[MDS] O módulo militar no eRepublik

Day 1,590, 05:17 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT



Olá a todos os portugueses

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vem, mais uma vez, divulgar um dos seus tutoriais. Desta feita investimos num tutorial sobre o módulo militar que, naturalmente, é mais pensado naqueles que estão a chegar ao jogo ou que, até agora, têm apostado mais nos módulos económico e político.

Para este módulo, o MDS convidou várias personalidades do nosso ePaís que, com os seus contributos e experiência, nos ajudaram a construir um tutorial mais completo.

Este tutorial está dividido por vários tópicos que procuram responder às questões que os novatos possam colocar nos seus primeiros dias de eVida.



Treino militar e força

P: Acabei de chegar ao jogo e reparei que posso comprar vários campos de treinos para ganhar força. Mas tenho pouco gold disponível e não sei em quais investir ou se devo mesmo fazer o upgrade para campos Q2. O que é que faço e o que é que ganho com isso?

R: No eRepublik dispões de quatro campos de treino que te proporcionam diferentes ganhos de força. Em cada um dos campos apenas podes treinar uma vez por dia.
Se quiseres fazer um upgrade para Q2 de algum dos campos faz, pelo menos, do campo de treino Training Grounds. Se quiseres fazer mais algum upgrade, fá-lo dos campos que tens intenção de utilizar diariamente, com maior frequência. Cada upgrade vai-te custar 20 gold, ou seja, 80 gold se melhorares todos os campos.

Se fizeres upgrade do campo básico, o Training grounds, terás todos os dias que treinares, e sem gastar qualquer gold, um acréscimo de 10 Strenght. Caso não o faças, esse acréscimo será de apenas 5 Strenght. A instalação deste campo - na versão básica - é gratuita e faz parte das missões iniciais do eRepublik.

Para construíres um campo Climbbing Center tens de pagar 100 PTE. Ao treinares neste campo, na sua versão base, pagas 0,19 gold e recebes 2,5 Strenght. Se lhe fizeres o upgrade, passas a receber o dobro de Strenght, ou seja, 5 por treino, pelo mesmo custo de gold.

O campo Shooting Range pode ser adquirido em qualquer altura por 200PTE. Este campo tem um custo por treino de 1,49 gold e, na sua versão base, aumenta a tua força em 5 Strenght. Se optares por fazer upgrade deste campo passarás a receber, pelo mesmo custo de gold, 10 Strenght diários.

O campo que mais força acrescenta à tua Strenght é o Special Forces Center. Este campo tem um custo de construção de 300PTE e dá-te, em troca de 1,79 gold por treino, um acréscimo de 10 Strenght. Se fizeres o upgrade para Q2 irás ter um acréscimo de 20 Strenght por treino.

Mais uma nota: Por cada dia que treinares e trabalhares no eRepublik tens uma recompensa (reward) de 1 ponto de experiência e um acréscimo de força de 1 Strenght. É a chamada Daily Task.
Se treinares e trabalhares cinco dias consecutivos, no 5.º dia ganhas 5 pontos de experiência e 5 Strenght.




Military Unit

P: Reparei no meu perfil que há uma coisa chamada Military Unit. O que é isso? Como faço para aderir a uma e o que ganho afinal com isso? E, já agora, quais são as Military Unit existentes?

R: Uma Military Unit (MU) é um exército. Em Portugal tens o exército estatal (as FAP) e vários exércitos privados (Black Ops, TIF, FARP, SPA, GAP e Havoc). Se entrares numa MU passas a dispor de uma missão diária que aparece na página inicial da tua conta, a Daily Order.
Se cumprires esta missão (25 kills na batalha definida pelo exército) ganhas 1 barra de energia e 1 bazooka em peças. Nem todas as Military Units têm distribuição diária garantida, isto é, nem todas te dão alimentos e armas para lutar consoante a saúde que tens disponível. Da mesma forma, nem todas te obrigam a trabalhar nas empresas do exército.
Mas deves ter noção que não basta entrar numa MU. Depois tem de se fazer parte desse exército e procurar seguir as ordens de luta que, ao longo do dia, vão sendo dadas pelos comandantes e capitães de cada unidade (isto é muito importante).



