[TAJ02] Eleições para PP - Análise e Perguntas

Day 2,587, 18:40 Published in Brazil Brazil by Bernardo AIbuquerque

No dia 2.582 do Novo Mundo, foram realizadas as eleições para Presidente em todos os partidos do eMundo para Dez/Jan.2015. O The Albuquerque Journal apresentará uma célere análise sobre as eleições para PP e algumas perguntas aos novos Presidentes dos 5 maiores partidos do eBrasil.

A ARENA foi o partido com o maior número de votantes, porém a menor porcentagem. O MPB foi o único partido que apresentou maioria de seus membros como votantes. De um total de 784 filiados nos partidos TOP05, tivemos abstenção por 493, algo próximo de 63,8% do total. Veja o gráfico abaixo:


*Os números foram recolhidos no dia após a eleição.

Perguntas aos novos PPs

A ARENA, partido com maior número de membros, escolheu como candidato oficial e elegeu Dhanke como PP, o candidato recebeu 49 votos de 109 (44,95😵. O candidato já foi 13 vezes congressista e já foi PP da ARENA.
PERGUNTAS PARA DHANKE

BA:O que te fez se candidatar à PP?

DK:Busco sempre o melhor para o partido e sempre que posso ajudo como possível, este mês estou ajudando como PP...

BA:Algo fora do partido pode lhe atrapalhar no mandato?

DK:Dentro do jogo nada, fora do jogo tem esse fim de ano que pode dar problemas, mas nada que prejudique minhas obrigações como PP...

BA:A ARENA é o maior partido do ePaís, e mesmo tendo o maior número de votos nessa eleição, ainda tem 30% de votos sobre os membros, a menor porcentagem. Como o seu mandato vai proceder com a baixa porcentagem de votantes nas eleições?

DK:A ARENA tem essa baixa porcentagem em boa parte por vários novatos entrarem no partido por sermos o TOP1 e depois param de jogar devido a baixa retenção de jogadores, quanto a isso não tem o que fazer. Normalmente lembramos aos nossos membros de votar no partido e é isso que seguiremos fazendo...

BA:Como a ARENA irá proceder com os novatos nas eleições do Congresso?

DK:Da mesma forma que sempre fizemos: Dando a chance para eles, mas sempre evitando colocar novatos despreparados no congresso...


O FENIX definiu como candidato oficial e elegeu Lutzein, o candidato já foi congressista pelo FENIX e em outra conta, PP do mesmo. O candidato recebeu 43 votos de 50 (86😵.
PERGUNTAS PARA LUTZEIN

BA:Por que você resolveu se candidatar à presidência do Partido?

LU:Eu acredito que é o meu momento para isso, estou com tempo full para o partido, posso me dedicar totalmente a ele, em dar uma alta atividade, como era nos primeiros meses, e já estou conseguindo neste inicio desempenhar este papel.

BA:O que, fora do partido, pode lhe atrapalhar no mandato?

LU:Nada pode atrapalhar, não estou no governo, em pouco tempo não estarei mais no congresso, então a vida deve continuar aqui no partido, mas a vida real é imprevisível, tudo pode acontecer, o foco deve ser sempre ela, mesmo que o vicio seja grande.

BA:O FENIX é o 2º partido em membros do país, porém apresenta baixíssimo índice de votantes em eleições para o congresso. O teu mandato tentará de alguma forma inverter esta situação? Como?

LU:Isso é algo complicado, pois o que falta é aproximar a população em geral do partido. Não temos instituições próximas ao partido, como acontecem em alguns que neste periodo conseguem bons numeros em relação ao que se apresenta em relação a eleição para PP e numero de membros, até por que temos internamente um bom indice de votantes, se os votos para o congresso fossem de acordo com a eleição para PP, nós teriamos mais cadeiras, e tem partidos que teriam bem menos. Então as eleições para congresso tem este tipo de influencia que muitas vezes não condizem com a realidade interna de um partido, é muito mais “verdadeiro” comparar com eleições para PP, pois esse gráfico muda radicalmente, mas é fato que neste termo, ainda não conseguimos ter indices consideráveis, por mais que seja melhor em termos de votantes, mas estamos melhorando isso conforme estamos melhorando a nossa atividade interna e externa também.

BA:O FENIX foi o partido com maior número de novatos na última eleição do congresso. O Partido continuará com este princípio? Por que?

