DARTH CLAUDIO ENTREVISTA ICHI NII

Day 2,759, 17:25 Published in Brazil Brazil by DARTH CLAUDIO



Saudações amigos,



Vejam só, fiquei um ano sem fazer entrevistas e agora duas em seguida. Depois do sucesso da entrevista do amigo Sir Greg. Entrevisto outro famoso jogador de nossa comunidade, tão famoso quanto controverso. E para ele nada menos que uma entrevista forte que com certeza gerará muita polêmica. Hoje trago para vocês o amigo Ichi Nii.

É uma entrevista longa, mas essencial para aqueles que querem entender e conhecer os meandros de nossa política interna. E como trilha sonora da entrevista, tomo emprestada uma das obras primas do mestre Sakamoto..












1 - Saudações Ichi, começo com a famosa pergunta, como você entrou no Erepublik e a quanto tempo?

Minha primeira passagem pelo eRepublik se deu no mês de setembro de 2010, recordo que jogava outro game de plataforma online e observei no perfil de um amigo um link para este jogo. Por curiosidade acessei o link e me inscrevi no eRepublik da V2, joguei continuamente até ser banido no dia 25 de Março de 2011 sem reais motivos e sem respostas do administradores. Por apenas revolta quanto a esta condição, fiquei durante um ano e meio sem dar as caras por aqui. Foi então que em agosto de 2012 resolvo superar isto e reiniciar com esta conta, desde então estamos por aqui por quase 3 anos.


2 - E o que te faz ficar todo esse tempo?

Eu gosto da regularidade que o eRepublik exige de um jogador que almeja ser forte militarmente, por isso o que me fez ficar todo este tempo realmente é o loginn diário para cumprir as tarefas (trabalhar/treinar). Por outro lado e não ficar apenas nisto, também gosto de reservar um tempo nos dias para leitura de artigos, acesso aos fóruns do jogo e conversar com amigos sobre politicas ingame.


3 - Destaque o seu pior o seu melhor momento no jogo, e por que?

eVivi muita coisa neste jogo, mas uma coisa que não consigo deixar de lamentar foi meu banimento em março de 2011 e considero este meu pior momento, pois estava em ascenção politica, havia sido eleito PP do PM, congressista por Parana e Santa Catarina e Presidente do Congresso e ser banido naquelas circunstancias e da forma que foi para mim foi muito triste.

Quanto ao meu melhor momento, consideraria o mês de Janeiro de 2014 onde fui CP e tive que me desdobrar muito para governar em meio ao caos que o país estava passando.

Só que a gente busca se superar a cada dia, acredito que muita coisa boa e melhores momentos estão por vir.








4 - Dizem que todos os MFs da atualidade aprenderam o ofício com você e que acabaram por repassar para outros. Mas mesmo assim, o MF continua a ser visto como um Ministério para poucos eleitos, por que?

O Ministério da Fazenda é um ambiente que exige do jogador empenho, comprometimento e principalmente conhecimento do modulo econômico. De certa forma, acabei por atuar neste ministério por estes três motivos e também por considerar “o mais facil”. Minha primeira passagem foi como assistente no Governo da Rafaella em março de 2011, ali tive como mentor ninguém menos que o Leo Lazarus (aka ex-johnPand) da qual apreendi o oficio de forma bem pratica. Quando retornei em 2012 observei que o Ministério da Fazenda era atuante nos bastidores, mas não demonstrava seus relatórios na mídia. Na assistência do governo Levi em outubro levantamos essa questão e de fato fomos pioneiros na publicação dos artigos semanais e principalmente nos balanços de governo.

Dai em diante nos firmamos nessa área da politica nacional, convidamos vários jogadores para compor equipe, passamos muita know-how e muito do que se vê desde então tem seguido esta linha.

Sempre tivemos uma visão do MF priorizando a posição contábil e que é o que se faz de fato, as questões orçamentárias e tributárias são determinantes porém é um aspecto secundárias já que muitas vezes dependem do congresso nacional, tem também outras questões mercadologicas que não dependem apenas do Ministério da Fazenda e sim do ambiente econômico & Plato.


