Um Pouco Sobre Poder

Day 2,585, 08:42 Published in Brazil Brazil by Leeooam


Caros erepublikanos!

Há meses não redijo um texto, porém, tive uma breve luz de iniciativa hoje.
Gostaria de falar (com alguma experiência e vivencia que me resta) sobre politica e diplomacia. Temas que escrevo por paixão (sendo parte do meu trabalho na RL).

Recentemente observei algumas experiências na RL que gostaria de trazer ao jogo.

Fiz parte de um núcleo de estudos sobre as diferenças de dois grandes lideres políticos norte-americanos, sendo eles:

Henry Kissinger e Joseph Nye.

Ambos ocuparam cargos extremamente importantes nos governos americanos e extrema diferenças entre eles.



Observamos em Kissinger a predominância do poder moderador, enquanto em Nye é um dos maiores representantes do poder estratégico.

O que é poder moderador e poder estratégico?

Em um artigo Colin Powell (ex secretario de estado dos EUA), define que, o poder moderador é aquele que se utiliza de uma politica com tendências populistas, de consulta e consideração da opinião midiática e pública. Sempre consultando antes de tomar qualquer decisão, especialmente, no que se se referte a politica internacional.

O ponto positivo (e definitivamente o grande objetivo) do poder moderador é a popularização do governo. Políticos que optam por atitudes moderadas visam e consequentemente conseguem altos índices de aprovação popular.

Enquanto o ponto negativo é a falta de o que chamamos de “jogo politico”. Ações que devem ser tomadas de extrema rapidez e de forma estratégica, impossibilitando assim a coerência com a população. Nem sempre o que precisa ser feito é de acordo com o que sociedade em questão gostaria.
Um claro exemplo: Pena de morte.

O Brasil como exemplo.

Caso um plebiscito referente à pena de morte seja posto em pauta. De acordo com as pesquisas a aprovação seria de 74% - em média (isso não é apenas uma pesquisa, mas sim varias instituições ao redor do mundo e os dados podem ser de fácil acesso na internet). Faz parte de uma sociedade a opção por temas mais conservadores e autoritários.

No caso, apenas pelo fato da população ser a favor da pena de morte, isso torna a decisão viável?



Enquanto o poder estratégico é o contrario. Ele visa atitudes rápidas do estado, ações sem consultas e decisões acima de qualquer opinião pública.

O poder estratégico torna vias de fácil governação, pecam em algumas decisões, mas na maioria dos casos acertam, pois são discutidas com estrategistas das mais diferentes áreas (no caso, decisões tecnocratas).

Os pontos negativos do poder estratégico são:

Baixo índice de aprovação popular;
Autoritarismo na maioria dos casos.

Um caso clássico do uso do poder estratégico são as intervenções da OTAN em diferentes nações.



Na minha carreira politica no erepublik sempre optei pelo poder estratégico, desde meus primeiros passos (governo volkoff 2012). Acredito que fiz parte de uma escola politica em que o poder estratégico era a concepção do ideal de governabilidade e diplomacia.

Conquistei muitas coisas (aliais o eBrasil conquistou). No próximo artigo escreverei sobre como usei o poder estratégicos nas minhas decisões e em qual momento pequei em não levar em consideração o poder moderado.

Obrigado !
E uma ótima leitura

Leeooam