LU:O FENIX sempre foi este partido, não temos a fama de ser o partido da renovação a toa. Foi daqui que saiu a chapa que mudou todo o cenario nacional e internacional, poucos de inicio na época acreditaram na nossa campanha, lançamos a candidatura sozinhos, acabamos ganhando e recebendo posteriormente apoio de todos, fazendo um trabalho em conjunto, como a nunca se tinha visto. Daqui, temos os maiores índices de novos congressistas e também de maior rotatividade de cadeiras, temos uma regra interna em que quem tenta se reeleger, fica atrás de quem não foi no último mês, isso evita sempre tenhamos os mesmos no congresso, mas também tem o lado negativo, por estarmos lançando gente nova, mesmo que os mesmos tenham toda estrutura/ajuda interna para se fazer um bom mandato, acabamos por ficar vulneráveis a que eles errem, mas apostamos de mais em quem ainda não teve oportunidade política, é uma ideologia do partido, que principalmente, nos faz nos diferenciarmos ainda mais dos demais.



O Partido Militar definiu como candidato oficial e elegeu o entrevistador e congressista bruno shak, o candidato foi eleito com 39 votos de um total de 43 (90,7😵.
PERGUNTAS PARA BRUNO SHAK

BA: O que te fez se candidatar à PP?

BS: Eu entrei de férias, então terei mais tempo para o jogo e poderei me dedicar mas ao partido.

BA: O que fora do partido pode lhe atrapalhar no mandato?

BS: Nesse momento não vejo nada que possa me atrapalhar.

BA: O Partido Militar foi o partido com o menor contingente de novatos nas eleições do Congresso. Como sua gestão irá proceder com isso?

BS: Não tenho como de dizer isso porque não depende apenas do partido, depende também de novos jogadores que queiram entrar no congresso.

BA: O PM cogita algum nome dentro do partido para à Presidência do ePaís?

BS: Até esse momento nenhum nome foi cogitado.



O M.P.B. elegeu Lazzarisouza, seu candidato oficial com 44 votos de 52 (84,62😵. Lazzarisouza já foi congressista pelo partido e já foi presidente do mesmo.
PERGUNTAS PARA LAZZARISOUZA

BA: Por que você resolveu se candidatar à presidência do Partido?

LZ: Já fui Presidente de Partido antes. É um cargo que demanda organização, e uma boa equipe. Confesso que relutei um pouco, até porque sou da leva que tomou desgosto pela postura de ódio que havia tomado conta da política. Mas como o jogo é social, resolvi ficar envolvido com o partido. Senti, nesse mês de menor atividade, que era a hora de sair de trás da cortina e assumir o microfone.

BA: O que, fora do partido, pode lhe atrapalhar no mandato?

LZ: O ódio. Tentamos no partido cultivar o amor, e a amizade, mas ao receber todos de braços abertos estamos vulneráveis a atitudes destrutivas e ao ódio. Claro que justamente essa força da união entre os membros, esse carinho, e principalmente a compreensão de que é um jogo e precisa ser divertido é que dá segurança a todos, mesmo nos colocando em situação mais vulnerável. E, como maestro desses maravilhosos músicos que estão no partido, sei que a coisa mais dolorida é cantar para cadeiras vazias.

BA: Nas eleições para o Congresso passamos por conturbados momentos na política nacional com a discussão dos 'novatos no congresso', nessa próxima eleição, o MPB visará a renovação da bancada? Por que?

LZ: Propus e pretendo levar adiante a questão da abertura dos partidos para todos os seus membros. Isso não significa que deve se eleger apenas novatos, mas sim que eles devem ter seu lugar junto com experientes.
Também não me referi apenas aos novatos no jogo, mas na atividade de congressista. Um novato vem com gana, com vontade, para ele 5 golds é muito, pode ser a diferença no upgrade de um CT, na promo, por exemplo. Além disso, ele ser congressista é uma grande forma de integrar ele com a comunidade toda.
Deve se reforçar que os novatos no congresso devem assumir com alguma base, algum conhecimento, e isso faz parte do trabalho do partido. Ou seja, não basta o partido abrir as portas, mas preparar os jogadores.
A alternância de jogadores no cargo mostra a abertura do partido para renovação. Uma coisa é você ter sempre ou na grande maioria jogadores diferentes no congresso. Outra bem diferente é você pregar abertura mas ter sempre os mesmos candidatos... O novato poderá se eleger? só uma vez? ele não tem mais chance de participar, de crescer? Essa é uma das reflexões, que devem pesar aos partidos, como atores no cenário de retenção e integração de novos jogadores nessa comunidade.
Sem refletir e debater, a tendência é afastarmos jogadores, não apenas do partido, mas do jogo, o que é ruim para todos! Quando um jogador fala que ele foi eleito 20 vezes para o congresso, se é pelo mesmo partido, e vejo que existem vários jogadores na mesma situação, isso me deixa triste, não considero isso algo a se louvar, mas se envergonhar.

