Tem Culpa eu, Tem Culpa a TAXA!

Day 939, 11:10 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon

Olá, nação ovelhense!




Como já dizia o grande fenômeno musical brasileiro, LATINO:

“Tem Culpa eu tem Culpa Cátia
A desgramada da catchaça
Ela domina o meu eu
Faz meu dia virar breu e a noite uma caçada.”


Esse artifício utilizado pelo mito diz muito sobre a forma com que o Ministério da Fazenda tentou distribuir a culpa de uma suposta crise. É a velha história do rapaz que enche a cara do bar, mas a culpa é da azeitona da coxinha.

Em primeiro lugar, a suposta crise não foi defendida através de nenhum embasamento numérico. Se não houver esse tipo de preocupação com números, quantidade, o que aconteceu e como, tudo não passa de especulação pura, daquelas em que sempre aparece um malandro pra dizer: “Eu avisei!”



A crise, se é que pode ser chamada de crise, não tem como única culpada as taxas de importação e, embora meu amigo ministro tenha afirmado em seu discurso que as taxas foram o CATALISADOR da crise, alguns mal-intencionados utilizaram a frase pra afirmar que as taxas eram a ÚNICA causa. Há uma congruência de fatores que deve ser entendida, pra que não haja equívoco na mensagem passada ao povo.

Os fatores que causaram a “crise”:


Abertura do mercado + Compra Nacional + Emissão de BRL + Fim do Babyboom + Fim da guerra


1.
Qualquer gorila minimamente letrado e bem intencionado sabe que o que o Compra Nacional faz, por mais que seja benéfico, traz conseqüências para o país. O Compra Nacional, com o mercado fechado, causa menos danos, mas com o mercado aberto, ele seria desnecessário.

2.
Emissão de BRL, não importa qual a finalidade da emissão, gera desvalorização.

3.
Fim do babyboom e fim da guerra. Sem guerra, cai o consumo, isso também é compreendido por qualquer símio alfabetizado.


O que não poderia ter ocorrido?


Tentar jogar a culpa em um único partido, como fizeram alguns. Sendo que a suposta crise ocorre devido a vários fatores e não apenas aqueles dos quais eles não concordam. Nem vou dizer que foram membros de todos os partidos que votaram e propuseram as taxas, porque isso todos já sabem, né?




Cidadão ebrasileiro,


Latino já nos deu a lição: não é só porque a música faz sucesso que ela é boa, é divertido, é legal, mas muitas vezes é uma baita de uma besteira.


É preciso ouvir o que o governo diz, mas sempre com o discernimento correto, pra que não sejamos apenas conduzidos como uma massa ignorante ou como um rebanho de ovelhas que executam as ordens de seu pastor.


Um grande abraço,
Vigon,
a ovelha negra do eBrasil.

In Omnia Paratus