5 - Me fale sobre suas escolhas partidárias e sobre seu atual projeto. Por que se afastou dos grandes partidos?

Hoje eu diria que já passei por diversos partidos, iniciei minha trajetória politica no Partido Militar por acreditar nos ideais de eBrasil apresentado por aquele partido, depois fui para o HEROES por buscar uma melhor consonância do que se passava no eBrasil no período do auge deste partido, enfim por ultimo participei do FENIX por questões de afinidades politicas.

Meu atual projeto é eviver meu RP, nosso partido atual é baseado no Clã Quincy, uma raça de humanos super dotados que povoaram a Terra no anime/manga Bleach.

Preferi me afastar dos grandes partidos por perceber que por mais que me empenhe em ajudar um partido, as politicagens falam mais alto na hora de propor uma candidatura a PP/CP por exemplo. Então, já que é assim, não se perde nada em fazer carreira solo e desta forma ainda posso escrever as coisas que penso em meu jornal sem ter que comprometer a imagem de um partido TOP.


6 - Você já teve alguma grande decepção no jogo, se sim com quem ou com o que?

Foram várias decepções e consigo me lembrar bem com Ollorum, Marcelo Braga, Lorittita, Victor Gonçalves, Web Carioca, Vitor Savedra, Sir Stark, nW0lf e até o Bruno Gallotti que foram pessoas que tive uma certa convivencia e me decepcionaram, mas uma que recordo bem foi no tempo do Partido Militar (realmente, com excessão do Gallotti que me decepcionei com uma atitude neste ano, todas as outras foram em meu tempo de PM mesmo) e foi o Sir Stark, ele foi alguém que vi iniciar neste game, apoiei sua trajetória, incentivei suas aspirações politicas, considerava um grande amigo até o dia que li ele me dizer que minhas falas para ele soavam falsas… Foi logo quando criamos a MU ELITE e ele era o comandante, da noite para o dia ele abandonou o projeto e sem avisar (talves tenha falado com o Galloti) saiu pela porta dos fundos...

Gostaria de deixar claro para seus leitores que estas são pessoas que apenas preferi manter distancia depois das decepções e esta minha resposta não tem a intenção de defama-las, muito pelo contrário, pois admito que algumas delas contribuem muito para esta sociedade.

7 - Fale das amizades que você forjou durante sua jornada, destaca alguém?

São vários jogadores da qual tive a felicidade encontrar ao longo deste caminho de mais de 3 anos. Pessoas do qual a relação de amizade foi para além do jogo, alguns amigos até hoje troco mensagens no celular da qual nem jogam mais, outras volte e meia estamos descontraidamente conversando. Não vou destacar alguém e sim citar alguns amigos, você é um deles DC que com seu estilo me fez refletir muito sobre posicionamento politico ao longo deste tempo no jogo, o Thiago lá do eBank é outro que me incentivou bastante e principalmente me proporcionou condições financeiras para eu ser sustentável hoje, tem o Josué (Harpia Brasil) que desde minha primeira passagem me apoiou e ensinou os primeiros macetes de jogo, o Leo (Lazarus) que me ajudou muito no meu retorno e até hoje mantemos contato, o Fabricio (volkoff) que esteve conversando comigo nos momentos que pensava em desistir, o Walmor que é um amigo que tenho de outro jogo que até hoje está ai com o nick SUPER BROTHER, o Uchida Obito que sempre trocamos umas ideias no whatsapp, o Rick que me ajudou na ultima campanha e também o Skraus lá do Sparta, tem o Tobocco meu primeiro patrão que com paciência me ensinava que era preciso trabalhar com a health 100%, o meus amigos do tempo do Heroes que hoje não estão mais aqui, mais sempre trocamos emails: Sortier e HULK CINZA, não tenho conversado muito como Raul Alves porém ele é uma pessoa que tenho um carinho enorme e meus amigos mais recentes do FENIX que sempre quando podemos nos falamos Lutzen, GRodri, Faraday, Bia Conde, Kikonow e outros. Não esquecendo é óbvio o Ricardo Mateus que está nos dando um apoio no LAS NOCHES.

