[MPB] A Nova Panela (by Mr. Indigo)

Day 2,515, 15:42 Published in Brazil Argentina by Elis Regina Maria


eBrasil, 09 de Outubro de 2014.



Caros Artistas do BRASIL,


Nosso grande Artista MR. INDIGO, figura influente, ativa e um dos responsáveis pela situação diplomática do eBrasil nestes últimos meses, com um trabalho fantástico à frente do MoFA e de Vice-Presidência Nacional, gostaria de ter uma palavra com todos vocês.

Tais fatos narrados abaixo aconteceram dias antes à última eleição do dia 05, no qual o amigo ikardos0 foi eleito CP para este mês de Outubro.

Com vocês,

Mr. Indigo.




A Nova Panela

Bastidores de Uma Candidatura Natimorta


“para brigar pelo brinquedo, o brinquedo precisa existir…”
DARTH CLAUDIO


Inicialmente fica aqui o aviso: wall of text ahead.

Tenho por filosofia relevar muitos acontecimentos dos quais discordo, pois cada um tem o direito de ter a sua própria opinião e devemos respeitar este direito, e via de regra procuro modos de agregar diferentes facções ao invés de defender a segregação, mas em alguns momentos entendo ser necessário marcar posição, ainda que isto cause desconforto em amigos de jogo ou conhecidos.

Como todos deveriam saber, estamos às vésperas de mais uma eleição presidencial no eMundo, e no eBrasil nem mesmo sabemos direito quais são os candidatos reais ou os blockers, e isto é uma consequência direta do momento politico conturbado pelo qual passamos e da politica de alianças firmada entre os partidos ARENA e FÊNIX, que criou um bloco de eleitores dominante no cenário politico atual brasileiro.

A aliança ARENA - FÊNIX não é necessariamente ruim. Ela foi um fator determinante para a formação dos governos ppandp - Paul Warfield, que foi seguido pelo governo do Paul Warfield e por mais um mandato e meio do Locothi IV.

Estes governos, com a colaboração de inúmeras pessoas (dentre elas a chaingunMAXX - saudades!) e outros partidos (só para lembrar: o MPB, o falecido SPARTA e por vezes o Partido Militar) foram determinantes para nos colocar num caminho que teve inicio com a retirada do nosso país de um longo período de wipe para a recuperação de todas as nossas regiões originais, o que ocorreu, por simples coincidência, no governo atual do Frade Eremita.

O sucesso diplomático neste período foi de tal forma exitoso que não só fomos aceitos na aliança mais poderosa do jogo, mas também só não atingimos o bônus full de armas por capricho do titio Plato, que resolveu mudar a distribuição dos bônus, nos ferrando.

Óbvio que essa história não foi marcada somente por sucessos. Ocorreram também fracassos e decepções, ainda mais quando consideramos que o jogo como um todo está em declínio, mas ao final das contas podemos dizer com a consciência tranquila que o saldo para o e-país e para a comunidade foi positivo.

Contudo, nem tudo são flores.



Essa mesma aliança nos deu o governo atual, que foi marcado por um CP de gênio forte e arrogante, que em muitos momentos esteve ausente e quase sempre deixou a sua equipe do MoFA à beira de um ataque de nervos.

Este não é o local correto para repassarmos todas as falhas do CP que sai, basta dizer que o impeachment apenas não ocorreu porque o nosso MoFA fez um trabalho excepcional para corrigir as suas falhas e porque houve uma intervenção informal no Governo, com a entrada do ex-CP mais recente na equipe governamental para, em conjunto com o MoFA, tentar colocar ordem na casa.

O triste disso tudo é que muitos no ARENA já sabiam que a candidatura do Frade Eremita era um risco, muitos ainda se lembravam dos mimimis, inflexibilidade e arrogância durante o governo ppandp - Paul Warfield, sem falar que já previam uma baixa atividade dele, mas ainda assim preferiram cumprir com o acordo por eles firmado com o FÊNIX ao tempo da criação da chapa do Locothi.

Em outras palavras, colocaram a necessidade de dominação política acima dos interesses do eBrasil.

Não foi por outro motivo que em Setembro de 2014 ajudei a elaborar uma chapa concorrente, principalmente para marcar posição, pois já sabíamos que os votos não estavam conosco.

E neste mês, ciente de todos os problemas do Governo atual e as limitações do seu núcleo pensante diplomático (o MoFA atual não vai estar tão ativo ao longo deste mês e pedir ao Lutherkiing para assumir o governo oficialmente poderia ter consequências desastrosas para ele), sugeri a formação de uma chapa similar à chapa laranjinha, somando a minha participação a ela, mas lembrando que também enfrento limitações para uma candidatura individual (sou o produtor de armas da minha MU - a Hue Hue).

E o nosso calvário começou no momento em que topamos fazer uma chapa nestes moldes.


