[BS] Como está o congresso brasileiro?

Day 2,411, 12:18 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon




Olá, pessoal!

Este artigo servirá apenas para anunciar a todos a composição do congresso brasileiro, eleito no último dia 25 e com mandato ativo desde ontem. Desde já, quero parabenizar os 40 congressistas eleitos e desejar a todos um bom trabalho este mês.



Composição por partido

No mês passado, o resultado do congresso foi de 7 eleitos do ARENA, 4 eleitos do Partido Militar, 4 eleitos do SPARTA, 3 eleitos do FENIX e 2 do PSOL. Neste mês de junho, o número de vagas aumentou de 20 para 40, pois o país possuía mais regiões durante a eleição, mas as proporções foram pouco alteradas. ARENA obteve 13 cadeiras, o Partido Militar e o FENIX obtiveram 8 cadeiras cada, o SPARTA dividiu sua lista e elegeu 8, sendo 2 deles do MPB e o PSOL elegeu 3 congressistas.




No mandato de maio, um fato interessante foi a grande proporção de congressistas em seu primeiro mandato. 11 deles estavam tendo sua primeira experiência no cargo. Este mês, mesmo com o aumento das vagas, houve o ingresso de jogadores mais antigos no pleito e a manutenção de vários congressistas do mandato anterior, o que certamente proporciona mais experiência à casa legislativa do país.

15 congressistas foram reeleitos e continuarão seu trabalho de forma ininterrupta. O partido que mais manteve os mesmos congressistas foi o ARENA, reelegendo todos os 7 do mandato de maio e a maior alternância política foi feita pelo FENIX, que reelegeu apenas 1 de seus congressistas do mandato anterior.




Participação

Apesar das 40 propostas disponíveis, os congressistas brasileiros usaram apenas 4 delas no mês anterior, sendo 3 doações para o Uruguai e uma proposta de NE na Nigéria, que foi a única rejeitada pelo legislativo. A média de votos foi de 15,75 por proposta, o que deixou a taxa de participação em 78,75%.

Também houve uma boa atividade no Plenário do fórum do eBrasil por parte de alguns congressistas, abordando temas relevantes e também temas polêmicos.



Minha expectativa

Me ausentei do congresso brasileiro há mais de um ano, pois sempre gostei de incentivar outros membros de meu partido a participar do legislativo e fazer parte da vida política do país. Fico feliz de ver que nosso quadro e o da maioria dos outros partidos vem se renovando e que uma nova safra de congressistas e ministros vem surgindo.

Em certos aspectos, as coisas não mudaram tanto durante esse tempo, pois continuamos a ter congressistas experientes e congressistas em começo de carreira, o que é ótimo para oxigenar o Congresso e não transformar as bancadas em currais políticos. As mudanças que ocorreram, por mais que passem despercebidas para muitos, também são positivas: as bancadas dos 6 partidos eleitos estão cooperando mutuamente nos temas, sem que nenhuma delas trabalhe a partir de pautas partidárias, como aconteceu durante um tempo no país.

É normal que haja contratempos e que, de vez em quando, alguém cometa algum deslize, seja por desconhecimento ou não, mas a expectativa é de que este congresso recém-eleito e os que virão a seguir sejam benéficos para o eBrasil e façam um bom trabalho. Faço votos para isso.




Um abraço,
Vigon,
a Ovelha Negra do eBrasil

In Omnia Paratus