Até com rivais políticos tenho um certo respeito e se houver aproximação creio que poderia dizer que teria uma boa amizade fora deste contexto, é o caso da Marcie, do Cleber ( Mr. Indingo) e do Frank Maeda (Pinky Freud) que são pessoas que já andei conversando em algum momento por ai.






8 - Ichi, em janeiro de 2014, você se elegeu Presidente do Brasil, fale da experiência, dos pontos fortes e fracos e que lições você tirou da experiência.

É, no inicio do ano anterior após duas tentativa anteriores enfim tivemos a oportunidade de governar o eBrasil. O epaís passava por período tenebroso por mais de 6 meses já estávamos wippados e isto não agradava a muitos de nós, perdíamos jogadores dia após dias, nossos farmes e principais produtores migravam daqui para países com algum bônus. Em meio a isto assumimos com muita esperança e confiança de que naquele mês faríamos algo para reverter aquela situação, inicialmente contava com uma equipe competente e bem
articulada nos planos do governo, e esse era um dos ponto forte. Outro era programa bem articulado por nosso v-CP Raul das embaixadas e que nos fez um ganho imenso em diplomacia aquele mes.

Tive a primeira experiência frustante após uma semana de governo nosso MD e uma pessoa que considerava demais até então, não conformado com a execução do Programa Pró-Brasil ser naquele mês decidiu abster do cargo, ele alegava que não estaríamos preparados e pediu para adiar para o mes seguinte. Mas, como já estávamos adiantados em conversações com MUs e lutadores de toda a parte do país decidimos continuar.

Talvez esse tenha sido o ponto fraco, pois se tivesse ouvido este amigo e deixado tudo para o mes seguinte o governo não passaria pelo oque passou no dia 20.

Dia 20 nós abrimos uma RW e todos os brasileiros e aliados tinham sido convocados a lutar, uma luta que no calor do momento fugiu dos controles, tínhamos orçados um gasto inicial de 50k em Combat Ordens e acabamos gastando 7x mais que isso.

Com isso, um dia podemos dizer que o eBrasil teve um dano de país top7 no egov (sem contabilizar os danos daqueles que estavam com cidadania de outros países).

Dai teve o caso da Vendetta, mais da metade da equipe se debandou por afeições a causa mercenária, tivemos que trabalhar dobrado nos 10 últimos dias, e, então mesmo assim com tantas dificuldades fechamos o governo bem com um acordo que não ocorria com a ePolônia a anos.

O que eu tiro de lição disto? Se eu não tivesse passado por isso, poderia falar qualquer coisa sobre ser CP que não teria ao menos noção do que realmente é. Bom, digam o que quizerem, no final das contas tenho a consciência limpa de que fizemos um pouco de tudo que poderiámos fazer para colocar nosso epaís em sua devida posição de destaque e isso foi essencial para os governos seguintes alcançar seus objetivos.



9 - Ichi, durante o seu mandato, ocorreu um rumoroso caso envolvendo uma Unidade Militar mercenária chamada Vendetta, que mesmo sendo composta em sua grande parte por brasileiros, estaria vendendo seu dano para lutar a favor do BR. E que não teria sido paga pelo serviço. Fale sobre isso.


Então, a referida MU existiu e era composta na maioria por brasileiros e não eram simples lutadores, eram Tankers que guardavam seus danos para obter ganhos em batalhas importantes. Mas agora cobrar para lutar e defender seu país?

Vamos partir do princípio:

O líder dessa MU era um ex-CP que em seu mandato apoiou a criação de um projeto chamado Soldado Universal e depois de forma sagaz deu um golpe neste e ficou por meses com empresas e valores em sua conta se beneficiando. No inicio do governo damos um ultimato nestes responsáveis do PJ SU, e, com isso recuperamos com ajuda do Junecaz a org que continha outros recursos disponibilizado para o projeto e passamos ao EB.

Esse sujeito ficou puto com toda essa ação e ainda ainda ameaçou não devolver nada mais daquilo que estava em sua conta particular.