Guerra e Armas

P: Pelos vistos no eRepublik também há guerras. Mas quando fui lutar reparei que aparecem jogadores com canhões e outros com bazookas. Qual é a diferença de umas armas para as outras e como é que estas influenciam o meu hit?

R: Antes de mais convém saber o que é o max hit ou influence. Isto significa, como o nome indica, o hit ou dano máximo, que podes dar, em cada disparo, numa batalha. Ele é influenciado por quatro factores: rank, força, Natural Enemy e arma usada. Além de um modo base, para lutares dispões actualmente de seis tipos diferentes de armas (Q1 a Q6).
No que diz respeito às armas damos-te um exemplo:
O jogador António Bonaparte tem 1097 de força e rank General (valor do rank: 3😎. O seu dano base, ou influence, sem qualquer arma - uma espécie de arma Q0 - é de 322. Noutros jogos de guerra isto seria o equivalente a lutares apenas com os teus pulsos, por exemplo.
Com as várias armas disponíveis no eRepublik, o General António Bonaparte vê o seu dano (influence) aumentar ou diminuir:
Q0= 322
Q1= 386
Q2= 451
Q3= 515
Q4= 579
Q5= 644
Q6= 708.

Os 708 de influence correspondem ao dano máximo que o jogador pode infligir com apenas um tiro numa batalha. Se estiveres a combater e, por exemplo, precisares de três tiros para matar um adversário, a tua influence é de 708*3, ou seja, 2124. Isto dar-te-ia um total de 212 rank points. Além disso, por cada tiro que dás, numa batalha, recebes ainda um experience point (XP).

De salientar igualmente que numa batalha contra um país com o qual o teu tem um Natural Enemy activo (excepto numa RW), a influência feita tem um acréscimo de 10%. Enquanto este durar, todas as kills feitas em batalha - e consequentemente os hits dados - têm um acréscimo de 10%. No entanto estes não se reflectem nos rank points e experience points ganhos.

P: E as bazookas, como funciona?

R: Essa é a parte mais "simples" da luta de armas.
Como te dissemos, se estiveres numa Military Unit, e se cumprires a Daily Order, recebes todos os dias uma bazooka dividida em peças (5 no total). Quando lutas podes receber peças das bazookas (Barrel, M63A Rocket, Scope, Stock e Trigger Kit). Se fizeres assemble ficas com a bazooka pronta para lutar.
Cada bazooka permite-te dar três disparos e três kills. Com cada um dos disparos fazes um kill e obtens uma influência de 10000 e 1000 rank points. Ou seja, por cada bazooka usada terás uma influência de 30000 e 3000 rank points mais três kills.

P: E o que é aquela coisa da Guerra de Resistência?

R: Uma Guerra de Resistência, ou em acrónimo "RW" (Resistence War), é uma guerra suportada por jogadores de um país na tentativa de recuperar território perdido. Para iniciar uma RW são precisos 10 jogadores suportarem essa guerra, sendo que cada um irá pagar 1000 country currency.
Quanto às RW contra Portugal é necessário ter sempre em atenção as indicações do MOD, já que pode ser prejudicial ao país "ajudar" a que uma RW abra demasiado cedo.
Os jogadores que suportarem a RW, se esta for ganha, recebem a Resistance Hero Medal e os correspondentes 5 gold. Se a RW não for vitoriosa, os jogadores que a suportaram ficam impedidos de suportar outra - em qualquer país - durante sete dias.

P: Um amigo meu disse-me que há diferenças quando se luta nas batalhas em diferentes alturas. Ele diz que lutar aos 20 minutos não é a mesma coisa que lutar aos 50 minutos ou com uma hora e 35 minutos. Mas eu já lutei em alturas diferentes e os pontos que ganho são sempre os mesmos. Podem explicar-me isto melhor?

R: Para ti os pontos serão sempre os mesmos, isto é, ganhas sempre a mesma XP e rank points por hit, qualquer que seja a altura da batalha.
Mas o mais importante não é chegar a uma batalha e carregar no botão "Fight" apenas porque sim, há que ser inteligente a dar o dano ou será desperdiçado. As batalhas têm como duração máxima duas horas ou até que um dos contendores atinja os 1800 pontos. Esses pontos são ganhos por cada minuto que um dos países controla a barra de influência acima dos 50%.
A cada 30 minutos os pontos que se ganham por cada minuto de domínio aumentam.

