Mudar ou insistir no erro? Uma opinião pela mudança...

Day 1,477, 11:17 Published in Portugal Portugal by Kazoany

A votação eleitoral de ontem, que culminou com a reeleição do Lucifel e uma derrota em toda a linha do Hélder Medeiros exige uma análise ponderada, uma reflexão constructiva e uma interpretação dos resultados e das consequências que se esperam daí.

De forma fria e crua, considero que o Hélder Medeiros teve uma grande derrota, que mais que uma derrota dos Partidos que o apoiaram é uma tremenda derrota pessoal!

Os factos falam por si:


++ A candidatura de Hélder Medeiros desceu a sua votação absoluta

++ A candidatura de Hélder Medeiros desceu a sua votação relativa

++ A candidatura de Hélder Medeiros viu-lhe serem retirados alguns votos durante o período de validação dos resultados, o que deixa no ar a ideia de que existiram votos ilegais

++ A candidatura de Hélder Medeiros não debateu nem apresentou ideias aos ePortugueses nem aos militantes do PRD!


Não posso dizer que me surpreende a derrota (nem a dimensão da mesma), uma vez que era mais do que anunciada.
Aliás é o culminar de uma má gestão e governação do partido, frequentemente confundida e misturada com os interesses pessoais e/ou da MU.

E porque digo isto?
++ Porque o PRD não tem um rumo nem uma orientação estratégica! Tem um conjunto de “chavões” feitos objectivos em que a única coisa que parece interessar é “SER MAIOR”. Curiosamente é também o mais fácil de conseguir, por meios lícitos ou ilícitos. Mas um posicionamento claro do partido, a definição de prioridade, propostas e acções em grupo (o PRD) não existe!

++ Porque o PRD é um partido excessivamente fechado e centralizado em torno do seu Presidente e pequeno grupo de amigos. Não se incentiva a participação nem a troca de ideias. Não se fomenta o debate. Não se promove a aprendizagem e capacidade colectiva! Nem sequer há comunicação, abertura ou transparência!

++ Porque o PRD é uma partido de “tachos, favores e amigos” sem qualquer critério! Desconhecem-se os critérios para selecção dos candidatos ao Congresso. São escolhidos em função da MU? Da facilidade de manipulação? Do grupo de amigos? Da força? Da aparência? Só o Presidente (embora hoje tenha anunciado que foram escolhidos 2 membros para escolher os candidatos...embora não diga quais) sabe, porque são excluídos potenciais candidatos que manifestam disponibilidade sem qualquer justificação (sendo substituídos por candidatos de última hora, mais novos e com menos experiência).

++ Porque o PRD é um instrumento ao serviço da sede de poder de um homem (com várias personalidades dirão alguns) que não olha a meios para concretizar o seu objectivo pessoal e que com isso vai descaracterizando o partido e fazendo dele motivo de chacota! Um homem sem ideias mas com muita agilidade e muitas formas de intervenção!


Por tudo isto apenas me surpreende sua incapacidade ou falta de vergonha em reconhecer e assumir a derrota e todo o falhanço que tem sido a sua liderança no PRD!

Exige-se uma demissão e o início de uma nova era no PRD.
Estou certo que não faltarão Homens com capacidade, ideias e ambição, capazes de fazer do PRD um partido democrático, plural e participado!



Nota: É com enorme prazer que estreio o meu jornal com uma publicação de opinião. E aproveito o lançamento do jornal para “me lançar” também numa participação e intervenção política mais activa, procurando acima de tudo promover um saudável debate e troca de ideias com todos os que estão interessados num ePortugal melhor: mais competitivo, mais coeso, mais sustentável e melhor governado!