Renovar a D1 é urgente

Day 2,196, 14:20 Published in Portugal Portugal by John Bokinski

Este é um artigo curto.

No último artigo que escrevi mencionei 2 coisas positivas que as acções dos espanhois iriam provocar: união e crescimento populacional.

A união foi quase automática, apesar de existir desacordo entre alguns grupos, esse desacordo era essencialmente no que respeita a ideias sobre Espanha, do que questões pessoais. Por isso, estando em guerra com Espanha todos remam na mesma direcção.

A questão populacional dá mais trabalho, exige que efectivamente se procure novos jogadores e os receba, os treine e os motive a ficarem no jogo. À cerca de um ano atrás, uma guerra quase sem esperança contra Espanha, permitiu-nos crescer bastante a nossa população activa. Desta vez ainda não conseguimos isso, vejo entre 15-20 jogadores a entrarem por dia e isso é insignificante.

Penso que parte do problema é que o governo está demasiado focalizado na guerra e delegou nos jogadores o esforço de recrutamento, com base em alguns incentivos. Penso que todos já concluímos que incentivos para haver recrutamento não funciona. Ou se cria uma equipe centralizada para tratar do assunto ou um mega spammer, mas o incentivo para recrutar que o jogo dá já é mais do que suficiente, não é com incentivos adicionais que se consegue grandes recrutamentos.

A análise abaixo refere-se à comparação entre os dias 2064 e 2194 (cerca de 4 meses) do numero de jogadores portugueses no top3000 de cada divisão.

D1
2064 - 159
2194 - 112

D2
2064 - 89
2194 - 106

D3
2064 - 40
2194 - 68

D4
2064 - 23
2194 - 23

Já sei que vai haver gente a comentar que existem muitos D4 que não são considerados cidadãos portugueses no e-gov e que a nossa D4 não é assim tão fraca. Infelizmente apesar de terem alguma razão, o panorama não muda muda muito. A D4 tem crescido, mas infelizmente para entrar no seu Top3000 é bastante dificil.

A análise simples, é que os aumentos populacionais do último ano têm reforçado bastante a nossa D2 (que vence Espanha com regularidade) e mesmo a nossa D3 (que no passado era a divisão mais fraca que tinhamos e hoje apesar de continuarmos com poucos jogadores, pelo menos somos capazes de vencer algumas batalhas). Tudo isto é bastante positivo, mas estamos a deixar a nossa D1 cair porque não a renovamos. À poucos meses atrás a nossa D1 ganhava à espanhola de forma sistemática, agora tem sido difícil de manter esse domínio.

Urge haver organização no recrutamento.