[MDS] Entrevista a Kazuto, Ex-CP de Portugal

Day 2,425, 14:24 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT



Estamos aqui com o nosso ex-CP Kazuto, para falarmos um pouco não só sobre o seu mandato como do seu percurso de jogo, passado, presente e futuro.

Conta-nos um pouco da tua chegada ao jogo, quem te acolheu, para onde foste, o que fizeste, …
Kazuto: A minha história é bastante versátil, ao que parece cheguei ao jogo através de spam feito pelo Donnisinod, pessoa que irei amaldiçoar para o resto da minha vida por me ter pegado este vício (Kidding 😃). Mal cheguei, andei a ver as MUs pelo nome, e apesar de ser grande fã de Harry Potter, a imagem do ministério da magia era feia, e acabei por ir para os Agents Of Shield onde fui inicialmente bastante ajudado pelo El Manolito e pelo Doze12. O Manolito desligou-se um bocado da MU e acabei por ir para as FAP, onde estive uns 2 ou 3 dias e onde, mesmo não estando nos LUP, comecei a ser ensinado pelo TugAvenger sobre tudo o que há para aprender no jogo. Foi então que entrei para os LUP, mas eu sempre fui muito impulsivo e lutava demais (algo que ainda dura 😃) e acabei por ser dispensado da MU e foi aí que fui acolhido e ajudado pelo AMSMatias tanto na sua MU como no seu partido, chegando a ter bastantes privilégios e estar encarregue do funcionamento interno da MU. Entretanto achei que a minha conta estava totalmente errada, já ia na D2 bem avançado com apenas 5k de força e desisti da conta e criei esta conta onde jogo agora, com o nome Mr Kirito. Nesta altura do jogo, e até hoje, uma das pessoas que mais me ajudou foi o HK416, a quem devo muito. Mudei o nome da conta para Kazuto quando me fartei do nome anterior, e o resto já é história mais recente 😃 Acabei por entrar para aquela que considero a minha casa, os Havoc Legion, onde me sinto bastante útil e pela qual estou disposto a dar tudo de mim para que vá para a frente.

De todas as MUs porque passaste, em poucas palavras, como caraterizas cada uma delas e os seus membros?
Kazuto: Como já referi, passei pelos Agents of Shield, onde eramos poucos mas bastante solidários uns com os outros. Estive nos FAP cerca de três dias, e não deu para ver quase nada da MU, mas as poucas pessoas com quem falei no irc eram todas bastante acessíveis. Fui para os LUP, MU bastante rigorosa mas que tem das melhores escolas D1, senão a melhor, que existe neste jogo. Passei pelos Rebeldes, que apesar de tudo também ajudava os seus membros, embora fosse bastante comum existir uma ligação de Politica com Militar de que eu não gostava muito. Acabei nos Havoc Legion, que como diz o ultimo artigo do nosso comandante Lucifel, pretende-se que seja a nova revolução: tem todo o tipo de ajudas que um membro pode ter, seja ele novato ou veterano, a nível de treinos, armas, comida e claro, companheirismo e apoio ao desenvolvimento.

És o 2º comandante da Unidade Militar Havoc Legion, diz-nos o porquê de estares e de acreditares nos Havoc Legion.
Kazuto: É engraçado que perguntem isto… eu no inicio fui para os Havoc Legion simplesmente porque gostava da imagem e dos artigos do peter.toshas, mas acabei por me integrar… demais… e por assumir responsabilidades dentro da MU. É uma MU com bastante história, saber que mais de metade de Portugal tem passado nos Havoc é bastante motivador para continuar a lutar pela MU, o Lucifel é uma pessoa que respeito e admiro muito e 5* como comandante em todos os aspectos e os membros são todos eles (pelo menos os que lidam mais entre si, no irc, etc) companheiros espetaculares. Eu sou Havoc com orgulho, e espero sê-lo por muito tempo!

O teu partido agora é o Partido Democrático mas nem sempre foi assim, foste presidente do PR e no mês passado foste presidente do PD. Explica-nos o porquê desta mudança e como correram as coisas tanto no PR como no PD.
Kazuto: Aí tenho que corrigir um ponto, também já fui membro do PRD no tempo em que era membro dos Agents of Shield, como me juntei à MU acabei por ir para o partido também, na altura presidido pelo Manolito também. Cheguei ainda a ser alguns dias do PCeP a convite do patacofalso, mas foi durante pouquíssimo tempo, apesar de ser comunista na realidade (a cena utópica da não existência de classes sociais agrada-me 😃) nunca fui um verdadeiro militante do PCeP. Depois entrei para o PR onde cheguei a ser candidato a congressista na 3º posição, altura em que o PR so teve 2 congressistas devido à quantidade de regiões. Foi nesta altura que conheci o PD, a Adrii, o TheL, etc numa tertúlia de culinária e quando percebi muitas coisas dentro do PR e criei conta nova, tornei-me militante do PD. Lembrei-me então a voltar ao PR e colocar a minha candidatura para presidente, mas os PM’s de apoio foram chegando e acabei por fazer o tão falado PTO ao partido, embora eu não o veja bem desse jeito, mas pronto. Ganhei as eleições, e fui presidente do PR durante um mês, auxiliado pelo leal9001 e pelo DurzaPT, e por muitas outras pessoas que me apoiaram. No seguinte mês, perdi as eleições empatado com o AMS matias, e regressei ao PD a pedido do FIame que se candidatara a Presidente, mas devido à sua falta de tempo durante esse periodo, acabei por me candidatar a presidente no seguinte mês. Foi durante esse mandato que me candidatei a CP, algo que terminou à apenas 6 dias


