Crítica ao modelo economico atual e às dificuldades no mercado brasileiro.

Day 1,099, 04:12 Published in Brazil United Kingdom by SagaBatalanto

Saudações senhores.



Permaneci “ausente” por algumas semanas (2 clicks), primeiro pelo fato de estar desmotivado com a V2, segundo por razões pessoais (final do curso de graduação, trabalho, noivado, etc). Com a volta de disponibilidade de tempo, e como gosto da parte empresarial do jogo, apesar de certa inibição ao empreendedorismo inovador já que as empresas e os setores são pré-definidos, resolvi novamente abrir uma empresa, e confesso, não fiz um plano de negócio para a escolha do mercado, entretanto, sabia que deveria ser no setor primário, já que trabalha com menos variáveis do que uma empresa de transformação, ou seja, fica mais fácil administrar até entender a dinâmica atual do mercado.



Alguns fatos me chamaram a atenção durante essa aquisição de experiência:

A) Saturação dos mercados, de todos eles, inúmeras empresas trabalhando em um ritmo alucinante e com estoques altos.
😎 Com o “brl” estocado nas empresas, e a entrada massiva de gold após algumas modificações no funcionamento do jogo, houve uma supervalorização de nossa moeda.
C) A oferta é muito maior do que a demanda, talvez isso não se aplique ao setor de alimentação, apesar de ser estranho o fato de que o grain enfrente uma redução no meu preço enquanto a food esteja aumentando.



Bom, com relação ao item A, isso não impede que você obtenha lucro, o problema é que a velocidade de entrada de capital na sua empresa é lenta, devido à grande quantidade de concorrentes operando na mesma faixa de preço que a sua, e portanto, a sua venda tende à ser definida aleatoriamente, a não ser que tenha amigos controlando empresas de manufatura/construção e que dependam de sua raw, isso abre espaço para negociações. Infelizmente pouco pode ser feito para inibir o nascimento de mais empresas em mercados que já não conseguem comportar nem as atuais, a não ser que a Administração do jogo mude as regras novamente.

O item B é uma conseqüência do que ocorre no item A e no item C também. Restam portanto duas opções para o empresário quando seu capital de giro alcança níveis extremamente baixos: vender seu estoque por um valor abaixo do que é praticado atualmente no mercado ou fechar a empresa por tempo indeterminado. Pode ser difícil de compreender, diferentemente da vida real, é possível deixar sua empresa fechada mas com ofertas no mercado sem que pra isso você tenha custos adicionais, e isso complica ainda mais nosso mercado. Empregos deixam de existir, a moeda está forte mas se você não recebe ela de que adianta?

A verdade é que o que tem contribuído para a manutenção da economia é a entrada de brl no mercado através das leis votadas pelo Congresso Nacional à pedido do governo. Tempo atrás eu era contra a impressão de moeda, pois a mesma era extremamente desvalorizada, no entanto, o momento atual exige uma desvalorização. Outro ponto, e vejo que já existe uma discussão avançada sobre o tema, é o aumento das taxas de importação, que teria como conseqüência a diminuição do número de empresas estrangeiras vendendo em nosso mercado e portanto uma redução na oferta, a menos que seja possível aumentar a demanda através de mais um babyboom, e aí me coloco á disposição dos responsáveis para cooperar da forma que for possível.



Provavelmente você, amigo leitor, já tenha tido as mesmas conclusõe, ou não, mas meu objetivo aqui não é de fazer minhas palavras como a verdade, mas instigar o debate crítico construtivo para que, juntos, possamos encontrar formas de amenizar os efeitos que as mudanças no jogo impuseram ao módulo econômico, principalmente ao mercado brasileiro.

Bom, dizem que se conselho fosse bom não era dado por todo mundo, anyway, o momento para estocar GOLD é ótimo, se você não for um viciado no módulo militar, claro.



Até a próxima!