Hintergrund an/aus

Anmelden

 

Weiter

Weiter Mit Erstellen eines Benutzerkontos akzeptierst du die Nutzungsbedingungen & die Datenschutzerklärung

[BR] Criticar ou Ajudar?

Tag 1,900, 10:37 von EddieJoe

Politicagem, afinal de contas, o que é?

"Política que tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio."

Essa é a definição de um, dentre muitos dicionários da internet.

Muitos aqui me conhecem, muitos não me conhecem, muitos me odeiam, muitos gostam de mim, e muitos já me viram fazendo comentários de que ficar brigando entre si, sem trazer nada de útil a uma discussão não ajuda em nada o país. Muitos já me viram fazendo artigos com esse teor, mas hoje farei algo que sempre detestei: Politicagem

Por que resolvi escrever um artigo e justamente sobre isso?

Na verdade minha grande motivação foi o seguinte artigo do Darth Claudio: http://www.erepublik.com/br/article/o-fim-da-inoc-ncia-2204307/1/20

Neste artigo vemos justamente uma crítica aos governos passados sobre a prestação de contas. Quem me conhece sabe que não dou a mínima sobre questões partidárias, defendo sempre aquilo que considero correto e mesmo que um partidário/amigo meu cometa um erro vou criticá-lo.

Escrevo esse artigo justamente porque já estive trabalhando na prestação de contas e sei do trabalho que dá.

Pode parecer mentira, mas essa não é a primeira vez que um questionamento desses é levantado, a diferença é que da última vez quem levantou não tinha um interesse político acerca da questão, mas na verdade queria ajudar o governo e a prestação de contas(não é, Volkofff, rs?).

Em 2011, Volkofff fez o mesmo levantamento sobre os cofres públicos e por conta dele passamos a utilizar uma planilha mais detalhada que discriminava onde tudo era gasto.

Agora, pensem comigo. Imaginem o trabalho. Digo isso porque cuidei dessa prestação mais ou menos por uns 3 meses.

Eu tinha o trabalho de coordenar e administrar o trabalho de distribuição de mais ou menos umas 12 pessoas. Agora imaginem ter que verificar gasto por gasto pra ver se estava batendo e pra ver se não havia desvio de recurso? Imagina arranjar distribuidor que, além de dar seu tempo pra ajudar o país sem ganhar nada em troca, ainda tinha que discriminar cada pessoa pra quem distribuía? Não era fácil achar gente disposta a isso e muito menos fácil fazer esse trabalho.

No artigo ele reclama da "falta desses dados", pois eu lhe faço o mesmo convite que fiz ao Volkofff(cujo qual ele atendeu prontamente depois de uns meses).

Trabalhe na prestação de contas e nas planilhas, procure ajudar em vez de só apontar erros e esperar que os outros corrijam. Se você percebeu que há dados faltando, converse diretamente com os responsáveis, aponte erros, prontifique-se ao trabalho, mas não faça uma denúncia e fique só esperando. Fazer isso mais atrapalha do que melhora a situação.

Lembre-se que o eBrasil é de todos e que você não precisa fazer partido do partido político do presidente pra oferecer ajuda, se você tem tempo, basta querer.

Fica o convite e a resposta de um cidadão indignado com seu artigo.



"Não basta apenas soerguer os fracos; devemos ampará-los depois." - SHAKESPEARE , William

 

Kommentare

dfgusmao
dfgusmao Tag 1,900, 10:42

Boa!

dfgusmao
dfgusmao Tag 1,900, 10:42

SHAKESPEAREMAXX!!!

shqipro 1
shqipro 1 Tag 1,900, 10:45

Caraca, que aula!

Parabéns pelo artigo, EddieJoe.

Leiam e releiam.

Kush
Kush Tag 1,900, 10:50

Ele prefere usar o tempo mandando mensagem para os newbies.

Abs.

C H I N G U
C H I N G U Tag 1,900, 10:53

Ele prefere usar o tempo mandando mensagem para os newbies.