Só que o cara de pau no dia da batalha estava lá no chat e pior se dirigindo a palavra para mim. É obvio que nossas relações não eram amigáveis, e era obvio que ele queria me colocar na cama de gato deles, da qual... Conseguiu.

Legal que por mais claro que seja esta história, e, quem esteve on naquele dia no chat do IRC pode perceber. Eu nunca tive intenção de comprar dano algum, minhas falas não foram neste sentido e sim para que lutássemos todos pelo bem maior que é eBrasil.

Meu estilo de governo nunca favoreceu a este tipo de gente, e, é por isso que muitos deles me intitulam de CP caloteiro, mas a verdade é que nenhum brasileiro ou estrangeiro pode realmente dizer que cheguei e propus que pagaria para lutar tal luta.

Isso foi tudo intriga para que eu não me reelegesse aquele mês e continua sendo para que os atuais politiqueiros de plantão possam se sentir “realizados”, não que isso me afete, pois considero que é apenas um jogo e nunca tiraria nada da boca de meus filhos para colocar na deles e assim fazer o gostinho dessa gente inescrupulosa.



10 - Ichi, nos dois meses anteriores ao seu governo, eu era o Presidente do Brasil, e me vi as voltas com essa mesma unidade militar que a todo momento, oferecia seus préstimos para lutar a favor do Brasil em troca de dinheiro. E eu jamais sequer cogitei contratar uma MU de brasileiros para este fim. Você se arrepende de ter dado conversa para os mercenários?


No dia e no chat eu considerei todos presentes como brasileiros e minhas palavras foram generalizadas para que todos lutassem até o ultimo FF, queria ver danos.

No calor do momento até cogitamos pagar as armas dos mercenários naquela batalha.

Mas o que me arrependo mesmo é apenas seguir o conselho de meu amigo Guilpas e enviar uma única mensagem para o mercenário que promoveu todo esse mau-entendido dizendo que não estava dando resultado e que mandasse a conta das armas usadas.

Se eu não tivesse enviado essa mensagem esse mau-caracter não teria nada para usar contra mim.


11 - Como você analisa brasileiros que cobram para lutar a favor ou contra nosso país? Inclusive existe uma famosa planilha da qual eu tenho print que mostra quanto dano cada brasileiro mercenário fez naquela batalha. Ichi, porque mesmo tão atacado você nunca divulgou essa planilha e essa informação, expondo claramente quem foram os mercenários?


Eu tenho os piores sentimentos quanto a esta condição de cobrar para lutar pelo eBrasil, contra o eBrasil é ainda ultrajante. Eu que já servi na RL tenho um imenso senso de dever com nossa enação e sei o quão importante isto é para nossa soberania, vai ver essas pessoas não passaram por isso e não tem esta mesma noção.

Eu nunca expus essa planilha, pois nunca considerei ela legítima. Ao meu ver qualquer pessoa pode fazer uma planilha, inserir o nome de quem quiser e depois aparecer por ai dizendo que foram gastos de uma batalha ou outra qualquer a mando de fulano de tal e que se não pagar vamos fazer o TERROR contra o seu país.






12 - Ichi, se retirando e a seu partido do foco, como você analisa o quadro político partidário atual?

Eu neste momento estou vendo desta forma mesmo, bem fora do quadro politico nacional e partidário. Apesar de existirem dezenas de partidos com história e representação politica subsistindo ainda assim consideraria a existência de dois blocos homogêneos que a anos alterna o poder e o interessante é que geralmente o que vem acontecendo, principalmente este ano é que quando um governa o outro tem uma grande força no congresso.

Mas partindo para o singularismo politico, considerando apenas os top 5, eles em sua maior parte estão vivendo na curva de recessão, mas isso é uma tendencia desde quando o PDB foi o grande dos grandes também.

Outra coisa, vejo a saída de muitos integrantes renomados da ARENA como um enfraquecimento deste, porém a criação do PPB por aqueles ex-membros vai abalar também as estruturas de outros entre o TOP 10.