Vivenciamos uma montanha russa de altos e baixos, com um dia a chapa sendo aprovada pelo ARENA, outro dia sendo rejeitada pelo ARENA, um dia o problema sendo o FÊNIX, no momento seguinte com o FÊNIX aderindo ao projeto, até que quase no limite temporal para a indicação de candidatos ingame, quando já havíamos obtido a aprovação do ARENA (pela segunda ou terceira vez, nao lembro exatamente), do FÊNIX e do MPB, inclusive com o lkardos0 sendo setado ingame pela ARENA e pelo MPB (o FÊNIX teve problemas de atividade e não pode setar), houve mais uma reviravolta na ARENA, que decidiu que o formato da chapa, com quatro co-CPs, era inaceitável, e fizeram isso sabendo que este formato tinha sido acertado justamente para viabilizar a participacao de dois membros do seu próprio partido e depois de terem aprovado o formato por inúmeras vezes em momento anterior.
Na verdade, olhando para trás, fica fácil notar que o inaceitável não era o formato da chapa, mas sim uma co-participação na sua titularidade de alguém de fora da panela, e nós três (depois quatro), na inocência e na base da amizade (que são essenciais para algo nestes moldes funcionar), achamos que não seria um problema.

Sim, fomos todos sacaneados: eu, o Angellus II, o MPB, o FÊNIX (que acabou ficando sem candidato próprio), mas o curioso é que as maiores vítimas disso tudo (ignorando por um momento o e-país) foram justamente os dois membros do ARENA que iriam participar da chapa conjunta, o lkardos0 e o Lutherkiing, que acabaram ficando com a bomba na mão por culpa do seu próprio partido.



Bem, por que estou trazendo esse assunto à baila?


Não é para vilificar a Nova Panela ou para passar a ideia que a oposicao é composta somente de anjos. Longe disso. Temos problemas também, dentre eles um fetiche exagerado pelo poder de influência do DARTH CLAUDIO, ou achar que a situação é composta de um bando de n00bs não pensantes, por exemplo. Existem alguns grupos na oposição tambem que ficam felizes ao ver adversários largar o jogo ou que gostariam de ver uma nova ruptura.

De igual modo, a intenção não é fazer uma ameaça ou mesmo uma promessa de não cooperação, até mesmo porque esse tipo de coisa foge ao controle e costuma seguir a lei da Física de que para toda ação temos uma reação (e geralmente levando para um monte de confusão!).

Trata-se de uma série de simples constatações e um alerta.

Temos de fato uma nova panela no país, agora formada pelo ARENA e pelo FENIX, sendo que somente são eleitos para CP aqueles que obtêm o aval conjunto destes dois partidos.

Ao mesmo tempo em que essa nova panela se consolida no poder, temos um visível recrudescimento das rixas políticas no eBrasil, especialmente nestes últimos trinta dias, aumentando progressivamente o risco de uma nova ruptura no ePaís.

Ora, meus caros, um dos mais básicos fatos do jogo, e com o qual o eBrasil tem grande dificuldade em lidar, é que o poder político não se converte automaticamente em controle do poder militar do país, e isso por motivos óbvios, estruturais e intrinsecos ao próprio jogo.

Não importa quantas vezes o CP ou o MoD do país peça ou ordene, o ato de alguém ir lutar de acordo com as orientaçoes do Governo, ou mesmo de colocar uma CO, é de inteira responsabilidade do próprio jogador, que é quem vai decidir se ele vai lutar a favor de A ou B, se ele vai gastar o seu tempo, dinheiro e recursos para implementar ou seguir as políticas do Governo.

Então, o que realmente diferencia um grande político de um político mediocre é a sua capacidade de agregar e organizar a comunidade em torno de um objetivo em comum e evitar levar esta comunidade para caminhos que ele sabe ser desagregador.

O problema é que a Nova Panela ultimamente ou escolhe candidato a CP do segundo tipo ou faz política de uma forma desagregadora, fomentando a discórdia, a insatisfação e a ruptura.

Em suma, na ânsia por dominação política se esquecem que para “brigar” pelo brinquedo, o brinquedo precisa existir.

Apesar de não existir uma receita exata para fazer o bolo, a solução para este problema não é complexa e começa por lembrar que do outro lado da tela há um ser humano que merece ser tratado com respeito.

Devemos lembrar, ainda, que cada um de nós tem o direito a ter opinião própria, não necessariamente igual a dos demais, e também tem o direito de expressar esta opinião.

Outro ponto que sempre deve ser considerado no planejamento e execução é que não há adesão garantida aos projetos do Governo ou mesmo de um Partido ou MU, que a vitória nas urnas não é garantia que a comunidade como um tudo irá aderir ao seu projeto ou plano.

Por fim, a arte do convencimento não deve ser exercida apenas no dia da eleição para CP ou congresso. Ela ocorre todo dia e é justamente este ponto que diferencia o político habilidoso do politico que só sabe trabalhar o seu próprio partido ou aliança.


Mr. Indigo
Artista do MPB