Abs. [2]

Rex Megathunder
Rex Megathunder Tag 1,900, 11:05

que coisa mais ridícula.

o artigo do Darth aponta falhas de forma clara e questiona educadamente. chamar isso de politicagem é absurdo.

quem é Governo tem que prestar contas. qdo surge falha, tem simplesmente que rever a tabela, corrigir o erro, esclarecer o destino dos recursos e pronto, problema resolvido.

se fizesse isso, estaríamos todos aqui aplaudindo a postura serena e transparente. invés disso, tenta atacar o denunciante. isso sim é politicagem.

EddieJoe
EddieJoe Tag 1,900, 11:09

Obrigado, Kentoushi.

@Rex, essa é sua visão, eu discordo, pra mim quando a pessoa faz uma denúncia do jeito que ele fez às vésperas de eleição, chamando partidários do PM e ODIN pra prestar esclarecimentos, ele não teve a menor intenção de ajudar o país. Se tivesse faria como eu disse aí no artigo, se ofereceria pra ajudar, como o Volkofff fez. Falar é muito fácil, fazer que é difícil.

Sim, o artigo é de politicagem, você não leu no começo?

Rex Megathunder
Rex Megathunder Tag 1,900, 11:24

Nunca disse que é fácil fazer, Eddie. Reconheço que é um trabalho danado.

Eu mesmo nunca tentei ser nada mais do que MdC em nenhum governo pq me reconheço como incapaz de preencher essas planilhas, por exemplo. Ou ser um bom MD. Me falta expertise, tempo, etc, então não faço. Faço e ajudo, quem for, dentro do que modestamente faço razoavelmente.

Contudo, não acho que essa me "deficiência" me tira o direito de questionar quando aparece algo estranho. Pela sua lógica, que respeito mas discordo, eu nunca poderia criticar nada além do MdC de qualquer Governo. Com isso, não posso concordar.

teXou
teXou Tag 1,900, 11:39

Rex ... x2

V1nt3rs0rg
V1nt3rs0rg Tag 1,900, 12:05

Eu achei que leria uma desculpa séria para a falta de informações prestadas à população. Chegar e dizer: -"Ah, por que vc não ofereceu ajuda?" é muito fácil, chega a ser cômico.É a mesma coisa de um funcionário dizer para o chefe fazer o trabalho dele, pois o mesmo não deu conta de acabar o serviço.

Particularmente, nunca vi MoFa nenhum pedir ajuda em shouts ou algo parecido, ao contrário da MAV no MdE que está sempre procurando ajuda. O Darth pode até ter feito um artigo eleitoreiro, mas não deixa de ser um fato.

Dio Vigon
Dio Vigon Tag 1,900, 12:49

Talvez o momento da cobrança acabe sendo eleitoreiro, mas a cobrança não é inválida.

O problema de desconhecimento do destino de algumas verbas, inclusive, já ocorreu em governos que precedem os mencionados, dos quais seria interessante pontuar também.

Como o meu projeto já engloba a disponibilização desses dados ao público, não creio que o artigo tenha alguma efetividade política, mas espero que cumpra seu dever para a comunidade sem qualquer tipo de perseguição a grupos especificos.

TheRockk
TheRockk Tag 1,900, 12:50

Não interessa quando foi feito, o que interessa é a realidade e a verdade do conteudo do artigo.Queria que ele esperasse duas semanas com o artigo pronto nas mãos?


Repito o que escrevi em outros lugares:

Não quer ser cobrado por controlar O MEU DINHEIRO? Então não toque nele

Só por que da trabalho fazer o certo vamos fazer o errado?

TheRockk
TheRockk Tag 1,900, 12:53

E sobre o titulo:

Quando se critica um honesto, voce o esta ajudando

Quando se critica um desonesto, ele se acua e começa com desculpas

Edmond Morrel
Edmond Morrel Tag 1,900, 13:01

@rex qdo surge falha, tem simplesmente que rever a tabela, corrigir o erro, esclarecer o destino dos recursos e pronto, problema resolvido.

O problema é que não é uma falha! Falha seria se alguns daqueles dados tivessem sido melhores detalhados algum dia, mas nunca houve.

Já provei para o Darth claudio que 80% das acusações dele não são legitimas e foi falha DELE por não procurar entender as planilhas de forma correta. Os dados estão lá e eu já mostrei e re-mostrei que muitos dos questionamentos podem ser esclarecidos lendo as planilhas.

