Sobre Portugal e Espanha

Day 2,044, 00:49 Published in Portugal Portugal by John Bokinski

Ontem houve muita discussão sobre um potencial novo NAP com Espanha e as implicações do mesmo.

Compreendo que exista muita gente que sente que esta fase sem guerra com Espanha é pouco estimulante para os novos jogadores e queiram acção, no entanto, é preciso ter consciência das implicações das nossas acções.

Este não é um artigo de enquadramento, é um artigo de opinião.

Depois de ler alguma das coisas que ontem foram escritas continuo com a impressão que já tenho há vários meses neste jogo, a nossa comunidade é muito boa a reclamar, mas somos menos fortes a criar planos futuros. Parte dessa dificuldade prende-se com o facto de todos os cenários realistas que desenhamos para o futuro de Portugal e que queiramos perseguir, são pouco interessantes, e isso está relacionado com o facto de termos por principal adversário Espanha.

Espanha encontra-se hoje numa posição única no eRepublik. Pertence à TwO, e é a melhor amiga da CoT.

Ocupa a Venezuela, com concordância deste país, que é de alguma forma um irmão mais novo de Espanha, e para atingir os 100% bónus, ocupa regiões de Portugal e Canadá, 2 países ex-EDEN/Terra e como tal sem qualquer apoio nas alianças sobreviventes, a TwO e a CoT.

Mas as coisas estão a mudar. O início da guerra entre a TwO e a CoT coloca Espanha numa posição desconfortável, de ter de decidir apoiar 100% a TwO e lutar contra os seus anteriores “amigos” ou não participar nos ataques da TwO à CoT, apesar da sua favorável posição geo-estratégica, e de alguma forma ser despromovida dentro da TwO a um elemento que está menos alinhado com a aliança. Num cenário extremo poderia até pensar-se numa saída da Espanha da aliança, mas isso na minha opinião não vai acontecer.

Se não pensarmos apenas nos cenários Portugueses, mas também no cenário Espanhol, podemos perceber que do lado deles, apesar de estarem numa posição geo-estratégia muito mais favorável que a nossa, também existe tensão, tédio e a necessidade de fazer alguma coisa.

E nada, neste momento daria mais prazer a uma parte da comunidade espanhola do que uma revolta portuguesa e uma semana de batalhas em Portugal ou no Canadá, para poderem dar TP aos seus elementos mais jovens e justificar perante a TwO porque é que o auxílio espanhol à aliança nos USA e tão diminuto e porque é que assinaram um mpp com o México apesar de haver um país TwO/ACT com um AS marcado para esse país.

Por isso, não podemos esperar que as negociações de NAP’s com Espanha sejam fáceis, e o governo espanhol se porte sem arrogância. O comportamento em negociação dos espanhóis visa exactamente obter aquilo que desejam, que Portugal rasgue o NAP e reinicie a guerra com Espanha. E nós somos facilmente manipulados, por falta de conhecimento, perspectiva ou pensamento estratégico.

O facto de não termos quaisquer cenários que entusiasmem a comunidade também contribui para que sejamos mais fáceis de manipular. No entanto, eu chamo há atenção, que a nossa posição já esteve pior. Por exemplo, quando assinámos o primeiro NAP a nossa posição geo-estratégica era de rezar para que as coisas mudassem apesar de não perceber bem o que fazer. Agora com a guerra entre a TwO e a CoT as coisas começam a mudar.

Eu, e muitos dos mais antigos, nesta passada semana tivemos o gozo de lutar e ver a Colômbia a libertar-se do México e do Perú. E da Argentina a recuperar perante o Chile, o Paraguai, Brasil, etc. Já que não posso vencer a Espanha, para mim, ver os nossos aliados a recuperarem terreno perante os aliados dos espanhóis já é muito importante. E estas vitórias reforçam a relação especial que temos com a Colômbia que tão mal tratada foi no último ano pelos aliados de Espanha, em parte porque nos tentou ajudar.

Estas vitórias podem ser pouco relevantes para a malta mais nova no jogo, mas para os jogadores que assistiram ao wipe colombiano depois de terem dado NE na Espanha para nos ajudar, não podem deixar de ficar entusiasmados com a situação. Algumas coisas estão a mudar e senão podemos estar felizes por nós próprios, pelo menos estejamos pelos aliados que consideramos mais próximos.

De resto, poderia escrever um artigo sobre como se vivia o jogo à 2 ou 3 anos atrás comparado com hoje. Pode ser estranho para muitos, mas Portugal viveu períodos de 12 meses em que praticamente não tivemos mais de meia dúzia de batalhas no nosso território. E não era por isso que a comunidade não fazia coisas, se organizava económica e militarmente. As nossas vitórias militares eram as dos nossos aliados. Outro tema, outro dia.

De volta ao tema. A minha opinião é que, Espanha sente que hoje poderia ter as 7 regiões de Portugal e as nossas RW não seriam mais que divertimento. É algo que muitos dos negoceiam com Espanha sentem na sua atitude. E nós o que fazemos ?

Queremos rasgar o NAP e partir para a guerra… mas isso é exactamente o que eles querem, vamos dar-lhes isso de graça ?


Lembram-se de como estivemos meses na EDEN a tentar alimentar relações com vários dos nossos melhores aliados e num simples acto estragámos meses de trabalho ? e a saída da EDEN era algo possível de fazer com pouco estrago… não podia é ser feita daquela maneira.

Agora guerra com Espanha é mais complicado, atira-nos numa direcção em que nos afasta da aliança mais forte do jogo e com a qual os nossos aliados mais importantes, se estão a alinhar. Às vezes temos de pensar com calma antes de tomar decisões precipitadas e por muito irritantes que possam ser as negociações com Espanha, não nos deixemos manipular.

Porque senão ainda acabamos como aqueles bravos cidadãos portugueses que emigraram para o Brasil porque achavam que aí poderiam lutar contra Espanha, e hoje lutam lado a lado com espanhóis, pelo Brasil contra a Argentina. Eles não querem lutar ao lado de Espanha, mas defender o Brasil assim os obriga…

eRepublik é um jogo de estratégia, e nós procuramos jogar isto apenas na base da honra. Dá para conciliar a honra e a estratégia quase sempre.

Portugal é hoje visto agora como um país pró-TwO apesar de ainda declararmos a nossa neutralidade. Espanha ainda é hoje o nosso adversário, não apenas por desejo de grande parte da nossa comunidade, mas também da comunidade espanhola. Mas a TwO/ACT não é apenas Espanha, e as recentes hesitações dos espanhóis não ajudaram a sua reputação dentro da aliança. Há que jogar isto em vários tabuleiros, mas para isso temos de estar minimamente alinhados.

Se queremos continuar a ser manipulados pelos espanhóis a tomarmos as decisões que lhes dão jeito, não creio que venhamos a atingir alguma coisa, para além de uma semana de divertimento.

Divirtam-se

PS - Spoils of war parece uma boa oportunidade da nossa D1 mostrar o que vale e de haver acção