[MdC] Café com o Ministro Rick Adams

Day 2,626, 08:36 Published in Brazil Brazil by Ministerio das Comunicacoes
eBrasil, 28 de janeiro de 2015, dia 2626 do Novo Mundo.

Saudações caros brasileiros,

Hoje, em mais um ato de aproximação entre o povo e o governo, o Ministério das Comunicações traz a esse átrio de participação e transparência, a última edição mensal do “Café com Ministros”. É com grande satisfação que recebemos hoje, o atual Ministro das Comunicações (MdC), Rick Adams, que estará respondendo perguntas feitas por nossa equipe e por algumas pessoas de grande importância na história do eBrasil. Esperemos que todos apreciem o artigo e tenham um ótima leitura.





MdC: Inicialmente, gostaria de agradecer ao Ministro por estar tomando esse "café" conosco e, antes de iniciar as perguntas sobre as experiências acerca do governo, ceder esse espaço para que ele possa se apresentar aos amigos e leitores que acompanham o Diário Oficial.

Rick Adams: É uma grande satisfação como ministro e também como leitor poder participar de uma rodada de pergunta no que eu considero minha “casa”. Tenho um grande carinho por esse ministério e pela sua equipe, que por sua vez retribui esse sentimento da melhor forma possível. Essa é a primeira vez que eu assumo um posto no governo, por uma casualidade virei ministro e aqui estamos nós, conjugando um um futuro de esperanças com um presente de novos desafios a serem enfrentados e vencidos.



MdC: Excelentíssimo Ministro, gostaria que o Sr. falasse um pouco sobre como tem sido sua experiência pessoal em está à frente do Ministério das Comunicações.

Rick Adams: A melhor possível. Fui recebido com muita ternura pelos membros do MdC, apesar de minha inexperiência em cargos governamentais obtive total ajuda da equipe, que sempre me deu força para continuar realizando esse belíssimo trabalho que acompanhamos semanalmente nos artigos oficiais.



MdC: O MdC é responsável em manter informados todos os eBrasileiros e isto, é de grande importância para o país. Qual a sua visão sobre ter no ministério pessoas não experientes?

Rick Adams: Sou totalmente favorável. Em todos os ministérios temos os estagiários, pessoas que entram para somar a equipe e aprender um pouco mais sobre seu funcionamento, acredito que todos merecem a oportunidade de demostrarem sua capacidade, ninguém nasce sabendo, nascemos como brilhantemente definiu John Locke no livro “Ensaio acerca do Entendimento Humano”: “as pessoas nascem sem conhecimento algum, e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência”, ou seja, só há um jeito de tornar alguém experiente, fazendo com ele vivencie essa experiência frente a frente.



MdC: Na maioria das tarefas do cotidiano em geral surgem obstáculos. Quais são as maiores dificuldades em administrar o Ministério?

Rick Adams: Cada ministério conta com seus desafios, no MdC, por exemplo, não encontrei nenhuma dificuldade que pudesse interferir nas nossas atividades, basta que todos estejam comprometidos com seu trabalho para que tenhamos sucesso. A equipe que recebi como ministro vem desempenhando com excelências suas tarefas, e essa talvez seja a formula para colhermos resultados positivos.



MdC: Ministro, o senhor viu as críticas que o Ministério sofreu como coerentes ou apenas politicagem? (Enviada por DARTH CLAUDIO)

Rick Adams: Como ministro sou obrigado a ouvir todas as críticas sem definir a quem, acredito que cada um saiba a responsabilidade que carregam em suas palavras, logo não cabe a mim definir como coerente ou incoerente as mensagens e comentários que recebo. Vejo que estamos fragilizados no campo político, as rivalidades estão cada vez mais latentes, por esse motivo o principal alvo para descarregar essa raiva acabou sendo os artigos oficiais do governo, isso passa, o que não passa é o resultado. Eu acho que precisamos nos entender um pouco mais sobre que futuro nós queremos, o mundo mudou muito, não podemos mais continuar com tantos desentendimentos, precisamos de mais humildade e união, são coisas simples, mas difíceis de serem alcançadas, e isso depende do comportamento de cada um, pois não é algo institucional, é cultural.

