[Partido Portugal] Evolução da militância política II

Day 2,351, 04:33 Published in Portugal Portugal by General Destroyer



Caros Portugueses,

Como bem se lembram, há quase três meses lançamos um artigo onde se fazia um balanço da evolução da militância política em Portugal a partir do dia eRepublik 2110.

Oitenta dias passaram entretanto, pelo que entendemos que era hora de fazer novo balanço sobre essa evolução e tentar perceber o que mudou desde o dia 2271 - data da publicação do artigo - e o dia de hoje.

Ficha Técnica da Artigo
Os dados dizem respeito ao número de militantes que, a cada dez dias, o eRepublik registava como sendo a militância total de cada partido.

A análise incide sobre os 19 partidos existentes actualmente em Portugal, ressalvando-se que no primeiro período de análise (eDia 2110) o Partido Top ainda não existia. Além disso, alguns nomes de partidos mudaram entretanto, pelo que continuamos a usar o nome atual do partido, de modo a facilitar a análise.

Desta vez acrescentamos também os dados relativos à evolução da população portuguesa para que se veja se há, ou não, uma correlação entre os dois.

Assim sendo, passemos aos dados recolhidos, actualizados pela última vez ontem.

Nota: Clicando nas imagens é possível vê-las em maiores dimensões, o que facilita a leitura dos dados contidos nas tabelas.



Número de militantes


Uma das primeiras constatações, no que ao Top5 diz respeito, que é possível fazer é a de que os dois primeiros lugares do ranking partidário mantêm-se inalterados, com o Partido Revolucionário e o P.O.R.R.A.D.A a ocuparem, respectivamente, o primeiro e segundo lugar.
Depois sublinhe-se a saída do Top 5 do Partido Renovador Democrático, por troca com o Partido Comunista ePortuguês. Partido Portugal e Partido Democrático mantêm os 4.º e 5.º lugar na tabela.

Se na análise anterior se tinha verificado uma queda continuada do número de militantes do Partido Revolucionário, atingindo os 168 militantes no dia 2270, a verdade é que o episódio do PTO ao PR acabou por contribuir para um recuperar de números deste partido que, dez dias depois (logo após as eleições) atingia os 220 militantes. Ultrapassado que foi esse episódio, o PR regressou entretanto à constante perda de militantes, situando-se agora nos 175 militantes.

No segundo lugar, o P.O.R.R.A.D.A continua a mostrar uma grande estabilidade de militante, comparando os actuais 124 militantes com os 136 verificados no dia 2270.
Já o Partido Portugal e o PCeP têm registado uma tendência de subida ligeira do seu número de militantes, enquanto o Partido Democrático, depois de um pico de 102 militantes no dia 2290 regressou entretanto aos 72 militantes, mais um do que no dia 2270.

Nos restantes 14 partidos portugueses registam-se perdas de militantes quase generalizadas, com uma subida ligeira num ou noutro caso. De notar aliás que, a par do PR, estes são os partidos que mais elementos perdem de forma sistemática.

Uma outra nota: em 19 partidos existentes, há oito casos em que o número de elementos é inferior a dez militantes. Isto deveria fazer-nos pensar se não existem partidos a mais em Portugal e quais as mais-valias que estes partidos podem efectivamente trazer para o país.

Em termos globais há também que assinalar que em 80 dias Portugal perdeu 45 militantes, passando dos 817 no dia 2270, para os actuais 772 militantes.



Variações gerais
Nota: o cálculo é feito entre os dias 2270 e 2350, A coluna do dia 2110 é apenas uma mera referência para o início da observação.


Os que aumentaram os militantes
Olhando para a evolução do número de militantes em cada período, verificamos que entre o dia 2270 e o dia 2350 o PCeP foi o partido que mais cresceu em número de militantes, com um total positivo de 21 militantes. Segue de perto o Partido Socialista com 16 militantes e o Partido Democrático com 11 militantes.

Ainda no lado positivo, o Partido Portugal ocupa o 4.º posto no ranking dos partidos que ganharam militantes, com mais 6 membros do que no dia 2270. Segue-se o Partido do Benfica com mais 2 militantes e o Partido Top com mais 1 membro.

Por seu turno, o partido WatchOut mantém o mesmo número de militantes.

Os que diminuíram os militantes
Tal como na análise anterior, o maior trambolhão é registado pelo PRD que entre o início e o fim do período de análise perdeu 24 militantes. Segue-se o MND na lista das maiores perdas, com menos 22 membros do que no início do período de análise.

A fechar o Top 3 deste ranking encontra-se o Partido Revolucionário que nem com o crescimento de 52 militantes no dia 2280 conseguiu evitar fechar o período de análise com perdas significativas. Atualmente regista uma perda de 21 militantes, com especial destaque para a perda registada entre o dia 2340 e o dia 2350 (-31 militantes.

Entre os 12 partidos que perderam militantes nos últimos 80 dias encontram-se ainda o Sporting Clube de Portugal [- 17], o P.O.R.R.A.D.A. [- 11], o Partido do Porto [- 10], o Movimento Revolucionário [- 8], o Partido Psicótico [- 8], o Partido Liberal Democrata [- 6], o C.C.M. [- 3], o Velhocracia [- 1] e a Frente Nacional [- 1].



Balanço

Tal como aconteceu no período anterior, registou-se uma queda global do número de militantes activos em Portugal. Essa descida não pode ser apenas explicada por factores relacionados com a emigração ou o desinteresse generalizado da população no módulo político.

Para ter uma noção melhor disso mesmo, verifiquemos as oscilações na população portuguesa.


Olhando para estes dados verificamos que até ao dia 2300 houve um crescimento sustentado do número de cidadãos portugueses. Contudo, nos últimos 50 dias verificamos que houve uma queda sistemática - apenas com uma excepção - até se atingir um mínimo de 1968 cidadãos activos no dia de ontem.

Isto permite-nos concluir que quando alguns referem que a descida do número de militantes se deve à descrença no módulo político, é preciso não esquecer um outro factor: a descida do número de cidadãos em Portugal. Se um factor não pode ser ignorado, o outro também, acreditamos.



Esperamos que tenham gostado desta pequena análise e que, a partir daqui, se possa gerar um debate sobre alguns dos problemas aqui identificados ou outros que possam surgir entretanto na caixa de comentários.

Nós voltaremos em breve a fazer esta análise.

Um abraço a todos e até breve.

Bitorino
Presidente do Partido Portugal
28.Abril.2014


~~~~ DIVULGUEM ~~~~
[Partido Portugal] Evolução da militância política II
http://goo.gl/vV8iOD


Ler também:
[Partido Portugal] Evolução da militância política I
http://goo.gl/QdLQkx