[How To?] Calcular o Break Even de Food Fights

Day 1,551, 07:00 Published in Portugal Portugal by Telmo Cadavez

Boa tarde,

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como pode ser calculado o Break Even das FFs diárias, ou dito de outra forma, dado o rendimento de cada jogador, quantas FFs consegue ele lutar sem ter prejuízo diário, dependendo do tipo de armas que usa.

Senti necessidade de efetuar estes cálculos devido ao recente aumento do preço das armas Q6, para me auxiliar na tomada de decisão sobre com que armas lutar.

Pelo meio conseguem-se encontrar outros resultados interessantes 🙂

Pressupostos:

- Ignora-se nestes cálculos a food necessária para lutar por motivo de simplicidade e porque a realidade de cada um é bastante diferente.
- Ignora-se o ganho de gold, pressupondo que ele será gasto em treinos ou upgrades e não para fazer face a despesa corrente diária;
- O estudo está simulado para jogadores que gastam as 240FFs diárias.
- Considera-se a realidade particular dos produtores de armas Q5;

Legenda:

Qt = quantidade
C.U. = custo unitário
C.T. = custo total
P.U. = preço unitário
WRM = weapon raw material


Comecemos por ver a distribuição das FFs gastas, para um jogador com 14 empresas:



Em seguida, calculamos quantas armas de cada qualidade (neste caso apenas Q5 e Q6) seriam necessárias para lutar todas as FFs:



Desde logo podemos ver no quadro anterior que para um jogador que não seja produtor nem de Q5 nem de Q6, além do custo ser bastante elevado, existe uma diferença diária de 235.2 PTE a mais para lutar com Q6.

Mas então e se o jogador for produtor de Q5 (que é o meu caso)? Será que o custo é o mesmo? Não. Vejamos qual é:



Considerei o preço da matéria prima a 0.33 por ser um preço estável dos últimos meses, existiram oscilações, subidas e descidas, mas tende a estabilizar aí.
No quadro da esquerda podemos ver que o custo unitário de uma arma Q5 é de 29.625 PTE, pagando o salário de mercado à hora que retirei os dados.

Mas será que devemos considerar este custo? Não. Existe o chamado custo de oportunidade, porque a verdade é que se não gastarmos o Q5 e em vez disso o vendermos para comprar Q6, o valor de venda será diferente, e por isso é esse que temos que utilizar. Para esse efeito considerei o valor de 33 PTE por arma Q5, já líquido de imposto, por ser o preço a que o bot compra.

Como primeira constatação e contra todas aquelas vozes que dizem que Q5 não dá lucro, com os valores apresentados e se empregarem os 10 trabalhadores permitidos por dia, estas empresas dão lucro de 540 PTE/dia

Para corretamente calcular o Break Even, temos ainda que considerar os rendimentos que retiramos do nosso trabalho enquanto manager, na própria empresa:



Neste caso assumi que o jogador produz as WRM necessárias à produção de 16 armas Q5.

Assim, chegamos então aos diferentes cenários de resultados de cada jogador, caso lute as FF mencionadas, com os diferentes tipos de armas:



Como podem constatar, dada a simulação atual, um jogador nestas condições teria todos os dias prejuízo se lutasse todas as FFs disponíveis, fosse com Q5 ou Q6. A soluçao passaria por descer a qualidade da arma ou converter gold de medalhas em PTE para fazer face a esta despesa diária.

Como chegamos então ao Break Even, ou seja, ao nº de FFs que podemos lutar com um determinado tipo de arma sem ter prejuízo? Podem ver em baixo:



Com os valores utilizados o jogador só poderia lutar 193FF com Q5 ou 154 com Q6, de modo a não ter prejuízo (valores encontrados dividindo a Receita Total do jogador pelo Custo FF).
Qual das opções seria mais compensatória em termos de XP e Rank (já que em despesa seriam equivalentes)?

A XP sendo equivalente 1 XP por FF é óbvio.
É também fácil ver que sendo o custo por FF 25% superior no caso das Q6 e o rank adicional de apenas 10% superior, iam acabar por rankar mais com as 193FF com Q5.

Pegando nos meus valores como exemplo:

Influence Q5 = 1617 / hit
Influence Q6 = 1779 / hit

Rank poins ganhos em 193FF com Q5 = 31208
Rank point ganhos em 154FF com Q6 = 27397

Uma segunda consideração vai para o papel das MU, em particular das FAP, devido ao impacto que têm nestas contas. O caso demonstrado seria o exemplo de um jogador pertencente a uma MU sem distribuição, por exemplo SPA. Vejamos como ficaria com 60FFs de distribuição gratuita e correspondente descida do nosso salário de 210 para 40PTE:



Bastante diferente! Reparem nas diferenças e prestem especial atenção ao facto de que neste caso o Break Even com Q5 já é superior às FFs disponíveis, o que significa que conseguiriam gastar todas as FF sem prejuízo.

Conforme descrito, este é um caso particular, cada um de vocês terá a sua realidade. Deixo aqui a minha.
Diferenças em relação ao exemplo:

- Excedente de 544 WRM após produção;
- Salário médio pago atualmente = 199.59 PTE
- Mais 1 FF treino




Como podem ver, eu tenho receita suficiente para lutar todas as FFs disponíveis (158, ignorando as que gasto a lutar pelas FAP), seja com Q5 ou Q6 (como podem constatar no quadro do Break Even, já que ambos os valores são superiores.

A minha decisão recai então sobre os 260.7 PTE de diferença que existem entre os cenários de luta com Q5 e Q6.
Poupar menos e rankar mais?
Ou poupar mais para conseguir um dia fazer o upgrade para Q6?

Ainda vou decidir 😃

Espero que tenham gostado e achado esclarecedor.
Se alguém estiver interessado e ter a folha de cálculo para adequar à sua realidade, que envie PM a pedir.

NOTA: a folha é facilmente adaptável até para produtores de outras qualidades de armas.

Abraço e... VOTE & SUB if you like it!

PS: não há versão tl:dr, quem não tem paciência para ler artigos não tem interesse neste tipo de cálculos! 😃