[Bitorino] Da traição à Pátria e da Pequenez de Espírito

Day 2,725, 04:38 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


trai·ção
substantivo feminino
1. Acto ou efeito de trair.
2. Perfídia.
3. Emboscada desleal; surpresa vil.

à traição
• Traiçoeiramente, aleivosamente.
• Pelas costas, à falsa fé.


Recentemente, como bem estão recordados, um grupo de jogadores impôs pela força dos Visas uma ditadura em Portugal. Uma acção que, justificaram na altura, servia para retirar do poder um CP do qual não gostavam e, simultaneamente, servia de represália contra a atitude de um MoF que contestavam. Não vale a pena perder muito tempo a recordar esta história e os seus contornos. Serve apenas de enquadramento para o que se segue.

Este tipo de acções, infelizmente, é permitido pelas regras do jogo. Privilegiando, cada vez mais, a força do investimento financeiro dos jogadores em detrimento da diversão e da estratégia pessoal, os administradores abriram portas a que um grupo de Visas disposto a investir largas quantias de dinheiro possa tomar o poder pela força. Quanto a isto pouco mais há a fazer do que tentar contrariar estas pirraças de meninos mimados.

O que aqui me traz é algo que decorre desta situação. Se bem se recordam, sobretudo os mais antigos, durante o ano de 2012 a comunidade portuguesa teve de lidar com a acção do denominado Team Servia, liderado pelo Paisana, pelo marcelosantos e pelo Ze Alface. Este trio, juntamente com os seus correligionários, divertiram-se ao longo de vários meses a dar cidadanias a jogadores sérvios, país que era então nosso inimigo, assegurando que o faziam para tomar o poder com o apoio dos votos destes jogadores. Primeiro através do congresso e, mais tarde, talvez a própria presidência do País.

Foram muitos os que criticaram estas atitudes e muitos os que se uniram a quem defendia os interesses de Portugal para combater o Team Servia, impedindo-os de chegar ao poder. Houve até quem ameaçasse retirar todas as suas empresas ao serviço das FAP se um desses elementos integrasse o programa de embaixadas. Alguns dos mais críticos deste movimento, curiosamente, foram os principais promotores do Grupo Ditatorial [ironias da eVida].

Mas se há algo que, no meio de tudo isto, temos de dar valor ao Team Servia foi que eles tentaram essa tomada de poder por via do voto. Aproveitando falhas de alguns partidos, é verdade, mas tentaram fazê-lo através do voto. De forma democrática [oh suprema ironia].

O Paisana, o marcelosantos, o Ze Alface e outros foram acusados de tudo e mais alguma coisa. Foram acusados de traidores por andarem a vender/oferecer cidadanias portuguesas a inimigos do País. Sim foram-no. Mas o que são aqueles que, por via do investimento financeiro, procuraram impor a sua vontade a toda uma comunidade, combatendo, inclusive, os seus próprios concidadãos? Não serão esses bem mais traidores? Não será bem mais traidor aquele que ataca, que hostiliza o seu próprio irmão?

Como se já não bastasse esta situação, temos assistido, agora, um outro problema. Um dos membros deste grupo, fazendo-se valer dos seus conhecimentos internacionais, tem procurado sistematicamente boicotar a diplomacia portuguesa, transmitindo falsidades e informações incorrectas a outros governos. Fazendo-se valer do seu estatuto de moderador do eRepublik, tem sucessivamente perseguido jogadores que se opõem ao seu pensamento e às suas ideias distribuindo fp’s a torto e a direito apenas como forma de represália. Curiosamente, muitos dos comentários feitos pelos seus amigos e que são reportados continuam lá, bem visíveis, talvez esquecidos por tal figura.

Se já era pequena a atitude de quem procurou impor a sua vontade pela força do dinheiro, combatendo a sua própria comunidade, mais pequena é a atitude de quem diz nada querer com o País, nada querer com a comunidade portuguesa, mas depois tudo fazer para destruir e minar o caminho que o país procura percorrer.

Infelizmente, não é o estatuto nem um emblema no perfil que dá carácter a um homem. Isso é algo que se só alcança com as atitudes ao longo da vida. E da eVida. E, destes, já sabemos bem o que esperar.

Abracinhos a todos!


07.Maio.2015

~~~~ SHOUT ~~~~
[Bitorino] Da traição à Pátria e da Pequenez de Espírito
http://www.erepublik.com/pt/article/2522193/1/20