O FENIX continua no TOP2 creio que pelo incansável trabalho de dois ou três jogadores que atuam na interação com novos jogadores hora após hora, porém é como secar gelo pois geralmente recrutam 10 e morrem outro 10 e assim o partido se mantem, mas não vejo esse TOP2 se refletir em poder pois a cada mês vemos suas votações nas eleições decrescer, ali o trabalho de recuperação neste ponto de vista vai ser intenso.

O NERD vem ganhando cada vez mais espaço, inovando e contendo cada vez mais adeptos ao estilo NERD, partindo do princípio da classe dominante da internet hoje ser de pessoas que se identificam com essa sigla e muito comum serem na maioria da geração X e Y aliado é claro com uma figura feminina tomando a frente, não é de hoje que marmanjo se atira neste tipo de coisa, foi assim com a Chain nos auge do SPARTA porque seria diferente agora? A sua proximidade com o CAT também ajuda, visto que o CAT sempre foi a Unidade Militar que sempre teve um partido e nunca o contrário.

Quanto ao MPB, já falei um pouco em meus artigos de suas simetrias politica com o ODIN de outrora e sua forma de valorizar a meritocracia. Meritocracia gera prestígio, e isto é algo atribuído pelo grupo social a um indivíduo e depende de seu grau de altruísmo. Quanto mais uma pessoa faz pela comunidade, maior é seu prestígio. É disto que eles vivem todos esse tempo, e com as condições politicas atuais é assim que eles vão se manter.

O Partido Militar saiu duas vezes fortalecido nas ultimas eleições presidenciais pela coligação, mas internamente perde membros importante a cada dias e se eles não se cuidarem vão ser engulidos. A vantagem é que ali não é difícil de se trabalhar nas bases, suas votações sempre a anos são mantidas e com o tempo e a consolidação da saída dos antigos ODINUDOS daquele partido acredito que seja um bom partido para em breve a oposição se alinhar politicamente.


13 - Fraude eleitoral, venda de scripts automáticos de recrutamento, manipulação e opressão dos pequenos partidos. Tudo vindo de um mesmo grupo político. Jogadores mudando de nome para esconder o passado. Vale tudo pra eles Ichi?

Interessante como são feitas as alianças políticas aqui no eRepublik né.

Mas vamos começar com scripts, que para quem desconhecem são uma série de ações para serem efetuadas no eRepublik programadas por usuários avançados em linguagem de computação e que servem para facilitar a vida destes jogadores que aderem ao “vale tudo”.

Para nós jogadores normais fica até injusto, se quisermos socializar com alguém temos que enviar mensagens e responder e isso poder até levar horas, imagina alguém fazendo isso a dezenas e centenas em minutos?

A Manipulação se tornou já algo inerente deste ambiente, a manipulação já ocorre desde quando joguei da primeira vez, vejo isso em todo os lugares quase, inclusive aqui acredita? Não estou aqui para censurar isso, isso é uma coisa que acontece até na nossa RL, profissionais de marketing vivem disso… O fato é que infelizmente muitas pessoas, talvez até a maioria consciente e, ou, inconscientemente preferem não pensar e serem lideradas, principalmente quando vêem algum perigo externo, elas parecem aceitar sacrificar elementos como justiça e igualdade em favor de sobrevivência, e passam a preferir a liderança de pessoas dominadoras.

Quanto a Fraude Eleitoral, isso não tem nem mais o que dizer. Três meses se passaram, vai da consciência de cada um agora. Se eles acreditam que mudando de nome vai fazer com que a história seja esquecida nas paginas dos artigos e fóruns onde isto foram noticias… Paciência.


14 - E socialmente, como você vê o momento do país?

Socialmente vejo um epaís que foi desgastado a anos com rixas internas e disputas mesquinhas, seja elas no campo politico quanto no campo militar, em busca de uma organização interna e com isso começa a entender algumas de suas próprias diferenças. Deste modo as facções mais antigas continuam a existir mais seu poderio e alcance vem diminuindo o que está dando mais abertura para que novos jogadores com iniciativa possam contribuir na construção da sociedade.







15 - Você entende que um babyboom é essencial para nosso país hoje?