BA: O MPB visa ter algum projeto de amparo ao novato, para que quando o mesmo for eleito congressista ele não seja mais 'macaco solto em casa de louças'?

LZ: É isso que demanda mais trabalho do partido. E justamente nesse aspecto é que tentamos preparar um candidato. Todos nós sabemos a diferença entre um show de atores consagrados e outro de "calouros". Todos nós fomos calouros, mas com preparo, ajuda e vontade, superamos as dificuldades e conseguimos destacar as qualidades.
A dinâmica paralela ao jogo, principalmente a que ocorre no fórum, para o congresso, é complexa, e vai muito além da mera proposta e votação de leis no jogo. A linha é tênue entre manter o novato estimulado e participante, com a paciência do devido preparo. Eu posso dizer que a primeira vez que fui congressista foi com 3 meses de jogo, e os primeiros 5 dias só lia, sem falar. Das primeiras 3 falas, tomei xingada em duas (tudo nos debates do fórum), mas depois fui tomando jeito, e aprendi. Talvez por isso eu saiba que o melhor aprendizado é o feito na prática, mas ao mesmo tempo, é preciso ter noções mínimas para participar de forma qualitativa.
Como falei, é aqui que entra o suporte do partido. Sem esse suporte, o estreante fica desamparado, solto, perdido. E é este aspecto que eu sempre busquei que todos eleitos tivessem condições de acrescentar na política.




Último na lista em quesito membros no TOP05, o NERD definiu como candidato oficial e elegeu como PP Peter Quill, que já foi eleito como congressista pelo PNM do eMéxico e foi conselheiro no governo Marcie. O PP recebeu 36 votos de 37 (97,3😵.
PERGUNTAS PARA PETER QUILL

BA: Por que você resolveu se candidatar à presidência do Partido?

PQ: Considerei duas coisas: tempo e experiência. Tenho um pouco de experiência na política que eu acredito ser o suficiente para ser PP, o bastante para ter sido eleito o gestor do NERD. Como não terei muito tempo nos próximos meses, escolhi o atual para me candidatar.

BA: O que poderá lhe atrapalhar no mandato?

PQ: Para o meu mandato eu resolvi colocar em prática diversos projetos que consequentemente estão ocupando um bom tempo, mas é um risco que acredito ser necessário. Ter planejado muitos projetos foi uma preocupação, mas hoje estou mais tranquilo, pois no NERD tem muitos membros colaborando na hora de trabalhar.

BA: Sabemos que o NERD ultrapassou todas as expectativas na ultima eleição para o congresso, recebendo mais votos do que membros no partido. Como o senhor pretende manter essa 'NERDmania'?

PQ: O NERD é um fenômeno que está surpreendendo todos os membros, sei que todos imaginavam bons números como consequência do trabalho que foi realizado, mas os números que conquistamos superaram as expectativas.
Com relação à boa campanha do último congresso, já avisei que não posso garantir repetir os mesmos números 😛 Mas estamos trabalhando para o NERD conquistar a maior bancada no congresso.

BA: O NERD também foi o partido com um alta porcentagem de novatos nas eleições para o congresso. Será possível manter esse contingente?

PQ: Já posso garantir que sim. Dar oportunidade para os novos jogadores não é nenhum projeto e nem trabalho de marketing do grupo, é um dever do NERD para com o país. O jogador novato não pode aceitar que o seu partido feche a porta para ele. No eBrasil temos partidos que elegem os mesmos jogadores veteranos, fazendo com que os novatos sejam apenas ferramentas de votos para sustentar os mesmo congressistas. Falar que novato é problema para o congresso é desculpa de partido que não quer ter compromisso com o futuro do país. O NERD é o partido com mais congressistas novatos nos últimos meses e nunca o nosso grupo se envolveu em polêmicas, simplesmente porque todos os novatos recebem devida atenção e orientação.

O The Albuquerque Journal agradece à todos os novos PPs pelas respostas e os deseja um ótimo mandato, sempre em prol do eBrasil.

Vote, assine, patrocine, divulgue, comente e critique.
- Bernardo Albuquerque