O Projeto Liberal

Day 2,465, 13:50 Published in Portugal Romania by Celio Azevedo Jr


Propostas reais para ajustar a economia de nosso amado país .
Chega a Portugal algo inovador, algo inusitado, chega o Projeto Liberal. Para mudarmos a realidade da água para o vinho.

Acreditamos que falta, dentre os grandes partidos, aquele que preze pelo
trabalhador e pelo pequeno empresário, afinal, prezando por estes, praticamente todo o ePortugal é levado em conta.

Durante os últimos governos, vimos os impostos serem aumentados, e, o imposto de renda alcança as raias do inaceitável, afinal, trabalhamos uma vez por dia, mas compramos armas e suprimentos algumas dezenas de vezes.

Para isso, é necessário surjam práticas liberalizantes que visem modernizar a economia portuguesa.

Além de proteger os interesses de nossos ecidadãos.

Sabemos que surgem todos os dias, pessoas de boa fé que tenta mudar o mundo, no entanto elas pecam por não prever os possíveis efeitos negativos que as atitudes tomadas nas melhores das intenções terão.

*Diminuição do imposto de renda*

Isso é de suma importância e já deveria ter sido feito há bastante tempo, o imposto de renda vem corroendo uma parcela importante do poder de compra dos cidadãos, e junto com isso, deixando menos dinheiro em circulação na economia.

*Redução gradual do IVA na economia Portuguesa*

Com a redução gradual dos impostos, temos os meios propícios para controlar a inflação que surgirá com a implantação da nossa primeira proposta.

"Para o comerciante até a honestidade é uma especulação financeira."

Charles Baudelaire


* Diminuição do Imposto de Importação

Muita gente entra no jogo com a idéia de que um mercado com altos impostos de importação é bom para o país, pois diminui a concorrência externa fazendo com que o empresário nacional lucre mais.

O problema em ter preços altos é que eles impedem o país de exportar para outros países, pois ele não consegue ser competitivo no mercado exterior. Com isso deixamos de aproveitar o grande potencial que tem e deixa de arrecadar fundos que poderiam ser usados em outras áreas.

Mas por que diminuir os impostos?

A idéia em diminuir os impostos é forçar com que os preços dos produtos diminuam, tornando o produto português competitivo no exterior.



A taxa ideal

A grande discussão que tem ocorrido é por conta de calcular 'a taxa ideal': aquela que não prejudicará o empresário português, mas que também não impedirá o produto externo de entrar no mercado.

Sabemos que quanto maior for a taxa de importação, menos trocas ocorrerão e consequentemente menos produtos irão entrar, o preço vai cair pouco e o governo não vai arrecadar.

Por outro lado quanto menor for a taxa de importação, mais trocas ocorrerão, consequentemente mais produtos vão entrar, o preço vai cair mais e o governo vai arrecadar.

O problema é que isso não é uma função linear, ou seja, não adianta diminuir a taxa ao mínimo e esperar que a arrecadação seja máxima. Existe um ponto que pode ser considerado perto do 'ideal', onde a arrecadação média é a máxima possível. E é este ponto que os congressistas devem procurar.

Certamente este ponto está mais perto do 1% do que dos 30% (como sugerem muitos congressistas) e não existe cálculo mágico para descobri-lo: só é possível chegar à ele através de testes.

Qual é a taxa ideal? Quanto menor for, melhor será, levando em conta a necessidade de arrecadação do governo (que é o motivo dos impostos existirem).

Desde que chequei ao jogo, percebi que se é investido pesadamente em estatais, tendo altos custos para a sua manutenção e "roubando" toda a mão-de-obra com skill alto e tendo que imprimir dinheiro para se manter.

Porque isso acontece?

Não é melhor deixar que a iniciativa privada cuide disso? Sairia mais barato para todos e o mercado fluiria bem melhor.

Se gostaram do artigo, subscrevam em meu jornal.


Célio Azevedo.