Nota #3 – ePortugal, que FUTURO?

Day 2,227, 10:12 Published in Portugal Portugal by Hernani Miguel

Agora que já nos doem as mãos de tanto darmos palmadinhas nas costas uns dos outros, por termos garantido Congresso, está na hora de parar, pensar e definir o FUTURO que queremos.

Quer queiramos quer não o nosso FUTURO estará sempre ligado e dependente da nossa relação com eEspanha.
Não nos podemos nunca esquecer da diferença de poderio militar entre ePortugal e eEspanha, e entre os respectivos Aliados.
Enquanto esta relação de forças não mudar, o que não vejo como possível a curto/médio prazo, sonhar com um ePortugal composto pelas nossas 7 REGIÕES ORIGINAIS é UTÓPICO, DEMAGÓGICO e completamente IRREALISTA.

O que não significa que nos temos de conformar.

Vejo então várias opções para o nosso FUTURO:

1 – Tentar novo Acordo com eEspanha.

Está a decorrer um processo de IMPEACH em eEspanha, o que indica o descontentamento dos espanhóis com o seu Governo. Isto poderá ter alguma coisa a ver connosco… ou não!
Se for pela maneira como o Governo espanhol lidou com o “problema português” o descontentamento terá, com certeza, a ver com o facto de termos garantido Congresso e não com o que se passou antes.
Aceitando a hipótese de um novo Governo Espanhol estar disposto a conversar e a chegar a um Acordo decente, a verdade é que não teremos quaisquer garantias que futuros Governos Espanhóis o respeitem.
Alguém já se esqueceu do último NE que nos declararam?
Além disso, que propósito nosso será servido por uma PAZ (PODRE) com Espanha?
Um ePortugal com algumas (poucas) regiões e sem fronteiras por onde atacar alguém é garante de uma monotonia e letargia que só serve para afastar os jogadores mais velhos e não contribui em nada para manter no jogo os jogadores que forem entrando.
Durante algum tempo enganámo-nos ao pensar que podíamos ter uma convivência pacífica e tendencialmente amistosa com eEspanha. Eu também pensei assim. Os factos provaram que tal não é possível.
Portanto, rejeito esta opção.

2 – Lutar em RW constantemente contra eEspanha.

Alguns jogadores defendem esta opção. É verdade que lutar contra eEspanha sabe sempre bem.
Além disso dá para ganhar umas medalhas de PATRIOTA, BATTLE HERO, CAMPAIGN HERO e, com sorte, umas medalhas de HERÓI da RESISTÊNCIA.
E ainda: "Um taçardo morto por dia dá saúde e alegria."
A considerar.

3 – Lutar inteligentemente contra eEspanha, simultaneamente cimentando os laços com os nossos Aliados e tentando criar boas relações com outras eNações que possam vir a ser Aliados no FUTURO.

Um dos nossos Objectivos Permanentes deve ser garantir Congresso. Para tal precisamos ganhar 2 RWs nos dias anteriores às eleições, mais coisa menos coisa, e tentar garantir a Iniciativa na Guerra Directa que virá a seguir.
Isto significa que só precisamos fazer 2 RW por mês, com os respectivos gastos em armas e ptes e ganhos em medalhas.
Se não ganharmos mais RWs durante o mês garantimos que haverá sempre regiões nossas ocupadas por eEspanha com BÓNUS de DETERMINAÇÂO, tornando a sua reconquista mais fácil na altura certa.
Então e o que fazemos no resto do mês?
Simples, lutamos pelos Aliados e lixamos eEspanha.
É costume haver iniciativas de Dano Coordenado para lutar pelos nossos Aliados. Estas iniciativas devem ser mantidas e até alargadas ao outro objectivo, lixar eEspanha.
Podemos e devemos lutar em defesa de outros países atacados ou ocupados por eEspanha.
Como os MEK já por 2 vezes demonstraram é possível, em determinadas circunstâncias, cortar vários Bónus a eEspanha apenas com uma RW bem sucedida. Devemos seguir o exemplo dos MEK sempre que as condições o permitam. De preferência com coordenação e distribuição do Governo.
Defendo que devemos ser uma PITA (Pain In The A$$) constante para os taçardos. Não com o objectivo irrealista de os levar a desistir de serem nossos inimigos mas apenas para os chatear. Entendo que deve ser este o nosso DESÍGNIO NACIONAL. CHATEAR OS TAÇARDOS.
Além de nos divertirmos podemos demonstrar a nossa FORÇA e PERSISTÊNCIA e que podemos ser uns EXCELENTES ALIADOS ou uns TERRÍVEIS INIMIGOS.
Podemos envidar esforços para tentar criar uma nova Aliança, formal ou informal, não com o objectivo de garantir DANO ou conquistar BÓNUS, mas, porque não?, uma Aliança cujo ÚNICO OBJECTIVO é LIXAR eESPANHA?

Ou então…

4 – A opção mais fácil, deixar andar.

Por favor DEBATAM.

Hernani Miguel
f.k.a. (formerly known as) hs1611
PS: Este artigo segue as regras da antiga ortografia.