Agora meu amigo não basta dizer que quer algo detalhado e melhorado e não levantar a bunda para fazer isso. No tempo que questionei eu mostrei a solução e depois do EddieJoe me explicar(até mais calmo do que eu merecia kkkk) eu fiz valer o meu questionamento e participei seguidas vezes desta prestação de contas afim de detalhar e fazer tudo da melhor forma possivel até o momento.

Se agora querem algo ainda mais detalhado, coisa que não vejo de forma alguma ser preciso basta apontar os erros das PLANILHAS* que eu mesmo incremento elas junto com outras pessoas que eu sei que podem ajudar.

Se você quer mudar algo tem levantar o popo e ir trabalhar.

TheRockk
TheRockk Tag 1,900, 13:12

"Se você quer mudar algo tem levantar o popo e ir trabalhar."

Quando você mexe com o meu dinheiro, eu tenho o direito de cobrar o quanto eu quiser.

Se quer fazer o que quiser com o dinheiro dos outros transforme isso em uma monarquia.

Greywacke
Greywacke Tag 1,900, 13:15

A questão que se coloca para os próximos governos é não esperar que alguém ofereça ajuda, mas pedir "ajuda", ou melhor, dizer a um dos membros do MF: "Sua tarefa vai ser fazer uma planilha assim e assado."

E aí a transparência do governo pode ser julgada pelo congresso e pela população.

Uma ajuda que o Darth poderia dar é oferecer um modelo de planilha a ser preenchido, que ele considere transparente.

RegisAjR
RegisAjR Tag 1,900, 13:19

Como o volkofff falou já comprovou que 80% do artigo la do suposto esta errado, gostaria de saber se ele vai ter bolas para corrigir o erro dele e colocar da forma que o volkofff falou.

Mas acho que a fé na humanidade não vai ser restaurada desta vez.

O artigo que ele escreveu tem um intuito bom, porem escreveu de uma maneira totalmente errada e sem fatos reais ou fundamentos básicos no assunto em questão, somente a sua própria presunção do que ele viu e não entendeu, estava totalmente errado.

TheRockk
TheRockk Tag 1,900, 13:28

@Greywacke

Muito bom, espero que seja esse o legado do trabalho dele de pesquisa e não que seja empurrado pra debaixo dos panos como querem fazer

Zetyro
Zetyro Tag 1,900, 13:42

Greywake, pela minha experiência de governo, quando você pede ajuda tem uns 20 nomes em minutos, depois de 10 dias duvido que terá 2. Quem quer vai lá e faz, se oferece. E quanto a modelos de planilha todos sabem o que é mais detalhado e correto, o problema é conseguir manter em dia, não é trabalho pra uma pessoa só. Diria que é quase impossível hoje em dia, pelo que ando vendo do eBR. Posso parecer pretencioso, mas só quem já sofreu os problemas na pele pra entender, tanto que muitos críticos ferrenhos de governos e planilhas mudam, e muito, de postura após passar pelo outro lado.

SEP II
SEP II Tag 1,900, 17:12

O artigo foi mesmo fora de contexto. A cobrança da ausência de prestação de contas das distribuições dos governos Jazar é válida sim.

Mas relevo pois na prática é muito complicado achar alguem para ter saco para distribuir e prestar contas...

E a politcagem continua inclusive aqui, só ver o comentário do vigon ai em cima...

Dennys Asimov
Dennys Asimov Tag 1,900, 17:51

Sim, ficar horas fazendo e conferindo planilhas enche o saco e requer tempo.

As pessoas com essa disponibilidade são um verdadeiro tesouro e merecem uma medalha que não existe: Dedicação!

Guilpas
Guilpas Tag 1,900, 21:37

eis a questão

Ichi nii
Ichi nii Tag 1,901, 09:49

boa EddieJoe! parabéns

Lutzein
Lutzein Tag 1,903, 06:11

Ótimo artigo, Eddie! o/

 
Deinen Kommentar veröffentlichen.

Was ist das?

Dieser Artikel wurde von einem Bürger von eRepublik, einem interaktiven Mehrspieler-Strategiespiel auf Basis real existierender Länder, geschrieben. Erstelle einen eigenen Charakter und verhilf deinem Land als Kriegsheld, anerkannter Zeitungsherausgeber oder einflussreicher Finanzmann zu Glanz und Gloria.