[Bitorino] Fim de Ciclo no Partido Portugal

Day 2,359, 07:42 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


Caros militantes do Partido Portugal,

Como muitos devem estar recordados, depois de alguns meses emigrado na Argentina, voltei a Portugal em Maio do ano passado - há um ano precisamente - com o intuito de voltar a ajudar o Partido Portugal. O nosso partido tinha caído em número de militantes e, mais importante ainda, em capacidade de intervenção pública e marcação da agenda do debate político. O esforço iniciado pelo Rui M. Pimentel, com o apoio do ReiLusitano, e continuado por mim depois tinha sido desaproveitado e o nosso partido deixara de ser uma referência para muitos em Portugal.

Quando regressei, um dos objectivos a que me propus foi o de voltar a colocar o PP nos pergaminhos que lhe eram característicos. E, mais importante ainda, dotá-lo de gente capaz de conduzir os destinos do partido, de ter uma voz activa na política e na comunidade portuguesa. Esse foi um dos maiores esforços que foram necessários levar a cabo nestes últimos 12 meses.

Contei com a ajuda de alguns amigos agora mais afastados do jogo, como o csc11, o Blue69Diamond e o próprio Rui M. Pimentel. Mais tarde voltaria ao activo o ReiLusitano e a nós juntar-se-iam jogadores como o SanosukePT, o LEOnidasGTAs e, mais recentemente, o regressado mágico Hugo Bettencourt e ainda o NiederHaven.

Ao longo dos últimos meses conseguimos, como se costuma dizer, fazer coisas bonitas. Voltamos a ser uma referência no congresso e na comunidade portuguesa, elegemos um CP (mesmo que o mandato depois não tenha corrido como desejado e planeado), contribuímos, acredito, para uma melhoria da comunidade portuguesa. Esse é um mérito que não é meu, mas sim de todos aqueles que diariamente trabalharam comigo no partido.

Mas tudo na vida tem um começo, um meio e um fim.

E é por isso que hoje anunciou que não me vou recandidatar à presidência do Partido Portugal no próximo dia 15 de Maio. Sempre defendi que os líderes, pelo menos no Partido Portugal, não devem ser eternos. É importante que, de tempos a tempos, mudem, até para aumentar o dinamismo partidário, para que não se instale uma rotina e um hábito de "ele no último momento recandidata-se".

Decido-o fazer numa altura em que vejo no partido gente com capacidade para o liderar, gente com qualidade suficiente para continuar não o meu trabalho, mas a condução do partido na linha que o caracteriza: uma política séria, com apresentação de ideias e propostas e não apenas sustentada no tradicional bota-abaixo que, infelizmente, ainda garante muitos militantes a alguns partidos.

E decido-o fazer numa altura em que acredito que haverá mais que tempo para que os militantes interessados em concorrer à presidência deste grande partido terão tempo para se organizarem e prepararem a sua candidatura.

Naturalmente não me afastarei do Partido Portugal. Não tenciono, pelo menos no imediato, mudar sequer de cidadania. Mas a saída da liderança do PP não só abre portas para que outros imprimam o seu cunho pessoal nesta grande casa da Democracia, como também me liberta a mim para outras funções e outros projectos, dentro e fora do PP.

Não saio com tristeza, nem com mágoas. Estou orgulhoso do trabalho que fiz, do trabalho que fizemos, mesmo que nem sempre o resultado final tenha sido aquele que tinha sido idealizado.

Mas estou de consciência tranquila e com a certeza de que dei o meu melhor para que também o Partido Portugal desse o seu melhor.

Um abraço a todos e vamo-nos vendo por aí.


05.Maio.2014


PS - Um agradecimento muito especial ao JMSPC pelo awesome banner para o meu jornal pessoal. És grande amigo o/

~~~~ SHOUT ~~~~
[Bitorino] Fim de Ciclo no Partido Portugal
http://www.erepublik.com/en/article/2397609/1/20