tantas músicas de forma tão consistente, em 1981 "Do Leme ao Pontal", lançado no lado B do compacto "Amiga", incendiou o verão e se tornou num dos seus grandes clássicos inesquecíveis. Em 1983 o LP “O Descobridor dos Sete Mares” rapidamente se transformou em outro arrasa- quarteirão que arrebentou nas paradas e conquistou as rádios de todo o país, com destaque para a canção-título “ O Descobridor Dos sete Mares” (Michel e Gilson Mendonça) e a balada românica “Me dê Motivo” (Michael Sullivan/Paulo Massadas), em 1985 repetiu a parceria vitoriosa com Sullivan e Massadas e gravou “Um Dia de Domingo”, num dueto com Gal Costa. Arrasador no congresso sera JESSE X assim como foi Tim Maia na década de 80.






A década de 90 foi marcada por um impressionante volume de trabalho e muitos problemas de saúde, mas mesmo assim Tim Lançou nove discos em apenas sete anos e conquistou uma nova geração de fãs. Além da aclamação popular, Tim Maia também foi o artista mais consagrado pela crítica nesse período, vencendo por cinco vezes o atualmente conhecido como Prêmio da Música Brasileira (antigo prêmio Sharp) em 90,92,93,95 e 97. Depois de muitos problemas com as gravadoras, Tim Maia resolveu assumir por completo o controle de sua carreira. Voltou com idéia da Seroma e direcionou suas energias para a Vitória Régia Discos, por onde passou a lançar seus trabalhos, em 1990 que ele se voltou para suas raízes cariocas e fez o belíssimo discos "Tim Maia Interpreta Clássicos da Bosa Nova", totalmente aclamado por público e crítica.






Em 1998, durante uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, passou mal e teve que deixar o palco numa ambulância. Após complicações cardiovasculares, ficou internado durante uma semana no hospital vindo a falecer no dia 15 de março de infecção generalizada, mesmo anos depois de sua morte, Tim Maia ainda é um fenômeno de popularidade. em 2007, o jornalista e produtor musical Nelson Motta, amigo e fã de Tim, lançou o best-seller "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia, Tim virou musica, musical e filme.Para revista Rolling Stone Brasil é a maior voz de todos os tempos do Brasil em 2011 foi lancado um disco de ineditas de Tim : Tim Maia Racional, Vol. 3 e em 2015 ganhou uma estatua na cidade do Rio de Janeiro no seu beirro de infancia a Tijuca.



Outros sucessos de Tim Maia:






Infelizmente no ultimo artigo da MPB não conseguimos realizar a Loteria da Babilônia , mas a loteria volta Hoje com o acumulado dos dois artigos:

As regras do sorteio podem ser vistas aqui
Participantes:






Processo do sorteio aqui.

o Vencedor é ...
Jyuzo Okita
e vai receber o prêmio de 332.5 brls

Junte-se ao Movimento Pelo Brasil

Conheça mais sobre o partido, seja um membro do Movimento Pelo Brasil. Todos os jogadores, novatos ou veteranos, serão muito bem-vindos. Acesse os links abaixo para saber mais e participar no fórum, ou entre em contato com o Presidente do Partido ou alguém de nossa equipe. Estamos lhe esperando!

Elis Regina Maria
Artista Porta-Voz MPB