[BS] Uma Economia Inexistente

Day 2,506, 11:53 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon
.-



Olá, pessoal!

O eRepublik tem visto sua economia interna deteriorar cada dia mais, ou melhor, tem contribuído para que a sua economia se deteriore, deixando os usuários, principalmente os novatos, em uma condição de subsistência, caso não sejam assíduos compradores de gold e de packs, vendidos toda semana como um verdadeiro bilhete ao estrelato. É o dinheiro que hoje compra medalhinhas que, no passado, eram conquistadas não apenas pelos mais abonados, mas também pelos mais esforçados, que agora são uma subcategoria, independentemente de quais sejam seus esforços militares e econômicos.



Quem se lembra do BOT?

Já faz mais de 2 anos que a economia do jogo entrou em colapso. O que causou esse efeito? Pouco a pouco, eles eliminaram a skill de produção, retiraram as profissões, limitaram a capacidade de especulação de moedas (forçando todo mundo a ganhar dinheiro produzindo), transformaram todas as moedas em apenas uma (ignorando a singularidade de cada mercado local e de cada mercado consumidor) e qual foi o resultado?

O jogo foi tomado por uma superprodução violenta, sem que o consumo acompanhasse o ritmo. Não sei a data exata, mas eles tentaram consertar o erro uma vez, quando aumentaram o RAW necessário para produção de armas e comidas. Só que, ao mesmo tempo, DOBRARAM a produção de RAW de cada empresa. Uma solução que só serviu para inflacionar os preços que, assim como hoje, tinham caído vertiginosamente.

Quando perceberam que o aumento não deu certo, colocaram um BOT no mercado, que comprava produtos e matérias-primas postados em determinados preços. Era uma forma de permitir que todos vendessem a quantidade imensa de produção, sem que os preços caíssem assustadoramente (e também de intervir na economia de acordo com seus interesses).



A crise dos dias atuais

Entendam, primeiramente, que essa “crise” talvez exista apenas na visão dos usuários que, como eu, gostariam de jogar um eRepublik dinâmico, em que a criatividade dos usuários e suas aptidões valessem alguma coisa. Para os responsáveis pela mecânica do jogo, talvez a simplificação de um jogo tão bom para o atual pay to win seja muito mais lucrativo e exista uma preferência em manter apenas uns 100 jogadores gastando dinheiro, ao invés dos 10.000 de antigamente, que jogavam com muito prazer, mas sem o mesmo dispêndio de dinheiro real.

O módulo econômico não existe mais. Comidas, Armas e suas respectivas matérias-primas já não estão valendo absolutamente nada. Chegamos a um ponto em que produtores de matéria-prima já não estão conseguindo produzir, devido à falta de espaço de armazenamento, pois os produtos estão acumulando no mercado.

Até mesmo as armas Q7, que deveriam ser algo rentável e valorizado no mercado, tendo em vista que são necessários 1280 golds para se investir em uma empresa desse porte, hoje está custando menos de 6 BRL (mais ou menos 0,03 gold). Na atualidade, nenhuma empresa é rentável o suficiente a ponto de pagar seu investimento em menos de 2 anos.



Solução ou mais problemas?

Há mais de um ano, o eRepublik anunciou que uma mudança no módulo econômico aconteceria. Obviamente, não estabeleceu prazos, para não ter que se comprometer e correr o risco de realmente entregar algo novo. Nesse tempo, o que se viu foi um aumento vertiginoso na oferta de packs (com bombinhas, wealth e gold), aumento no número de missões (absolutamente iguais a todas as outras, mas com nomes diferentes), inserção de medalhas decorativas e outras frescurinhas sem nenhuma funcionalidade prática.

Em meio a essa crise nos preços (uma crise mais intensa e irreversível do que todas as anteriores), eles resolveram inserir uma possibilidade de se fazer hora extra (e produzir ainda mais) e resolveram lançar um Tycoon Pack (Pacote Magnata), custando dinheiro real, para que os jogadores comprem unidades de produção e aumentem ainda mais a quantidade de produtos e matérias-primas disponíveis no mercado.



Só pode ser brincadeira.



Opinião vide histórico

Nesses quase 5 anos, eu vi o diálogo entre o jogo e os jogadores diminuir cada dia mais. Em 2010, existia o eRepublik Insider, passando todas as novidades do jogo de antemão, preparando os jogadores para as mudanças, indicando os rumos que o jogo tomaria em seguida, mas esse recurso foi abandonado há tempos.

Cheguei a responder questionários promovidos pelo próprio eRepublik para “ouvir os cidadãos” e “preparar novidades com base em suas opiniões”. Vocês já devem imaginar que isso nunca foi usado para absolutamente nada, já que todas as grandes bandeiras levantadas por jogadores ingame nunca foram para frente. Inclusive com presidentes sendo permanentemente banidos por apoiar o primeiro e único grande protesto do jogo.

Há tempos, o modo mais rápido de saber as novidades é logando no primeiro minuto de cada terça-feira, para ver qual a moda inventada na semana. Fora isso, estamos sempre todos no escuro (salvo exceções, que não vem ao caso).

Fica a sensação de que um novo módulo econômico, útil, que funcione e que não insulte a inteligência dos jogadores é apenas um sonho distante ou uma memória de um passado glorioso que não voltará nunca mais. Um passado que já morreu, foi enterrado e hoje está recebendo apenas mais uma pá de cal.




Um abraço,
Vigon,
a Ovelha Negra do eBrasil

In Omnia Paratus