No mandato, o que é que correu bem e o que correu mal?
Kazuto: Houve uma equipa extremamente bem organizada e muito empenho por parte de todos os ministros e dos restantes membros de equipa. O Orçamento foi apresentado ao congresso exatamente no momento em que fomos eleitos pois quando se trata de prazos e profissionalismo penso que o Eunito seja das pessoas mais competentes que já vi neste jogo. O MDS funcionou às 1000 maravilhas, e foi um regalo ver o empenho e a organização deste ministério, e assistir de perto ao seu trabalho. os MoFA e MoD também funcionaram bastante bem… vejo o meu mandato de forma bastante positiva à excepção de não termos conseguido abrir nenhuma campanha militar de ePortugal, apesar de várias tentativas de TW e ponderações de NE… nenhuma das opções acabou por ser viável.

Olhando para trás no teu percurso da eVida, mudarias alguma coisa?
Kazuto: Epa, claro que sim, quem não mudaria? não tinha gasto mais de 600gold na roleta (durante três vezes) para tentar ganhar 500… que nunca me saíram (patético 😃). Tinha contido um pouco mais o meu percurso militar, não evoluído tão rápido… mas não me arrependo de nada ao ponto de desprezar o meu percurso, aprende-se com o tempo, e eu estou cá para ficar durante muito tempo, por isso o futuro ainda está em aberto.


Escolhe uma palavra que te caracterize.
Kazuto: Uma palavra que me caraterize… versatilidade… ou dedicação…

Diz-nos o que consideras mais importante em cada ministério.
Kazuto: Acima de tudo, em todos os ministérios é preciso vontade de trabalhar! Se uma pessoa não estiver disposta a dar algo de si, abdicar de algum do seu tempo, nunca será um bom ministro ou membro de equipa. É preciso confiança e não ter receio de dar passos largos, saber quando se deve agir com cautela, e quando é preciso saltar. Considero bastante importante para a equipa do MoFA que haja reconhecimento internacional e capacidade de falar várias línguas, para o MoD conhecimentos claros do modulo militar do jogo, para o MDS tem que se saber entreter mas também educar, pelo que é necessário saber tudo aquilo que os novatos precisam, mas também aquilo que os veteranos esperam. Ser-se MoF é bastante complexo, e talvez seja o cargo mais difícil de preencher pois é preciso não só ter um conhecimento amplo de todos os módulos de jogo como ser-se bom com números, fórmulas, registos, etc.

Muitos portugueses não sabem, mas a LETO tem estado com problemas já desde a altura do mandato, explica-nos quando começaram, o porquê e no que acreditas ser a solução para este mês.
Kazuto: A LETO tem bastantes problemas de organização, os últimos dois SG eleitos não souberam levar a LMA para a frente, não cumpriram com as suas funções para além do mínimo. Penso que seja necessário um SG que queira realmente levar aquilo para a frente e que gaste os recursos que tem ao seu alcance para ajudar os membros da LETO naquilo que precisarem, tendo sempre um critério de relevância e ajudando consoante este critério. Um deixa andar nunca será um bom método… devo dizer que considero os critérios para ser eleito SG bastante superiores aos de um CP, pois é como ser-se CP de uma aliança da qual muitos países dependem, e como tal é preciso ainda mais tempo para o cargo, pois um país tem horários, já uma aliança, tendo em conta todos os países que tem dentro não é bem assim! tem que se ter uma equipa apta a estar online 24/24 para se poder auxiliar todos os países seja a que horas for. Mas claro, o SG não é tudo, sem uma boa equipa não se vai longe… preencher os cargos só porque sim não ajuda em nada.

Planos para o futuro? Quais são?
Kazuto: Por agora, gozar as minhas férias ao mesmo tempo que dedico todo o meu tempo de jogo à MU! Participar nos torneios/eventos/missões que forem aparecendo, que é o que mais gosto de fazer no jogo… e esperar pois o futuro é imprevisivel 😃

Muito Obrigado pela disponibilidade

Kazuto: Ora essa… Sempre às ordens! 😃




Entrevista realizada por 4tires.

O MDS,
Mister Fiambre