[Presidência] Avaliação do Mandato

Day 1,141, 14:54 Published in Portugal Portugal by Matematico





Este Ministério cumpriu todos os objectivos do mandato, nomeadamente ao criar instrumentos de controle dos fundos geridos pelo estado e diferentes ministérios, instrumentos esses que estarão à disposição dos próximos governos para que os utilizem e melhorem em prol de uma governação mais transparente. É lamentável que, volvidos este anos, instrumentos como os agora criados tenham sido abandonamos pelos governos que me precederam. Resta-me a esperança de que, pelo menos os próximos presidentes não caiam no mesmo erro de desfazer o que já foi feito.

Este Ministério teve ainda um papel importante na elaboração e apresentação do orçamento de estado assim como na apresentação e discussão da política de revisão fiscal que possibilitou, ao contrário do vaticinado por alguns velhos do restelo, o aumento substancial da receita do estado, passando de uma média diária de 1600 pte antes da revisão, para os 3600 pte após a revisão, o que corresponde a um aumento da receita fiscal de 125% . Este aumento na execução fiscal possibilita a realização de projectos fundamentais para o desenvolvimento de ePortugal, nomeadamente o financiamento de um exército que nos projecte internacionalmente como um parceiro a ter em conta no cenário eMundial.




Este Ministério levou a cabo, já no final do mandato, um estudo sobre a realidade económica ePortuguesa, nomeadamente sobre as empresas e empresários ePortugueses com vista a preparar um projecto de credibilização e promoção do nosso tecido empresarial tornando-o mais forte e apto a competir nos diferentes mercados. Os resultados deste inquérito serão fornecidos ao próximo governo eleito para que possa utilizá-los da forma que considere mais conveniente.




A revitalização do Corpo Militar Júnior Português foi uma prioridade deste governo, e a prova disso foi a canalização das escassas verbas existentes para este Ministério.

Quando iniciamos este mandato, o CMJP/FAP encontrava-se com 0 (zero) membros activos. Conscientes do papel fundamental que o módulo militar desempenha neste jogo, sendo o motor de tudo o resto e um importante garante da nossa afirmação como parceiro estratégico a nível externo, tudo fizemos para procurar cativar membros para as fileiras do exército. Promovemos missões bi-semanais nas batalhas de defesa dos nossos aliados, canalizamos financiamento monetário para incentivar pela via salarial os militares, canalizamos as nossas forças para este objectivo e no final, podemos afirmar que conseguimos... O CMJP conta já com 17 membros inscritos e activos, sendo a participação média nas missões de 10 militares, são ainda poucos é certo, mas é o passo para o crescimento sustentável de um exército forte e activo.

Outro papel importante deste Ministério, consistiu na negociação do nossos MPP. Decidimos renovar o MPP com o Brasil pelo papel relevante que, mesmo estando afastado do seio da Phoenix, desempenha do eMundo e desempenhou na ajuda à recuperação dos nossos territórios. O MPP com a Sérvia teve como objectivo principal permitir à nosso população a participação em guerras diariamente sem necessidade de deslocações. Já na parte final no mandato foi ainda estabelecido um MPP com a França no sentido da mútua protecção.




Este ministério foi responsável por, logo no início do mandato, renovar a mensagem ao cidadão que se mostrava obsoleta e pouco atractiva aos novos cidadãos. Após consulta pública foi criada uma nova mensagem, mais moderna e atractiva, ao nível dos países mais desenvolvidos no eMundo.

Este ministério teve contudo o desafio mais difícil de todos, promover a animação da comunidade ePortuguesa e, tendo plena consciência da sua incapacidade para competir com os trolls (já não do costume) que tanto nos animam, decidiu abandonar o projecto inicial e deixou que essas personagens assumissem a liderança.

Assistimos agradados a momentos cómico-trágicos nos media Portugueses do qual destacamos o excelente episódio aquando da proposta de um novo salário mínimo nacional como um dos momentos altos desta governação.





Finalmente aqui ficam, em jeito de resumo as tão aguardadas contas do mandato:

Receita Prevista: 39 000 pte
Receita Alcançada: 52,62 gold + 78 622 pte

Gastos Previstos: 41 800 pte
Gastos Realizados: 35 634 pte

Saldo Previsto: -2 800 pte
Saldo Final do Exercício: -310 gold + 70 911 pte = 47 035 pte (~ 611 gold)

Discriminação dos Gastos:
MPP => 350g ( ~ 27 000 pte)
Pagamentos à aliança => 13g ( ~ 1000 pte)
CMJP/FA => 7711 pte ( ~ 100 gold)

Estes valores podem ser mais detalhadamente confirmados neste local, onde podem aceder aos movimentos monetários efectuados entre as diferentes organizações do estado e aqui o registo diário das receitas fiscais.