Quanto aos ataques e demais situações, eu prefiro não me preocupar mais com isso, já excedeu o meu limite e por esse motivo prefiro fazer o meu trabalho, ouvindo a todos, porém filtrando o que realmente seja necessário.



MdC: Em algum momento, você sentiu-se preocupado de alguma forma com a responsabilidade de direcionar um Ministério?

Rick Adams: Preocupações todos temos, o que não podemos fazer é deixar que elas tomem nossa cabeça. Não foram poucas as vezes que eu fiquei preocupado com alguns erros dentro do MdC, mas isso faz parte, e da mesma forma que ficamos alegres com um resultado favorável, ficamos triste e procuramos melhorar com os resultados ruins. Eu assumi o MdC num momento de necessidade, foi algo novo para mim, porém em todos os momentos me mantive firme quanto minhas responsabilidades, agradeço ao apoio que obtive de todos, em especial o apoio dos amigos próximos.



MdC: Durante o mandato vimos à inoperância do CP em vários momentos. Vimos também ele dando valor para artigos bonitos e politiqueiros. Resultado? Muitos de nossos aliados reclamando por falta de comunicação com o governo brasileiro. Diante desses fatos, eu gostaria de saber como o senhor ministro da comunicação elabora os artigos do governo? Tendo em vista que a maioria das informações são um pouco "forçadas" para tirar o foco de cima do CP... (Enviada por Gunner.)

Rick Adams: Um governo é fragmentado em vários cargos, eu não posso simplesmente deixar de realizar a minha tarefa por causa de problemas referente a outros setores, como no seu exemplo, problemas relacionados ao CP. Talvez sua reclamação não caiba ao ministério, nós temos o único de dever de informar, fazemos as perguntas, não as respostas. Acredito que houve erros, mas não abusos, fizemos o que estava ao nosso alcance para o momento, como eu disse uma vez ao mestregatti: erros sempre vão existir, o que não podemos fazer é ignorá-los.

Os artigos são formulados seguindo o nosso cronograma, os projetos ativos no momento com exceção do Jornal do Planalto, são os mesmos projetos realizados pelos governos passados, porém com uma cara nova. O MdC desse mês cumpri seu dever da mesma forma que cumpriu o MdC de novembro, nós não temos nenhuma influências política quanto as decisões do governo, os erros e acertos cabem ser avaliados por cada ministério de acordo com suas funções, nosso trabalho é unicamente informar e é isso que estamos fazendo.



MdC: Ministro, apesar de toda correria, obstáculos, lutas e tudo o que envolveu a todos nesse período você sente que o seu dever foi cumprido? Há algo que gostaria de ter feito e não foi possível?

Rick Adams: Deixo essa resposta para os leitores do Diário Oficial, eu fiz o que o pude, não sei se o foi o suficiente, mas foi o que eu tinha para oferecer. Foi difícil, não nego, mas continuei firme mesmo nos piores momentos dessa gestão, aprendi muito e acredito estar pronto para mais desafios, e quem sabe uma segunda aventura como ministro rsrsrsrs’. No fim só tenho a agradecer pelo carinho que todos tiverem comigo, em especial o apoio do Lutzein e do meu partido, que foram essenciais para que eu pudesse continuar firme no ministério.



MdC: Quais conselhos e/ou dicas, o senhor dá para as novas equipes que estarão surgindo?

Rick Adams: Paciência e limites é o que precisamos ter e o que muitas vezes nos falta. Todos nós vamos errar algum dia e será através desses erros que chegaremos à resposta certa, esse mês eu senti na pele o que é ser um ministro e apesar de algumas situações desconfortáveis, é muito gratificante saber que algumas pessoas se importam com você e que isso é reciproco. Fevereiro vem aí, mais uma eleição se aproxima, espero poder continuar no ministério, mas caso isso não venha a se realizar, desejo ao próximo ministro total sucesso em suas ações no MdC. Muito obrigado pelo chá, ops… café.



Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões clique na imagem abaixo e envie uma mensagem para ouvidoria do governo.