Entrevista com Olorum e problemas econômicos

Day 700, 09:00 Published in Brazil Brazil by Diego Franco

Prezados leitores,

A Gazeta da Economia, jornal sempre preocupado com a informação do e-cidadão, e sempre interessada em levantar debates e expor opiniões, trás hoje aqui uma entrevista exclusiva do ex-Ministro da Fazenda Olorum.

Para quem está acompanhando o Congresso, percebe-se que hoje está em votação várias leis para amenizar e/ou resolver a crise financeira que estamos enfrentando. Coincidência ou não, o nosso entrevistado quando ocupava o cargo de Ministro criou um programa pioneiro que previa que a situação que estavámos passando era insustentável no longo prazo e tentou implementar medidas saneadores. Houveram muitas críticas e os resultados da medida foram parciais devido a situação da época e as críticas sofridas.

Segue então a entrevista com nosso caro e conceituado cidadão:

1) No momento pré-crise, quais eram suas projeções e o que havia de errado e a se fazer na economia?

O país estava vivendo um tempo de bonança financeira, tudo era acessível, os salários eram altos comparados ao resto do mundo, todos podiam abrir empresas e tudo era relativamente fácil, assim como a moeda valorizada. Um pré-questionamento dava ensejo a uma percepção de que algo estava por vir, ainda mais considerando que com muitas empresas abertas, uma crise por excesso de produção era extremamente provável.

2) Qual era sua idéia?

A moeda precisava ser desvalorizada, e então foi isso que eu tentei fazer.

3) Quais eram as vantagens da desvalorização?

Naquele momento as vantagens soprepunham as desvantagens. Podemos citar entre elas a diminuição dos preços de matéria-prima no exterior, sendo que os empresários internacionais poderiam passar a comprar no nosso mercado, pois tudo estaria mais barato para os estrangeiros.

4) Quais as desvantagens alegadas pelos contrários a edição do projeto?

Que as pessoas iam passar a ganhar menos... que seria mais difícil comprar Golds, que ia ser ruim para as Empresas... Mas os Salários realmente precisavam diminuir, porque era o País com os salários mais altos... Realmente seria mais difícil comprar Golds, o que dificultaria a abertura de Empresas, fazendo com que o Mercado não ficasse tão saturado quanto agora. Os mais antigos seriam um pouco prejudicados, porque iriam ganhar menos, mas os novatos seriam favorecidos, porque recebem 5 Golds a cada 30 dias de Trabalho, recebem 5 Golds quando passam de Nível...iam trocar cada Gold por mais BRL do que antes...isso ajudaria a manter os novatos no Jogo.

5) Quais resultados podemos apontar da medida tal como foi implementada?

Primeiramente gostaria de ressaltar que o projeto não ficou como eu desejava. Eu fiz o possível, mas não havia no Controle Nacional moeda para baixar o tanto quanto eu queria, além disto, o Congresso acreditava que eu estava errado e não aprovaria uma lei para imprimir mais dinheiro, baseado na descrença desta medida.

Consegui desvalorizar de 0.031~0.032 para 0.027...sendo que minha idéia era manter a Moeda em 0.025.

Sendo assim, a Gazeta da Economia encerrou a entrevista e nas considerações finais o ex-Ministro deixou o link de um artigo relacionado ao tema da época, para que os leitores possam analisar a situação e contribuir com o necessário com o governo para sairmos da atual conjectura econômica.

http://www.erepublik.com/en/article/explica-es-transpar-ncia-e-um-pedido-de-desculpas-835651/1/all

Amanhã, este jornal analisará as atitudes tomadas pelo governo para solucionar a crise instalada mundialmente, e quiçá conseguiremos publicar uma outra entrevista com um representante do governo.