Aliás, a imagem que te deixamos a seguir explica bem essa diferença de danos:

Aqui http://www.erepublik.com/en/help/military poderás ver de forma mais detalhada, e complexa também (é verdade), o que significa cada um dos itens de uma página de um campo de batalha (Battle Field).



Acção Militar

P: Como é que eu influencio uma guerra?

R: A influência numa guerra é calculada em função de uma fórmula que utiliza como variáveis: o rank, a força e o poder de fogo das armas utilizadas. Melhorando cada um destes atributos possibilita aos soldados dar maior influência numa guerra.

P: Como é que o meu rank influencia o meu hit?

R: O teu rank - Colonel, General, National Force, etc. - ajuda-te a dares mais dano com cada arma, influenciando também o chamado max hit. Por cada nível de rank que sobes, o teu max hit é sempre aumentado em 5%, o que aumenta a tua influência numa batalha.



Medalhas

P: Vi no meu perfil que se podem ganhar umas medalhas. Umas são de Herói da Batalha, outras de Herói da Campanha e Herói de Resistência? Quais é que são as diferenças entre estas medalhas todas?

R: As diferenças estão na forma de as ganhar e o que elas representam. O prémio por se ganhar uma será sempre 5 gold.
O Herói da Batalha é o soldado que deu mais dano no round. Em cada round há sempre dois Heróis de Batalha (um por cada lado (país) da batalha).
O Herói da Campanha é o soldado que, no final de todos os rounds, ou seja, no final da campanha, deu o maior dano total. Também aqui existem 2 Heróis de Campanha, um por cada um dos países combatentes.
O Herói de Resistência é aquele que ajudou a abrir uma guerra de Resistência numa região. Por cada guerra de Resistência numa região libertada com sucesso existem 10 Heróis de Resistência (o número necessário de soldados para abrir uma).

P: O que é aquela coisa da medalha de Top Fighter? Não percebi nada daquilo.

R: Todos os dias o eRepublik elabora uma espécie de quadro de honra mundial onde são destacados os cem jogadores/soldados que, no dia anterior, mais dano deram em todo o mundo.
A medalha de Top Fighter é ganha após conseguirmos figurar durante 30 dias (que não têm que ser seguidos) no Top100 de dano do dia anterior do mundo inteiro.



Alianças

P: Li naquele feed dos amigos que há uma coisa chamada alianças e que Portugal, pelos vistos, até faz parte de uma. Alguém me pode explicar o que é isso das alianças?

R: Como em todo, ou quase todo, o jogo que inclua conflitos, bélicos ou não, existem alianças. Uma Aliança entre países é feita quando um conjunto de países decidem lutar por objectivos comuns e ajudarem-se entre si. Aqui encontrarás a lista de alianças existentes no mundo:
http://wiki.erepublik.com/index.php/Alliances.
Ao longo da nossa história fizemos parte da Mediterranean Alliance, PEACE-GC, Phoenix e passamos uns meses de neutralidade. Depois entramos na TERRA, onde tivemos uma má experiência e voltamos à neutralidade. Mais tarde entramos na EDEN, onde estamos até hoje.

A importância destas alianças e de um país pertencer a uma delas centra-se sobretudo na possibilidade de obter o apoio dos aliados quando o país vê atacada uma das suas regiões ou quando pretende recuperar de um wipe (conquista total do seu território por outro país). Naturalmente o apoio dos aliados a um determinado país é sempre visto em função das batalhas a decorrer no momento e da importância dos ataques sofridos pelo país.



Esperemos que tenham gostado deste tutorial e, acima de tudo, que ele possa ajudar os cidadãos portugueses no seu ingresso no módulo militar.

Um especial bem haja aos cidadãos que colaboraram neste artigo: Passos Coelho, Janad0 e o estagiário do MDS BVila

P’lo Ministério do Desenvolvimento Social,
O Ministro Bitorino
Equipa: Manel Hortalica, Xestruz, EinsteinCMPT, gu480
Estagiários: Capitao Falcao, BVila e bruno.aleixo