Um Babyboom sim, mas Babyboom sem planejamento não. É meio paradoxal não?

Vou explicar: Todos setores da sociedade tem que estar alinhado com um plano de Babyboom, para quando começar a chegar novos gamers terem condições de recepcionar, integrar ao jogo e a comunidade, esses novos gamers terem onde trabalhar com os incentivos dos empresários, haver unidades militares de amparo e desenvolvimento tipo a AMAN por exemplo para capacitar esses novos jogadores, os partidos estarem no apogeu de suas missões para inserir esses promissores na política.

Se isso tudo não for planejado e executado, fazer um Babyboom não é essencial para nosso país, pois a retenção será ínfima e estaremos repetindo muitos dos erros do passado.


16 - Ichi e a Ditadura, como você vê essa já não tão nova atualização que mudou tanta coisa.

Eu vejo a ditadura como um ponto negativo que os administradores do eRepublik inseriram no jogo, é facil imaginar o ponto de vista deles, pois sempre tem alguém faminto por poder e disposto a gastar rios de dinheiro neste nosso mundão e é com os gastos reais destes tipos de jogadores que eles se preoculpam. E, com isso ações TOVERs se tornaram algo até lícito, mesmo que muitos repudiem…

Porém, nestes quase 4 meses aqui no nosso epaís vejo que a decisão pela ditadura foi desnecessário, não vi alguma ameaça real que fomentasse a decisão. Acredito que dava para conviver com a possibilidade de Ditadura em regime democrático mesmo e o poder do CP seria com isso mais natural, a legitimidade do Congresso e ação dos congressistas seria menos representativo e mais pratico.

Posso até estar enganado, ou, não… Mas acredito que os descaso com as eleições a CP começou apartir da Ditadura, este mes mesmo pareceu-me que ninguém quis ser CP.


17 - Ichi, você é um dor jornalistas mais regulares do eBrasil, como você vê nossa nova safra de articulistas? Destaca alguém entre os jovens? E dos mais velhos, sente falta de alguém, ou destaca algum dino?

A mídia estava muito parada, foi até por isso que saí de minha condição na ePolonia e retornei ao epais em setembro passado. Depois disto começamos a deixar um pouco da nossa opinião com um jornal mais regular como disse para ver como a mídia se portava e até tivemos alguns artigos exploratórios dignos de serem revisto. No sentido de destaque posso dizer que o formarto do Pedrohbs vem apontando e criando tendencia inclusive no MdC e falando em MdC podemos classifica-lo como antes Rick Adams e depois.

É difícil falar dos mais velhos, sinto a falta sim de artigos de jornalistas contundentes e expressivos como foram Cavalcanti, Jazar, Ryan Cullen, Emerson Rodrigues, Laíse La La entre outros. Ainda bem que ainda temos o Hugan por ai.


18 - Veremos Ichi nii novamente candidato a Presidente?

Vai depender do contexto politico que estivermos passando, sou uma pessoa que se opõe a injustiça, foi por isso que me propus da ultima vez a concorrer e será assim caso no futuro decida.


19 - Ichi peço que deixe suas considerações finais e complemente a entrevista com o que julgar que deixou de ser perguntado


DARTH CLAUDIO aqui foram tantas perguntas que abrangeram uma grande gama de assuntos. Anseio que com isso você tenha êxito naquilo que se propôs e agradeço a oportunidade de respondê-las todas. Agradeço também aos que leram e fico como sempre a disposição, qualquer coisa que eu possa ajudar bastam me procurar.

Meus singelos e fraternais abraços.
Ichi nii







Amigos, quero pedir perdão por ainda não ter enviado os brindes do meu artigo de aniversário, foi que fiquei fora o feriado, e agora estou colocando as coisas em ordem. Espero que tenham gostado da entrevista, Em alguns dias publicarei novo artigo com muitas verdades que querem esconder de vocês. Aguardem!!!



Hoje mantendo a linha oriental do meu artigo, meu bônus track trás uma música da talvez maior animação japonesa de todos os tempos. Aproveitem!!! (eu tenho o dvd versão do diretor!!!!)






Um cordial abraço!!!